Geek

Shenmue 3 foi bem, mas é produto para nicho pequeno, diz editora

Escrito por Paulo Carmino

A dona da editora Deep Silver considerou o desempenho comercial de Shenmue 3 “bom”, mas reconheceu que o jogo agrada apenas a um nicho de público, sendo inadequado para o mercado de massa.

Falando durante uma apresentação a investidores, o CEO do Grupo Embracer, Lars Wingefors, afirmou que o desempenho do título da YsNet mostrou que Shenmue não está apto a alcançar o grande público.

“Shenmue 3 é uma propriedade e um produto que eu amo e, você sabe, acho que financeiramente está bem e estou feliz que os principais fãs estejam satisfeitos”, disse ele. “No entanto, acho um desafio ver isso como um produto para mercado de massa. Este é um produto de nicho essencial e acho que esse é o comentário que gostaria de fazer sobre esse jogo”.

Shenmue 3 era um sonho dos fãs do velho Dreamcast e foi viabilizado com facilidade pelo Kickstarter, onde arrecadou mais de US$ 6,3 milhões de 69.320 apoiadores, tornando-se o jogo que levantou o maior montante naquela plataforma de crowdfunding.

O jogo foi anunciado em 2016 e lançado para PS4 e PC através da Epic Games Store em novembro de 2019. Apesar da campanha bem sucedida no Kickstarter, as vendas fora dela aparentemente foram discretas e o jogo vendeu apenas 18.000 cópias durante a semana de lançamento no Japão. Na Europa, as vendas ficam pouco acima da metade do volume vendido pelas remasterizações de Shenmue 1 e 2 lançadas no ano anterior. Ou seja, a maior parte dos interessados em Shenmue 3 comprou o jogo na campanha do Kickstarter em 2016.

O criador da série, Yu Suzuki, havia se comprometido a continuar fazendo novos Shenmue “enquanto houver quem queira” ver a história viva. Em uma carta aos fãs mostrada durante os créditos finais de Shenmue 3, Suzuki disse que “nunca desistiria” de sua ambição de completar a história geral de Shenmue, que antes era estimada em menos de 50% de conclusão até o final do terceiro jogo. O designer também disse que gostaria de completar 11 capítulos de histórias em pelo menos cinco jogos.

Resta saber se o entusiasmo do nicho de fãs será suficiente para garantir pelo menos Shenmue 4.

Sobre o Autor

Paulo Carmino