Tecnologia

Saiba como ler conteúdo de mensagens apagadas no WhatsApp Web

Escrito por Paulo Carmino

WA Web Plus é uma extensão do Google Chrome que permite ler mensagens apagadas no WhatsApp Web; veja como usar

Há quase dois anos, o WhatsApp lançou a tão aguardada função de mensagens apagadas. O recurso é muito útil em conversas erradas ou quando houver algum equívoco em sua mensagem. Assim, você tem 1 hora, 8 minutos e 16 segundos para “se arrepender” e excluir o conteúdo encaminhado. Para fazer isso, pressione uma mensagem e clique na opção “Apagar para todos”.

No lugar do texto, foto ou vídeo excluído, aparece a seguinte informação: “Esta mensagem foi apagada”. Para o destinatário, fica aquela curiosidade em saber o que o remetente encaminhou, mas infelizmente não é possível visualizar, ou pelo menos era, pois uma extensão para Google Chrome permite ler facilmente as mensagens apagadas no WhatsApp Web.

O Showmetech testou a ferramenta (WA Web Plus) que permite ler mensagens apagadas e, sim, ela funciona com muita facilidade

O Showmetech testou essa ferramenta e, para alegria de alguns ou tristeza de outros, sim, ela funciona. Trata-se do WA Web Plus, uma extensão que revela assuntos excluídos de forma simples e gratuita, além de conter outros recursos para aprimorar a utilização do WhatsApp.

Fizemos um tutorial de como usar essa extensão. Antes, vale um adendo: o WA Web Plus não se aplica aos smartphones, ou seja, só é possível checar as mensagens excluídas pelo WhatsApp Web, através do computador. Veja abaixo o passo a passo de como usá-lo e as outras funcionalidades desta aplicação.

Instalação

Primeiro, acesse a Chrome Web Store para instalar o plugin WA Web Plus
Primeiro, acesse a Chrome Web Store para instalar o plugin WA Web Plus

Na Chrome Web Store, acesse a página do WA Web Plus para fazer o download do plugin. Leia atentamente as informações na descrição e clique no botão azul “Usar no Chrome”. Em seguida, selecione “Adicionar extensão”. Em poucos segundos a instalação estará concluída e a confirmação aparecerá em sua tela: “A extensão WA Web Plus foi adicionada ao Chrome”.

Acessando a ferramenta

No botão verde ao lado da barra de endereço, clique em WA Web Plus para testar a ferramenta
No botão verde ao lado da barra de endereço, clique em WA Web Plus para testar a ferramenta

Uma bolinha verde com sinal de mais (+) irá surgir no canto superior direito do Google Chrome. Clique nela e um pop-up irá aparecer. Então, você pode clicar em “Para começar a usar o aplicativo, por favor abra o WhatsApp Web primeiro” (“To start using the app, please open WhatsApp Web first”, caso o seu esteja em inglês).

Visualizar mensagens apagadas no WhatsApp

Mensagens apagadas pelo remetente
Mensagens apagadas pelo remetente

Acessando o WhatsApp Web, antes, certifique-se de que o seu celular esteja conectado à internet, e então, acesse o grupo ou conversa na qual você deseja visualizar a “mensagem apagada”. Para fazer o primeiro teste, peça para alguém enviar uma mensagem e depois apagar. No lugar do conteúdo “apagado”, você verá a informação: “This message was deleted:” acompanhada da mensagem deletada.

Verificamos que o WA Web Plus não permite a visualização de mensagens que foram apagadas antes da instalação da extensão, bem como fazer teste com o seu próprio número/contato dentro do WhatsApp. Ainda analisamos algumas falhas em seu funcionamento com outras mídias excluídas, especificamente áudios, imagens e vídeos, que não são revelados após o remetente apagar. Por ora, ele funciona perfeita com conteúdo textual.

Remover a extensão WA Web Plus

Configuração para remover o WA Web Plus
Configuração para remover o WA Web Plus

Caso não queira permanecer com o WA Web Plus para ler mensagens apagadas, basta desativar através do mesmo botão verde que aparece ao lado barra de endereço do Google Chrome. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e em seguida: “Remover do Chrome”.

Outros recursos do WA Web Plus

Outras configurações presentes na extensão WA Web Plus
Outras configurações presentes na extensão WA Web Plus

Feita a instalação deste plugin que revela as mensagens apagadas do WhatsApp, repare que alguns itens surgiram em seu WhatsApp Web, isso porque a extensão fornece outras funcionalidades para otimizar o mensageiro através do navegador. Veja o que ele ainda oferece:

  • Informação sobre o consumo de bateria do seu celular;
  • Um círculo verde envolta da foto dos seus contatos indica quem está online;
  • A fim de proporcionar privacidade, é possível borrar as mensagens recentes, nomes de contatos, fotos dos seus contatos e as conversas;
  • Em customização, você pode ativar o botão de “like” igual ao Facebook Messenger. Ele ainda mostra o status de um contato ao lado do seu nome, fixa a barra lateral com informações e mídias, incluir papel de parede personalizado e ativar o modo noturno (dark mode, em inglês);
  • Na versão premium do WA Web Plus, que custa US$ 9,99 por mês (cerca de R$ 40), o usuário poderá usufruir de enviar conteúdo para centenas de contatos ao mesmo tempo, anexar arquivos com suas mensagens, fazer importação de contatos de destino com arquivo Excel ou CSV e ter acesso a múltiplos modelos de mensagens;
  • Ainda na versão paga, o contratante pode fazer exportação de contatos, ou específicos como contas pessoais, empresariais, telefones, de grupos, de um país específico, entre outros;
  • No menu “estatística”, tenha acesso gratuito às informações do seu WhatsApp (número de contatos no telefone, de conversas, pessoas e grupos), além de dados aleatórios como o dispositivo do seu celular e o sistema operacional utilizado.
A extensão que permite ler mensagens apagadas foi desenvolvida por uma empresa na Turquia
A extensão que permite ler mensagens apagadas foi desenvolvida por uma empresa na Turquia

Quanto à privacidade das suas informações, o WA Web Plus garante total segurança na ferramenta e ressalta não ter acesso aos seus contatos, tampouco obter os dados que você exportar, já que eles vão direto para o computador do usuário, sem passar por um processamento fora da máquina de quem a utiliza. Já o pagamento (para plano premium) é processado pela Chrome Store via Google Pay. A extensão foi desenvolvida pela Elbruz Technologies, uma empresa de tecnologia com sede na Turquia.

Já fez o teste do WA Web Plus por aí? O que achou da extensão? Conte aqui embaixo nos comentários.

Sobre o Autor

Paulo Carmino