Tecnologia

site te leva para um tour até o fundo do oceano

Escrito por Paulo Carmino

Site The Deep Sea, do criador Neal Agarwal, te leva para um mergulho virtual das profundezas do oceano para conhecer as mais diversas espécies marinhas

O fundo do mar pode não ter tantos fãs como o espaço quando o assunto é aventura, mas até animações infantis (como o clássico Procurando Nemo) já mostraram que as profundezas oceânicas podem esconder muitos segredos e criaturas fabulosas. É justamente isso que o site The Deep Sea apresenta de forma interativa: uma viagem ao fundo do mar.

O site é uma ferramenta didática interessante que permite aprender sobre as espécies do fundo do mar, as condições em que vivem e algumas curiosidades. Não é preciso máscara de oxigênio nem submarino para ir da superfície até 10.924 metros de profundidade do The Deep Sea, mas é bom dispor de tempo livre.

À medida que você desce a barra de rolagem, a profundidade aumenta. Ainda, se você parar um pouco na página, poderá notar que o fundo se movimenta lentamente, de modo que a viagem parece mais realista.

Antes de chegar aos 40 metros já passamos por vários seres conhecidos, como o peixe-palhaço e o urso polar

Antes de submergir por 40 metros, você já vai ter passado pelo salmão atlântico, urso polar, o amado peixe-palhaço e outras criaturas mais conhecidas. Aos 275 metros, você pode ter um encontro com um tubarão branco.

Também é possível obter algumas informações interessantes. Ao chegar em 332 metros, somos informados de que essa é a maior profundidade que um mergulhador já foi. Quem o fez foi Ahmed Gabr, em 2014.

the deep sea site tour online oceano
Ao longo da viagem, somos informados de alguns fatos curiosos

Um pouco mais fundo e as criaturas ficam menos conhecidas, mas talvez mais fascinantes. Um exemplo é o Caranguejo Aranha Japonês, talvez o maior pesadelo dos aracnofóbicos, cuja largura da ponta de uma perna a outra pode chegar a quase 4 metros. Ele é encontrado aos 640 metros de profundidade.

the deep sea site tour online oceano
Quanto mais você desce a barra de rolagem, mais escuro é o fundo

Indo bem mais fundo no The Deep Sea, passamos por várias espécies e elas ficam mais raras. Aos 2 mil metros, por exemplo, encontramos o curioso polvo telescópio, que é transparente e parece ser feito de vidro. Aos 2200 metros encontramos a lula colossal, que pode chegar a 10 metros e 700 quilos.

the deep sea site tour online oceano
As criaturas do fundo começam a ficar mais raras e mais assustadoras

Descendo, você passa por criaturas que começam a ficar “bizarras”, pelos restos do Titanic (aos 3.800 metros), pela zona abissal e pela zona hadal (que já foi visitada por menos humanos que a Lua). Depois de passar por raríssimas espécies e alguns fatos na zona hadal, a viagem termina aos 10924 metros.

the deep sea site tour online oceano
O passeio chega ao fim aos 10924 metros

Além do The Deep Sea

O criador do The Deep Sea é Neal Agarwal, da neal.fun. Suas criações contam com vários sites interativos, como o The Size of Space, no qual você compara as proporções do tamanho de astronautas, foguetes espaciais, satélites, asteroides, planetas, buracos negros, nebulosas, galáxias e mais. É, basicamente, uma forma interativa (e interessante) de ver o universo em escala.

the size of space
Do mesmo criador de The Deep Sea, The Size of Space coloca o universo em escala

O Baby Map, outro dos projetos de Neal Agarwal, permite a visualização toda vez que um bebê nasce em um país. É um mapa dinâmico nos quais os países onde as crianças nasceram piscam. Um contador abaixo do mapa mostra quantos bebês nasceram desde o momento que você abriu a página e uma tabela mostra os nascimentos distribuídos por países. Enquanto este parágrafo foi escrito (em menos de 3 minutos), por exemplo, a página mostrou que 427 crianças nasceram no mundo (10 delas no Brasil).

Uma outra página, chamada Sped Bill Gates’ Money (“Gaste o dinheiro do Bill Gates“, em português) mostra o quão difícil é acabar com a fortuna de um dos fundadores da Microsoft. Você pode comprar desde coisas baratas, como um Big Mac de 2 dólares, até as mais inusitadas, como um foguete de $ 60.000.000, a Mona Lisa por $ 780.000.000 ou o NFL Team por $ 2.300.000.000, o mais caro da lista. Mesmo assim, a fortuna cheia de zeros à direita, totalizando $ 90.000.000.000, não sofre nenhum abalo.

Outros sites do mesmo criador são: Dark Patterns, Where Does the Day Go, Life Checklist, Paper, Progress, Grandpas’ Art Show, Who Was Alive, Draw Your Island, Speed e Draw Logos From Memory são igualmente criativos e podem fazer você gastar horas se divertindo na internet. Todas estão disponíveis na página neal.fun e mostram que tem um verdadeiro talento como “codificador criativo”, como ele mesmo se denomina.

Achou o trabalho de Neal Agarwal interessante? Deixe nos comentários quais ferramentas você vai gostou.



Sobre o Autor

Paulo Carmino