Tecnologia

Saiba 4 formas de recuperar um arquivo do Microsoft Excel

A perda de arquivos corrompidos é um problema comum do Microsoft Excel. Felizmente, há várias formas de recuperá-los – e aqui te ensinamos as mais eficazes

Você já passou por uma situação onde perdeu horas de trabalho quando uma planilha do Microsoft Excel foi corrompida? Seria possível recuperar seus “dados valiosos” que acabaram de se tornar inacessíveis? Para a sua sorte, aqui nós explicamos 4 formas de lidar com um arquivo corrompido do Excel.

Função nativa do Microsoft Excel 

Nas versões anteriores do programa, a funcionalidade de recuperação não estava implementada plenamente. Hoje, esta função funciona para cerca de 10 a 20% dos arquivos danificados. É preciso seguir somente alguns passos para utilizá-la:  

  1. Abra o menu “Arquivo” 
  2. Selecione o comando “Abrir” 
  3. Escolha o arquivo danificado do drive 
  4. Avance na tela e clique na seta ao lado direito do botão “Abrir
  5. Escolha o comando “Abrir e Reparar” do menu seguinte

Tudo é simples e não requer tanta habilidade. Para muitos usuários, essa função é mais que suficiente para restaurar um arquivo danificado do Excel. Se a recuperação falhar, o OpenOffice pode ajudar você.

OpenOffice 

A partir do Office 2007, os arquivos do Microsoft Office (atual Microsoft 365) compartilham o mesmo formato com a suíte de aplicativos gratuita OpenOffice. Isso significa que você pode baixar e instalar o pacote completo no site do OpenOffice para tentar usar isso para recuperar o arquivo, utilizando o programa Calc. Vale lembrar que, para um arquivo conseguir ser recuperado pelo OpenOffice, ele precisa ter a extensão XLSX – que é a padrão para arquivos do Excel 2007 e suas versões posteriores. 

Usando um serviço online 

Se as opções acima não funcionarem, você vai precisar de programas desenvolvidos especialmente para restauração de arquivos corrompidos. Por sorte, há vários serviços desse tipo com acesso online. O mais conveniente e acessível é o Recovery Toolbox para Excel.

recovery toolbox para excel, instruções de como reparar arquivo
Para recuperar com o Recovery Toolbox, basta anexar o arquivo, inserir seu endereço de email e preencher um captcha

Basta fazer o upload do seu arquivo e esperar pela análise. De acordo com as estatísticas recolhidas pelos desenvolvedores da ferramenta, é garantida uma taxa de sucesso de 40% para recuperação de arquivos danificados. O maior benefício do serviço é que funciona na maioria dos sistemas operacionais (Windows, MacOS, iOS, Android) e em todos os tipos de dispositivos (computador, tablet e smartphone, por exemplo). 

Recuperando com ferramentas no seu computador

Se você tem vários arquivos corrompidos ou não quer compartilhá-los online por questões de segurança, recomendamos baixar o próprio programa Recovery Toolbox, também disponível no site da ferramenta.

O programa foi desenvolvido e distribuído há quase 20 anos, em várias línguas, e consegue recuperar todos os tipos de arquivos do Excel de todas as versões, inclusive do “quase pré-histórico” Excel 97.  

recovery toolbox para excel, instruções de como reparar arquivo

Se funcionamento é semelhante à ferramenta online, bastando abrir o arquivo através do programa, que será prontamente analisado e recuperado. Um detalhe importante: a ferramenta só funciona em computadores com sistema operacional Windows.

Dica para não perder arquivos do Excel

As versões mais recentes do Microsoft Office, incluindo o Microsoft 365, possuem uma função de salvamento automático de arquivos. Se essa função estiver habilitada enquanto trabalhar nos seus arquivos do Excel, o programa mantém sempre uma versão atualizada do documento e evita que você perca seu trabalho no caso de um travamento do seu computador, ou uma eventual queda de energia.