Tecnologia

Smart TV Samsung QLED Q60 4K traz experiência completa para sua sala

A smart TV Samsung QLED Q60 é um dos modelos mais acessíveis da família de smart TVs Samsung. Será que ela vale a pena? Confira o review

Considerada “intermediária” em meio a tantas smart TVs QLED lançadas pela fabricante sul-coreana, a smart TV Samsung QLED Q60 (QN55Q60RAGXZD) traz resolução 4K como diferencial e promete robustez e durabilidade à longo prazo. Ela chega para ser uma evolução direta do modelo Q60F, lançado em 2018, com o selo QLED de qualidade de imagem da linha, recursos premium voltados para gamers e um conjunto ideal para quem deseja adquirir a sua primeira smart TV 4K.

Recebemos a smart TV Samsung QLED Q60 de 55” polegadas para testes, e neste review você confere os pontos positivos e negativos deste novo lançamento da Samsung.

Design

Design da smart TV Samsung QLED Q60 é bem discreta, construída em plástico na cor preta, e transmite robustez e sofisticação
Design da smart TV Samsung QLED Q60 é bem discreta, construída em plástico na cor preta, e transmite robustez e sofisticação

Elegante, a smart TV Samsung QLED Q60 certamente impressiona qualquer um que se depare com ela em sua sala. Seu acabamento, feito todo em preto grafite, é bastante similar ao seu antecessor, a Q60F, com pés e parte traseiras seguindo um certo padrão da linha. Apesar do plástico como material-base da construção, a QLED Q60 passa rigidez em um primeiro, justificando a utilização de um produto, aparentemente, mais frágil, no seu preço final.

As bordas aqui são mínimas e, na maior parte do tempo, nem parece que existem. É interessante notar que, parecido com o display infinito dos smartphones da Samsung, quando se está assistindo algum conteúdo na smart TV Samsung QLED Q60, as bordas mínimas somem em meio ao que está sendo reproduzindo, dando a sensação de que elas nem existem. Na prática, ela possibilita mais imersão no jogo, partida de futebol ou filme.

As bordas da smart TV Samsung QLED Q60 são bastante finas, o que dá mais imersão no conteúdo exibido
As bordas da smart TV Samsung QLED Q60 são bastante finas, o que dá mais imersão no conteúdo exibido

Além das bordas quase inexistentes, outro fator que poderia contribuir para a imersão e até à aparência ambiente é o recurso One Connect (ou Única Conexão, em português). Ausente neste modelo, o Única Conexão é um hub que agrega todas as portas de entrada e saída que normalmente estariam situadas no corpo da própria smart TV. Infelizmente, a Samsung optou por não incluir tal recurso à esta TV – que conta com portas dispostas na traseira de seu corpo.

A solução aqui foi usar o Visual Livre de Cabos, que esconde todos os fios dentro das caneletas e atrás dos pés. Não é tão efetivo quanto o Única Conexão, mas ajuda a manter o ambiente organizado.

Solução da Samsung na QLED Q60 é o visual livre de cabos
Solução da Samsung na QLED Q60 é o visual livre de cabos

Falando em conexões, a Samsung QLED Q60 entrega ao usuário o esperado de uma TV 4K deste porte: quatro entradas HDMI, duas entradas USB, uma porta Ethernet (LAN), entradas RF para TV aberta e a cabo, uma saída de áudio digital (óptico) e entradas para áudio e vídeo composto e componente.

Imagem

Modelo tem 55 polegadas e exibe um painel em Pontos Quânticos, que oferece mais brilho, nitidez e níveis de preto acima da média
Modelo tem 55 polegadas e exibe um painel em Pontos Quânticos, que oferece mais brilho, nitidez e níveis de preto acima da média

O modelo que testamos possui um painel de 55 polegadas em Pontos Quânticos, ou seja, emite qualidade nos níveis de preto e possui brilho e nitidez intensos. A smart TV traz resolução 4K (3840 x 2160 pixels), aliado a frequência de atualização de 120 Hz e compatibilidade com a tecnologia HDR 500. Quando comparado com smart TVs de HDR simples, este modelo oferece níveis de brilho e contraste de cair o queixo.

No entanto, o nível de brilho no Modo HDR é um ponto crucial na hora de diferenciar este produto dos demais da família QLED da Samsung. Em outras palavras, o HDR presente aqui é inferior ao do modelo Q70, que por sua vez tem um nível de brilho inferior ao do modelo Q80. Por isso, caso queira a melhor experiência que a tecnologia HDR pode oferecer, esta pode não ser a melhor escolha – o HDR 500 garante um nível de brilho de até 500 nits.

Deixando a comparação com modelos mais premium de lado, a diferença entre a Q60 de 2019 e a Q60F é mínima, algo que olhos de consumidores mais simples não consigam notar de primeira. O painel QLED continua oferecendo uma experiência em níveis de preto e contraste característicos dos modelos da família, mesmo que de acordo com sua faixa de preço, o que mostra um padrão de qualidade da Samsung em entregar imagem em alta definição.

A smart TV Samsung QLED Q60 acompanha o processador Quantum Processor 4K, responsável por auxiliar a smart TV a sempre exibir conteúdos mais próximos da resolução da TV. Isso é possível graças ao Upscaling com IA, que converte filmes, séries e vídeos em 4K. Em nossos testes, filmes em 1080p (Full HD) nativo ficaram muito mais definidos depois de passar pelo processo de Upscaling.

Um dos recursos bastante bem-vindo na QLED Q60 é o Modo Game Automático, que diminui o input lag para apenas 6,8 milissegundos toda vez que você liga um console de videogame. Este número é bastante expressivo e torna a TV uma ótima opção para os gamers de plantão, já que não haverá atrasos na hora de pressionar os botões do joystick e enxergar ação na tela.

Por último, mas não menos importante, vem a garantia de 10 anos contra o efeito burn-in oferecida pela Samsung para as suas TVs QLED. Essa garantia é uma forma de explicitar a capacidade do painel, que, diferentemente dos painéis OLED, não se utiliza de materiais orgânicos capazes de sofrer com a retenção de imagens.

Áudio

Faltou espaço para alto-falantes de alto padrão
Faltou espaço para alto-falantes de alto padrão

Com corpos cada vez mais finos, as smart TVs de hoje raramente reservam algum espaço físico para alto-falantes de qualidade. Essa regra se aplica ao sistema de som da Samsung QLED Q60, que possui dois canais de áudio com potência de 20 W.

A experiência é mediana para usuários comuns e pode desagradar aos audiófilos. Em outras palavras, o volume pode não é tão alto quanto gostaria, e os médios e agudos se sobressaem em relação aos graves, deixando o som um pouco estridente. Nas configurações é possível melhorar a situação, mas é difícil para o público-geral não ter uma experiência tão satisfatória por padrão.

Nossa recomendação em relação ao áudio da smart TV Samsung QLED Q60 é a aquisição de um home theater ou soundbar para agir em conjunto com a TV. Desta forma, você terá o melhor dos dois mundos: imagem e som premium, para aproveitar ao máximo seus filmes, séries e jogos favoritos.

Menu do Tizen é prático no uso diário
Menu do Tizen é prático no uso diário

Assim como na Samsung NU7100, o sistema operacional que dá vida à Samsung QLED Q60 é o Tizen. Por se tratar de uma plataforma que vem amadurecendo há alguns anos, a experiência de uso é bastante sólida e livre de engasgos – ainda mais em um modelo tão robusto quanto este.

Se você se preocupa com a quantidade de aplicativos disponibilizados pelo sistema, pode relaxar, já que o Tizen é um dos sistemas operacionais mais completos nesse quesito. Inclusive, os principais Apps do mercado já vêm pré-instalados de fábrica na smart TV.

Navegar entre um aplicativo e outro através da barra translúcida do Tizen é fácil, e, caso o usuário deseje, também é possível realizar ações via comandos de voz – o controle remoto possui um microfone embutido. Os comandos de voz são interpretados pela assistente virtual Bixby, que está presente em outros produtos da marca, e, consequentemente, pode interagir com eles – é o chamado ecossistema SmartThings.

Controle Remoto possui botões dedicados a Netflix e Amazon Prime Video
Controle Remoto possui botões dedicados a Netflix e Amazon Prime Video

A Samsung apelida o controle remoto deste modelo de “Controle Remoto Único”, já que ele, juntamente com o Tizen, é capaz de controlar as funções de todos os dispositivos conectados ao televisor. Na prática, esse recurso é extremamente útil para quem possui todo um ecossistema Samsung. Para quem possui dispositivos de outras fabricantes, no entanto, podem haver dificuldades de pareamento.

O controle é bem simples mas tem tudo o que precisa, como botão exclusivo para comando de voz e atalhos exclusivos para Netflix, Amazon Prime Video e o navegador.

Modo Ambiente

Modo Ambiente está presente nas TVs QLED recentes da marca
Modo Ambiente está presente nas TVs QLED recentes da marca

Um grande diferencial das TVs QLED da Samsung é o Modo Ambiente, recurso que dá utilidade ao televisor mesmo quando está em modo offline. É simples: ao invés de desligar a tela e fazê-la se destacar em meio a sua decoração, é possível ativar o Modo Ambiente e fazer com que ela se misture em meio a sua sala ou quarto.

Exemplificando, uma das formas de uso mais comum desse recurso é a de quando a TV “copia” tanto as cores quanto o padrão e a textura da parede na qual ela está instalada. Isso faz com que ela pareça parte da decoração e não somente uma tela preta.

Conclusão

Modo Ambiente está presente nas TVs QLED recentes da marca
Modelo intermediário é ideal para quem quer adquirir a sua primeiro smart TV

Custando a partir de R$ 4.559,91 nas principais lojas do mercado brasileiro, a smart TV Samsung QLED Q60 é a escolha perfeita para quem está a procura de uma smart TV com qualidade de imagem superior e, ao mesmo tempo, não abre mão de recursos que são realmente úteis para o dia a dia. Seja você um gamer a procura de um televisor rápido no gatilho ou alguém preocupado com a durabilidade do televisor, certamente estará bem servido.

Especificações técnicas smart TV Samsung QLED Q60

Tela Painel QLED com resolução 4K (3840 x 2160 pixels)
Tamanho 55 polegadas
Processador Quantum Processor 4K
HDR HDR 500 (brilho de 500 nits)
Frequência 120 Hz (nativo) e Clear Motion Rate 240
Conectividade 4x HDMI, 2x USB, 1x Ethernet (LAN), 1x RF para TV aberta
1x RF para TV a cabo, 1x Áudio Digital
(óptico), 1x Áudio e Vídeo Composto
1x Vídeo Componente
Recursos Modo Ambiente 2.0, Controle Remoto Único
Única Conexão, Modo Game Automático
Bixby e SmartThings
Wi-Fi Sim, integrado
Sistema operacional Tizen (Samsung)

Leia também

Samsung Q60

  • Design – 9/10
  • Imagem – 9.5/10
  • Áudio – 8/10
  • Sistema operacional – 9.7/10
  • Recursos – 9.5/10

9.1/10

Resumo

Com recursos como Modo Ambiente, Controle Remoto Único e Modo Game Automático, a Samsung Q60 mostra que é mais do que apenas uma Smart TV com painel QLED de imagens belíssimas. Trata-se de um televisor completo em recursos, que são entregues por um sistema operacional maduro e que não deixa na mão.

Pros

  • Qualidade de imagem resultante da união entre o painel QLED, a resolução 4K e o HDR é impressionante;
  • Controle Remoto Único é simples e controla os principais dispositivos conectados à TV;
  • Modo Ambiente 2.0 é um extra que você não sabia que precisava;
  • Garantia de 10 anos contra o efeito burn-in;
  • Baixo input lag para jogos.

Cons

  • Controle Remoto Único pode não funcionar tão bem em conjunto com dispositivos de outras fabricantes;
  • Recurso Única Conexão não está presente;
  • Ângulos de visão não são os mais amplos.

Sobre o Autor

Paulo Carmino