Geek

Relatório confirma: a fórmula dos MMORPG mobile cansou!

O último relatório de dados do site Sensor Tower, trouxe muitas informações sobre o estado atual do mercado de jogos mobile. Porém, no final do relatório, um tópico chamou atenção, a dificuldade de emplacar jogos mobile de MMORPG no ocidente.

 

O relatório aponta que novos jogos encontram dificuldade de emplacar no ocidente. Apesar de games como Diablo Immortal e Tower of Fantasy, os jogadores de mobile no ocidente parece que já se cansaram do gênero MMORPG.

Por outro lado, a Ásia domina o setor de jogos de RPGs online massivos. De acordo com o documento, 80% da receita dos MMORPG mobile vêm de China, Japão e Coreia do Sul.

Ainda segundo o relatório, os Estados Unidos correspondem a quase 10% dos downloads de MMORPG do primeiro semestre de 2022, uma alta de 5% em relação ao ano anterior. Contudo, resta saber se os downloads vão se converter em receitas.

Dados do Sensor Tower mostra que MMORPGs automáticos estão “flopando”

Ao usar um pouco a ferramenta deles para verificar os números downloads e receita de alguns jogos de MMORPG, podemos ver que a situação não tem sido nada boa para os games desse gênero, especialmente para os tais MMORPGs “automáticos”, aqueles jogos onde as missões e batalhas acontecem sozinhas, com pouco ou nenhuma interação do jogador.

Games de produtoras renomadas como Netmarble e outras têm sofrido bastante para emplacar. Seven Knights 2, World of Kings, Hundred Soul, Naruto Slugfest, Marvel Future Revolution e muitos outros sofreram e sofrem para atrair os jogadores. Todos os jogos citados não tem sequer 500 mil downloads mensais.

Na contramão, MMORPGs com foco na história e na jogabilidade, não só atraem mais jogadores, como rendem mais dinheiro.

Ao que parece, as desenvolvedoras ainda estão naquele modelo lá de 2018, em que era só lançar um MMO com gráficos bonitos, personagens sensuais e tudo automático que era lucro na certa. Parece que a farra acabou.

 

Fonte: Sensor Tower



Créditos: Mobile Gamer