Tecnologia

Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Escrito por Paulo Carmino

Confira o que achamos do Samsung Gear Sport, smartwatch da Samsung que dá um show de desempenho.

Pode-se dizer que os smartwatches evoluíram muito desde que o HP-01, o primeiro lançado no mercado lá em 1977. Atualmente, muitas empresas investem no gadget, entre elas, a SamsungChegando ao Brasil em outubro do ano passado, o Gear Sport veio com a proposta de ser tão elegante quanto funcional. Mas será que vale a pena o investimento? É o que você confere neste review completo.

Design

A coroa acima do visor é mais que um simples adorno

Por causa da bateria e outros componentes, os smartwatches não são tão pequenos como desejamos. O Gear Sport mede 44.6 x 42.9 x 11.6 mm (AxLxP), maior que o Apple Watch no quesito altura. Isso não chega a ser um ponto negativo, mas se você tiver pulso fino pode estranhar o tamanho no começo. Criado para pessoas que praticam esporte diariamente, é necessário que os materiais utilizados não desgastem rapidamente.

br gear sport sm r600nzkazto dynamicblack 78361933 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Nesse aspecto, o Gear Sport consegue passar tranquilamente. Além disso, sua pulseira de 20 mm feita de silicone não gruda na pele nem com suor, podendo  assim, respirar tranquilamente. Ele é equipado com um microfone para comandos de voz, além de dois botões, um para ligar e levar até a tela inicial e outro para voltar à tela anterior.

Revestido em aço inoxidável, esse gadget ainda possui uma “coroa” bidirecional que vai te ajudar a alternar entre aplicativos e configurações. Em geral o Gear Sport possui um ótimo acabamento. Além disso, as ranhuras presentes nos botões facilitam o uso se sua mão estiver suada.

Visor

br gear sport sm r600nzkazto rperspectiveblack 78361942 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

A tela  tem 1,2 polegadas, com uma resolução de 360X360 pixels. Ela também possui proteção Gorila Glass 3 e uma sensibilidade rápida ao toque, além de conseguir entregar uma ótima experiência. O visor exibe 16 milhões de cores e a tela Super AMOLED possibilita não só uma melhor visualização, mas também cores mais profundas e sem exageros na saturação.

Possibilitando uma visualização de informações de diferentes ângulos, você vai ver imagens com ótimos níveis de nitidez, sem distinguir um único pixel. E apesar dos botões e da “coroa” giratória, é preciso tocar na tela para trocar músicas e ligar o medidor de batimentos cardíacos.

Conectividade

As conexões são um caso a parte deste gadget, que apesar de não ser 3G, se conecta à internet via Wi-Fi. Você também pode sincronizar o Gear Sport com seu smartphone através do  Bluetooth 4.2 e, assim, acompanhar todas as suas atividades físicas pela tela do celular.

br gear sport sm r600nzkazto rperspectiveblack 78361942 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Mais do que acompanhar seu desempenho durante exercícios, você pode ver detalhadamente a quantidade de calorias consumidas. Se tiver um aparelho Samsung, pode desfrutar do Samsung Pay. Este, via NFC com quatro simples passos, pareando-o assim com seu smartphone.

Você ainda pode deixar o celular em casa na hora de malhar caso tenha fones Bluetooth. Esta, inclusive, é a única forma de conseguir escutar música no smartwatch. Com o suporte do Spotify você pode personalizar suas playlists offline e partir para a corrida. Aconselhamos ter cautela, pois apesar do armazenamento de 4 GB parecer suficiente, você só vai poder guardar suas músicas em 2,5 GB. Isso acontece pelo fato de quase metade da memória ser ocupada  pelo sistema.

Software

Estável, intuitivo, repleto de funções, mas com poucos aplicativos. É assim que podemos definir o sistema do Samsung Gear Sport. Compatível para sincronização com vários modelos da linha Galaxy e outros aparelhos com a versão 4.4 do Android ou superior, ele também suporta iPhones com iOS 9.0 ou acima.

br gear sport sm r600nzkazto frontsblack 78361944 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Você só vai ter uma experiência mais completa se utilizar o smartphone como complemento, obviamente. Para essa complementação, usará dois aplicativos: o Samsung Gear, para configurar e consultar o status do relógio (nível de bateria e quantidade de RAM em uso, por exemplo) e o Samsung Health, para você obter o resultado das atividades físicas.

Além desses aplicativos principais para o uso, são poucas as opções que sobram na loja. Apps como Strava, Runtastic e Runkeeper não estão disponíveis para a plataforma, o mesmo vale para apps como Google Maps, TripAdvisor e Evernote. Felizmente, um dos apps mais úteis está disponível para essa plataforma: o Spotify.

br gear sport sm r600nzkazto lperspectiveblack 78361941 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Você ainda pode personalizar a tela com 13 temas (além de poder escolher a foto que quiser), mas também pode pagar  para adquirir mais. A versão 3.0 do Tizen faz o Samsung Gear Sport ser tão elegante quanto funcional. Isso porque a empresa sul-coreana conseguiu adaptar a coroa acima do gadget para funcionar integralmente. Além disso, a alternância entre as telas ficou mais dinâmica.  Mesmo assim seria bacana investir em mais aplicativos para esse sistema operacional.

Desempenho e bateria

O Gear Sport é um produto 100% Samsung. Assim, além do Tizen, ele ainda vem equipado com o processador Exynos  3250 (dois núcleos Cortex-A7) de 1.0 GHz e 768 MB de RAM. Essa combinação deu certo e todos os aplicativos não apresentaram nenhuma falha durante os testes.

br gear sport sm r600nzkazto frontblack 78361960 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Você acessará todas as funções do smartwatch por meio dos widgets – corrida, caminhada, ciclismo e  natação. Sim, natação, porque ele possui certificação 5 ATM (50 metros). Porém, recomenda-se desativar o touch e nadar apenas na piscina ou águas rasas.

Com o GPS ligado e fazendo duas horas de exercícios por dia, o smartwatch completou dois dias fora da tomada. Além disso, quando utilizado apenas para funções básicas como olhar data e hora, ele impressionou bastante. Isso porque levou cinco (sim, cinco!) dias para perder a carga.

br gear sport sm r600nzkazto dynamicblack 78361933 - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimento

Recarregado via indução, ele demorou cerca de duas horas e meia para atingir a carga completa. Essencial para esse tipo de aparelho, a duração da bateria vai permitir um bom controle do treino. Tanto na pista de caminhada, na piscina ou até mesmo na bicicleta ergonômica.

Mas afinal, vale a pena?

Gear Sport não foi feito para pessoas que vão usá-lo apenas para visualizar as horas. Nem muito menos para ver apenas a previsão do tempo em uma simples tela. Mais do que isso, ele foi feito também para cuidar da saúde do usuário. Em algum momento você acaba sendo avisado que precisa se exercitar, pois ele também detecta se você está muito parado.

gear sport bt visual l - Review: Samsung Gear Sport combina vida saudável com entretenimentoEm contra partida, os atletas (profissionais ou não) vão ter em mãos um ótimo auxiliar para seus treinos. Podendo ver com uma precisão incrível o quanto de calorias perderam no dia e até mesmo calcular os quilômetros da caminhada diária com o GPS embutido.

Compacto, prático, útil, impermeável e com uma bateria de respeito, mas com um sistema operacional com poucos aplicativos.  Ele está a venda no site da  Samsung nas cores preto e azul por R$ 1499,00, mas pode ser encontrado também em outras lojas como Americanas e Shoptime. Ele é um ótimo investimento, melhor ainda se você não ligar para a escassez de apps.

Especificações técnicas

  • Processador: dual-core de 1 GHz;
  • Tela: 1,3 polegada SuperAMOLED;
  • Armazenamento: 4 GB (1,5 GB é a memória livre);
  • Memória RAM: 0,75 GB;
  • Sistema operacional: Tizen;
  • Compatibilidade: aparelhos Android e iOS;
  • Conexões: Bluetooth 4.2, Wi-Fi;
  • Sensores: GPS, barômetro, acelerômetro, sensor de batimento cardíaco, giroscópio e sensor de luz;
  • Dimensões: 44,6 x 42,9 x 11,6 mm;
  • Peso: 50 gramas;
  • Bateria: 300 mAh.

Apple Watch 3 começa a ser vendido hoje com função celular e plano da Claro

Sobre o Autor

Paulo Carmino