Tecnologia

Sem Windows 10X, Microsoft foca em IoT na CES 2020; veja as novidades

Durante a CES 2020, a Microsoft ressaltou seus investimentos em 5G, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, além de novos notebooks com Windows 10

A Microsoft não conseguiu finalizar o Windows 10X a tempo da CES 2020, mas aproveitou seu tempo na apresentação para anunciar algumas novidades para inteligência artificial e internet das coisas (IoT), além de destacar os principais lançamentos de seus parceiros que utilizam seu sistema operacional.

Sem Windows 10X por enquanto

A apresentação da Microsoft na CES 2020 estava cercada de expectativas pois mais detalhes sobre o novo sistema operacional para dispositivos dobráveis e de duas telas da empresa, chamado de Windows 10X, eram bastante esperados. Entretanto, segundo alguns rumores, o lançamento precisou adiar por ainda não estar aprimorado.

O Microsoft Windows 10X deveria ser apresentado na CES 2020, mas o sistema não ficou pronto a tempo

Críticas à parte, a Microsoft demonstrou, durante a CES 2020, importantes avanços e mostra que está atenta às novidades do setor. Em sua conferência, houve destaque para a tecnologia 5G, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA).

Investimento em Internet das Coisas (IoT)

As parcerias bem-sucedidas entre esses campos de atuação foram destaque na feira. Aproveitando o momento, foi anunciado um investimento de 5 bilhões de dólares no ecossistema de Internet das Coisas. O montante visa aprimorar produtos como cafeteiras conectadas, além de estacionamentos e mobilidade. 

Além disso, um serviço e inteligência voltado aos jornalistas foi um dos destaques. Assim como Windows 10, já que a companhia abriu seu estande para que seus parceiros apresentassem seus produtos. 

O Showmetech está em Las Vegas (EUA) na cobertura da CES 2020. Confira as principais novidades apresentadas pela Microsoft durante o evento:

Microsoft News para jornalistas 

Microsoft News é o nome da nova plataforma de dados da empresa para jornalistas. Ainda não há informações oficiais sobre o sistema; a empresa trabalha em seu desenvolvimento
Microsoft News é o nome da nova plataforma de dados da empresa para jornalistas

Ainda sem muitos detalhes, a Microsoft surpreendeu ao revelar que está trabalhando em uma plataforma dedicada aos jornalistas. A empresa anunciou um serviço de inteligência batizada de Microsoft News

A ferramenta tem como objetivo auxiliar os profissionais da imprensa na coleta e apuração de dados. A novidade ainda está em fase de testes e não há estimativa de lançamento.

Notebooks conversíveis e gamer com Windows 10 

Acer Spin 3 e Spin 5 

A Acer apresentou os novos notebooks Spin 3 e Spin 5, ambos são equipados com Windows 10 Home
A Acer apresentou os novos notebooks Spin 3 e Spin 5, ambos são equipados com Windows 10 Home

A Microsoft destacou em seu estande os modelos Spin 3 e Spin 5, ambos da Acer, equipados com o Windows 10 Home e processadores Intel Core 10ª geração. Os dois notebooks são finos e possuem quatro modos, podendo ser utilizados como tablet, notebook, tela ou “tenda”. O formato flexível (com dobradiças) permite mais facilidade para fazer esboços, anotações e criação de conteúdo. 

Para aprimorar a usabilidade, os notebooks Spin 3 e Spin 5 oferecem uma caneta Acer Active Stylus com recarga rápida e tecnologia Wacom AES, oferecendo Wi-Fi 6 e porta USB-C com suporte Thunderbolt 3. O Spin 5 também traz leitor de impressão digital integrado para logins com mais agilidade e proteção via Microsoft Windows Hello.

Lenovo Legion Y740S

Novo notebook gamer Lenovo Legion Y740S roda com o Windows 10
A Lenovo atualizou seu notebook gamer Legion Y740S mas ainda roda Windows 10

A Microsoft também destaca na CES 2020 sua parceria para os notebooks gamer. O novo Lenovo Legion Y740S é o laptop de jogos mais fino e leve da marca. O modelo chega às lojas com sistema operacional Windows 10 e processador Intel Core de 10ª geração.

Segundo a empresa, a bateria do Lenovo Legion Y740S tem autonomia de oito horas. O laptop gamer é configurável, permitindo memória de até 32GB DDR4 e SSD de até 1TB. O Y740S possui sensores e ventilador quádruplo para atuar no resfriamento em games mais pesados. 

HP Spectre x360 15

Spectre x360 15 é o novo notebook gamer da HD apresentado na CES 2020. O modelo também roda com o Windows 10
Spectre x360 15 é o novo notebook gamer da HD apresentado na CES 2020. O modelo também roda com o Windows 10

A Microsoft também apresentou na CES 2020 o notebook Spectre x360 15, da HP, com seu sistema operacional. Apesar de compacto, ele esconde uma placa gráfica potente da NVIDIA e um processador Intel Core i7 de 10ª Geração. Além disso, ele é 4K OLED de 15,6 polegadas com padrão de cores DCI-P3, garantindo imagens mais realistas e cores vibrantes. Com relação à bateria, o HP Spectre x360 15 promete até 17 horas de autonomia. 

Entre outros diferenciais, o x360 tem streaming sem fio que permite rápida conectividade com Wi-Fi 6 e Bluetooth 5. Por fim, há leitor de impressão digital no teclado, botão dedicado de microfone mudo e câmera infravermelha com apenas 2,2 mm. 

ASUS ZenBook Duo

Novo ASUS ZenBook Duo (Microsoft Windows 10) tem tela touch screen auxiliar de 12,6 polegadas para aprimorar a usabilidade
Novo ASUS ZenBook Duo tem tela touch screen auxiliar de 12,6 polegadas para aprimorar a usabilidade

Outro destaque para a CES 2020 foi o ZenBook Duo, da ASUS. O notebook é a versão mais compacta do seu irmão ZenBook Pro Duo, mas conta com placa de vídeo GeForce MX250, processador da Intel de 10ª geração atualizado, memória RAM de até 16GB e SSD PCIe 3.0 x4 de 1 TB. 

O ZenBook Duo tem tela de 14 polegadas e traz como diferencial o novo ASUS ScreenPad Plus. Trata-se de uma tela touchscreen auxiliar de 12,6 polegadas, permitindo a expansão dos recursos interativos. Com o ScreenPad, o usuário poderá ter a experiência de aumentar a produtividade, propiciando multitarefas em uma só máquina.

Fonte: Microsoft