Tecnologia

Samsung Style S51 Pen 2019, o 2 em 1 mais completo do mercado

Escrito por Paulo Carmino

O Style S51 Pen 2019 é um notebook 2 em 1 com uma S Pen que facilita a vida de profissionais de edição e criadores de conteúdo; confira o nosso review

O notebook Style S51 Pen é um dos notebooks 2 em 1 que brilha em um mercado que não possui muitos concorrentes. Focado especialmente em mobilidade, produtividade e performance, o dispositivo é um passo acima da maioria dos notebooks 2 em 1 que tenta ser um misto entre tablet e computador e acaba não se destacando. O Style S51 Pen, por sua vez, traz performance de desktop, Modo Tablet e uma caneta S Pen em um notebook com menos de um kilo.

A Samsung disponibilizou a única versão do Style S51 Pen disponível no Brasil, com processador Intel Core-i7 de oitava geração, memória RAM de 8GB de SSD de 256GB para testes e, após 2 semanas como meu principal meio de trabalho, você confere o nosso review completo do produto.

Design e construção

O Style S51 Pen impressiona pela leveza e, em um primeiro momento, não aparenta ser bastante poderoso. Ele possui apenas 995 gramas e, segundo a Samsung, é o notebook 2 em 1 mais leve do mundo.Tal leveza só é possível graças à construção feita em Metal 12, uma liga de magnésio e alumínio que faz o notebook ficar leve, mas sem perder a resistência. Durante nossos testes, o carreguei comigo em eventos, parques e até em viagens e tampouco o produto foi um incômodo na mochila – nem parecia que estava lá.

O acabamento do Style S51 Pen leva o nome ao pé da letra: a cor prata é elegante e o material, apesar de parecer não tão sofisticado, passa uma impressão de notebook bem construído. Um detalhe que não me agradou e que quebra um pouco do design foram as bordas um pouco maiores do que necessário, mais especificamente abaixo da tela onde fica a logo da Samsung. O mesmo é dito na parte superior, onde ficam posicionadas a webcam e o IR Camera.

Bordas do Style S51 Pen são bem grandes e acaba quebrando um pouco do design

Entradas e slots

No lado esquerdo, há somente uma porta USB 3.0, um slot para microSD e o botão Liga/Desliga. Já do lado direito há uma porta HDMI, uma entrada USC-C no padrão USB 3.0, uma entrada P2 (3.5mm) para fones de ouvido e um conector para recarregar a bateria. Vale lembrar que a porta USC-C do Style S51 Pen pode ser usada para recarga também.

  • Parte lateral do Style S51 Pen
  • Parte lateral do Style S51 Pen

Nas extremidades, a S Pen se encontra na parte da frente, em uma posição um tanto quanto curiosa. O acesso a ela é fácil mas para tirá-la do compartimento dá um trabalho que não era necessário. Funciona assim: para tirar a caneta, você precisa dar um pequeno empurrãozinho antes de tirá-la do lugar. Assim que ela se desprende, é preciso puxá-la, mas o notebook precisa estar um pouco inclinado para ela ser removida.

Na hora de colocar novamente, inúmeras foram as vezes que eu “errei” ao encaixar a S Pen e utilizei o notebook desse jeito mesmo, sem perceber. Por levar o nome “Pen”, gostaria que, pelo menos, o acesso a ela fosse menos trabalhoso. 

Teclado e touchpad

Assim como mencionei no review do XPS 13, da Dell, eu precisei passar por um reaprendizado com teclados de notebooks menores. Sendo um usuário que passou a vida inteira utilizando desktop e um teclado mais espaçoso, o processo para se acostumar foi marcado por várias mensagens erradas e comandos feitos erroneamente. Felizmente, após alguns testes com esse tipo de teclado, já não vejo mais problemas em usá-lo e, inclusive, adoro. 

Nesse caso, o teclado o Style S51 Pen me agradou mais do que o XPS 13. As teclas são um pouco mais espaçosas e evita que toques acidentais sejam feitos com muita frequência – ainda cometi alguns errinhos de digitação, mas foi mais natural. Ele também é feito de plástico em conjunto com o Metal 12, o que dá uma sensação mais suave ao teclar. 

Há um leitor de digitais logo abaixo do botão “Enter” para desbloqueio do notebook e de outras aplicações compatíveis. Não tive nenhum problema na autenticação e precisão da leitura, o que me deixou muito satisfeito. 

Teclado retroiluminado deveria ser padrão em todos os notebooks atualmente. No Style S51 Pen há a retroiluminação, mesmo tendo uma escolha de cor duvidosa. Em vez do branco ou azul, a Samsung optou por uma espécie de verde, que pouco tem a ver com o design do notebook. Em digitações no escuro, não cheguei a ficar incomodado pela cor diferente, é mais uma questão de estética mesmo. 

Teclado retroiluminado produz um cor que não combina com o notebook, mas não incomoda
Teclado retroiluminado produz um cor que não combina com o notebook, mas não incomoda

Infelizmente, apesar de ser fabricado no Brasil, o notebook traz um teclado no padrão americano, o que pode ser um empecilho para quem não se acostuma a usar atalhos para usar a tecla [ç], por exemplo. Eu mesmo precisei passar por uma reeducação completa nos atalhos das teclas [/], [ç] e [?], e foi bastante chato no começo. Depois que me acostumei, a digitação ficou muito mais rápida.

Quanto ao touchpad, particularmente não curto usar e prefiro conectar o notebook a um mouse sem fio. Entretanto, durante os testes ele se mostrou bastante confortável e com tamanho consideravelmente bom.

Display

O Style S51 Pen possui um display LCD sensível ao toque de 13,3 polegadas, tamanho meio que padrão para notebooks nesse segmento. Quando em modo computador, a visualização é confortável e compacta. É o tamanho de tela ideal para quem gosta de carregar o dispositivo para vários lugares. 

Tela Full HD agrada pela qualidade, mas o ideal seria 4K pelo preço e proposta
Tela Full HD agrada pela qualidade, mas o ideal seria 4K pelo preço e proposta

Quando em Modo Tablet, você tem à disposição 13,3 polegadas para ver filmes, jogar e trabalhar. Como o foco do Style S51 Pen é agradar aos designers ou profissionais de edição, basta sacar a S Pen e passar a criatividade para o papel – ops, para o tablet.

Modo Tablet é ideal para escrever, assistir filmes e séries e jogar
Modo Tablet é ideal para escrever, assistir filmes e séries e jogar

A resolução máxima do display é Full HD (1920×1080 pixels), o que é considerado bom para o tamanho mas não tanto para o preço e a proposta do produto. Por se tratar da “melhor e mais compacta experiência para designer e criadores de conteúdo”, o mínimo que o Style S51 Pen deveria trazer era resolução 4K, algo que o XPS 13 2019 traz. Apesar de ser mais econômico, por R$ 8.499,00 reais fica a sensação de “esperava muito mais”.

Entretanto, não é que o Full HD seja ruim, no final das contas. As cores são bem definidas, o brilho é intenso e em ângulos de visão mais desafiadores, pode ter uma perda de tonalidade, porém não chega a ser um ponto negativo.

Já o touchscreen é satisfatório e não se destaca em nenhum ponto. O display responde com facilidade, mas em locais mais pertos da borda pode não reconhecer o toque – aconteceu algumas vezes enquanto navegava.

Processamento, memória e software

O processador Intel Core-i7 aliado ao SSD de 256GB deixa o Style S51 Pen muito potente
O processador Intel Core-i7 aliado ao SSD de 256GB deixa o Style S51 Pen muito potente

Por dentro do Style S51 Pen há um processador Intel Core-i7 8550U de oitava geração, 8GB de memória RAM e 256GB de SSD. Na parte gráfica, há um Intel UHD Graphics 620, que recentemente recebeu um patch com melhorias em jogos. 

Durante os nossos testes, graças ao SSD o notebook obteve uma média de inicialização de sistema de 10 segundos, uma marca mais do que impressionante para um dispositivo tão compacto. Navegação na internet, programas e usabilidade com a S Pen foram perfeitas e o Style S51 Pen não sofreu nenhuma vez. 

Mesmo a placa de vídeo integrada UHD Graphics 620 não sendo focada em games, testei alguns jogos mais populares no notebook e Asphaut 9 rodou muito bem, assim com Cuphead. Nem pense em usar o notebook para jogar Fortnite – ele mal roda em 15fps. Entretanto, Overwatch, que é mais leve, é possível jogá-lo no máximo a 30fps, o que não é de todo ruim mas também não é o ideal. Se você quiser um notebook da linha Style para jogar games mais pesados, o Style S51 Pro é a melhor opção, já que possui uma GPU dedicada. 

O sistema operacional que roda no S51 Pen é o Windows 10 Home, que é a versão mais tradicional para notebooks da Microsoft. Não há nada do que reclamar do SO, exceto pelos eventuais bugs que aparecem.

S Pen 

Maior destaque do modelo, a S Pen está presente com toda sua glória e funcionalidades para tornar melhor a experiência dos usuários na criação de conteúdos. Assim que você saca a S Pen, um menu flutuante, como acontece quando se tira a caneta nos smartphones da linha Galaxy Note, aparece e te dá algumas opções, como modo de desenhar na tela, recortar, fazer anotações, entre outros. 

Infelizmente, a S Pen não é o modelo mais atual – na verdade, ela é a do Galaxy Note 8 ainda. Sem giroscópio e tampouco Bluetooth low energy, a caneta funciona apenas quando aproximada do notebook, pois fica recebendo energia enquanto está em uso.

Entretanto, em se tratando de um equipamento auxiliar na criação de conteúdo, a S Pen tem uma performance muito boa. Não sou nenhum design profissional, mas arrisquei alguns desenhos (de nuvens, sol e bonecos), em diferentes pressões e a caneta reconheceu muito bem todas elas – segundo a Samsung, são 4.096 ao todo. Além disso, a S Pen reconheceu todas as formas e inclinações que eu escrevi e desenhei. 

A bateria do Style S51 Pen é de 5.120mAh e até que não decepcionou. Durante o dia, permanecia no escritório a maior parte do tempo com o notebook ligado e a média foi de 5 a 6 horas de uso mais moderado, com Wi-Fi ligado, brilho no máximo, navegação na internet e edição de arquivos.

Se você arriscar jogar de vez em quando ou tirar a S Pen para fazer diversas anotações ou desenhar, essa média cai para 4 horas. Não é impressionante e seria ótimo se houvesse maior autonomia, mas no meu dia a dia foi satisfatória.

Já o som do notebook é estéreo e se encontra na parte inferior. Ele é alto, mas a qualidade é um pouco inferior ao presente no XPS 13, da Dell. Quase não há graves por aqui e, se você for um ávido por músicas, opte por um fone de ouvido ou arrisque um programa de equalização.

Além do desbloqueio por digital, o Style S51 Pen possui uma IR Camera, que é responsável por um desbloqueio facial mais seguro. O desbloqueio é bom e realmente não reconheceu outros rostos ou fotografias. Ao lado dela há uma webcam integrada com resolução HD (720p), que não impressiona mas faz bem o seu trabalho (fazer videoconferências). 

Considerações finais

Notebooks 2 em 1 no Brasil são comuns, mas o extra de ter uma caneta Stylus para trabalhos só a Samsung possui. Basicamente tudo no Style S51 Pen funciona pela proposta mas não impressiona para justificar o preço sugerido de R$ 8.499,00. Ele possui uma boa tela, processamento rápido com SSD, bateria mediana e a S Pen traz recursos e funcionalidades que podem agradar somente um público específico.

Se você não for esse público, o mais lógico é apostar em outros modelos da própria linha Style S51, como o tradicional ou o S51 Pro, que dependendo da escolha pode oferecer um preço mais baixo ou configurações mais robustas.

Gostou do Samsung Style S51 Pen? Deixe nos comentários se você compraria um notebook 2 em 1 com S Pen.

Especificações técnicas do Samsung Style S51 Pen

Especificações Style S51 Pen 2019
Dimensões 31.1 x 20.7 x 1.46 ~ 1.65 cm (995g)
Tela 13.3″ Full HD LED (1920 x 1080)
Touchscreen (Tela sensível ao toque)
Processador Intel® Core™ i7 8565U
(1.80 GHz até 4.60 GHz 8 MB L3 Cache)
Memória e
armazenamento
8GB de RAM DDR4
256GB de armazenamento em SSD
Placa gráfica UHD Graphics 620 integrada
SO Windows 10 Home
Multimídia Alto-falantes 3W estéreo (1.5 W x 2)
SoundAlive™
Microfone integrado
Webcam HD (720p – IR Camera)
Rede Placa Wi-Fi 802.11 ac wave2 (2 x 2)
Bluetooth v5.0
Entradas e slots 1 saída HDMI
1 USB-C™
1 USB 3.0
Leitor de cartão multimídia MicroSD
1 saída fone de ouvido / entrada microfone (combo)
1 conector de energia
Digitação Teclado Retroiluminado padrão US-International
Clickpad
S-Pen
Bateria Bateria 39 Wh
Fonte Adaptadora AC 45 W
Cor Prata com bordas pretas
Preço R$ 8.499,00

Notebook Samsung Style S51 Pen 2019

  • Construção – 9/10
  • Design e tela – 7/10
  • Processamento – 9.5/10
  • S Pen – 8/10
  • Som – 6.5/10
  • Teclado e touchpad – 8.5/10
  • Bateria – 7/10

7.9/10

Samsung Style S51 Pen 2019, o 2 em 1 mais completo do mercado

O Style S51 Pen 2019 é um notebook 2 em 1 com uma S Pen que facilita a vida de profissionais de edição e criadores de conteúdo.

Pros

  • Notebook bem construído em Metal 12;
  • Ultraleve;
  • Processamento poderoso;
  • Modo Tablet excelente para vídeos e trabalhos com S Pen;
  • SSD com inicialização rápida;
  • Qualidade de imagem boa;
  • Teclado suave.

Cons

  • Resolução deveria ser 4K;
  • S Pen poderia ser atualizada;
  • Bateria é satisfatória, mas poderia ser maior;
  • Muitas bordas nas partes inferior e superior;
  • Retroiluminação destoa do design.

Sobre o Autor

Paulo Carmino