Geek

Retorno programado: Winamp anuncia volta com atualização inovadora

Os mais jovens talvez não chegaram a conhecer, mas o Winamp foi um “reprodutor de música raiz” que fez muito sucesso no começo dos anos 2000. A ferramenta passou os últimos oito anos sem receber uma atualização oficial sequer, mas a boa notícia é que o aplicativo ganhará uma versão totalmente repaginada muito em breve.

Criado em 1997, o Winamp teve sua última versão oficial 5.666.3516 liberada em 2013. Em 2018, uma versão inacabada (5.8) chegou a vazar na internet e tornou-se pública (em versão beta), mas a tentativa de reviver os anos de glória do app nunca saiu do papel. Isto é, até agora.

App de reprodução de áudio Winamp

Reprodutor de áudio vai se transformar em uma plataforma completa para artistas e entusiastas de música – Imagem: Reprodução/Winamp

Novo Winamp, novos recursos

A nova ideia da Shoutcast (ex-Radionomy), dona do Winamp, consiste em remodelar o aplicativo por meio de uma “atualização inovadora” e trazer uma nova versão para o “reprodutor de áudio mais icônico do mundo”. Ao que parece, a ferramenta deixará de ser um mero reprodutor e trará diversos recursos atuais.

[–quebra–]

O site indica que o software terá “um espaço único para criadores”, que conectará artistas com fãs, além de proporcionar um projeto rentável para os músicos. O app também promete ser uma plataforma única para entusiastas de áudio, criadores, consumidores de música, podcasts, estações de rádio, audiobooks e qualquer outro conteúdo periférico.

Embora não existam mais informações sobre essa futura atualização, é visto que o Winamp deixará de ser um mero player para tornar-se algo parecido com o Spotify e Pandora. Resta saber se o apelo nostálgico será suficiente para transformar o app ultrapassado em um forte concorrente aos streamings de áudio atuais.

Fonte: XDA-Developers


Fonte: KaBuM