Tecnologia

Silent Hill voltou, mas não do jeito que você queria

Escrito por Paulo Carmino

Os amantes da plataforma PS4 estavam muito ansiosos esperando que a Konami revivesse a clássica franquia de games Silent Hill, mas a notícia que receberam não foi a que esperavam. E você vai entender o porquê dessa decepção mais à frente.

Imagem: Konami – O clássico Silent Hill da Sony PlayStation faz um retorno, mas não da maneira que você pensa

Silent Hill fez sucesso e se promoveu como um grande game no fim da década de 90, mais precisamente em 1999, quando foi lançada pela Sony PlayStation. Esse clássico da Konami foi lançado assim que o recente lançamento de Resident Evil 2 fez sucesso, quando a experiência do horror pela sobrevivência nos jogos era algo novo naquela época. Não teve outra: o game explodiu!

Após o sucesso, Silent Hill sofreu uma série de iterações, isto é, passou a ter novas versões do game, com novas histórias dando o devido destaque ao jogo para PlayStation 2 Silent Hill 2 com a tentadora demonstração do P.T. Isso mostrou o projeto de Silent Hills no qual Hideo Kojima estava trabalhando antes deste, desenvolvedor do Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e da Konami se separarem.

O P.T. foi uma experiência verdadeiramente aterradora e arrepiante, que deu uma visão emocionante do que Kojima havia planejado para a série Silent Hill. No entanto, quando a parceria entre a Konami e Kojima acabou, as esperanças dos fãs em ver novos games da franquia Silent Hill também foram se esgotando. Isso porque a parceria parecia entre eles já estava abalada, tanto que a Konami não adicionava a marca Kojima Productions em nenhuma material da franquia. Além disso, o próprio P.T. foi retirado da PS Store após o rompimento de Kojima e Konami, com o visionário da MGS trabalhando no Death Stranding. 

Assim, mesmo com esses abalos na parceria, o fãs ainda tinham esperanças pelo lançamento, pelo retorno da franquia Silent Hill de uma forma ou outra. Tanto que em agosto deste ano, os fãs ficaram esperando que novos jogos estivessem em andamento quando a marca Silent Hill foi renovada pela Konami em agosto.

Embora as notícias possam ter deixado os fãs esperando por um novo jogo iminente de Silent Hill com aquele cenário de horror, chamas e muita tensão, infelizmente o próximo projeto com o “apelido” da série foi revelado.

O que será o novo lançamento de Silent Hill

Assim, o próximo lançamento da franquia Silent Hill, por mais incrível que pareça, não será um jogo – mas uma máquina caça-níquéis intitulada Silent Hill Scape.

De acordo com uma publicação no site Yahoo! Finanças, esse lançamento da franquia será “uma experiência de caça-níqueis para apostas”.

A nova slot machine Silent Hill será lançada no mais recente gabinete da Konami, que apresenta uma tela curva de 49 polegadas em 4K.

silent hill escape
Imagem: KONAMI – Silent Hill Escape é uma nova máquina caça-níqueis baseada na série de horror de sobrevivência

As últimas notícias da Konami trazem de volta as memórias da máquina de pachinko Metal Gear Solid 3 Snake Eater que foi lançada em 2016.

Essa máquina caça-níqueis apresentava cenas clássicas do icônico PS2 intitulado remade usando o Fox Engine, que alimentava o Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

No entanto, só podemos esperar que um dia a Konami traga novas entradas apropriadas em séries amadas, como Silent Hill e Metal Gear Solid para, dessa forma, trazer a alegria que os fãs da franquia estavam de fato esperando.

Sobre o Autor

Paulo Carmino