Tecnologia

Rede social Koo se torna sucesso em meio a problemas no Twitter

A incerteza de que o Twitter pode passar por problemas durante os meses finais de 2022 fez com a que a rede social Koo fosse considerada uma boa alternativa para quem gostaria de ter um espaço para falar sobre os mais diversos assuntos.

Disponível apenas para smartphones por meio de um app para Android e iOS, a interface lembra bastante a rede social do passarinho azul e tem tudo para se tornar a escolha principal no caso de problemas fazerem com que o Twitter se torne um péssimo espaço.

Mas de onde veio a rede social? Como funciona? E o mais importante: por que há tantas pessoas criando um perfil? Hora de conhecer mais sobre a rede social com o passarinho amarelo agora mesmo.

“Nova” rede social fez sucesso de um dia para o outro

Lançada em 2022, a Koo (sim, o barulho de uma ave), de acordo com dados próprios, conta com mais de 50 milhões de usuários ao redor do mundo e afirma estar atrás apenas do Twitter em relação ao número de cadastrados. A rede social se tornou viral na internet após a hashtag #RIPTwitter explodir no Twitter devido à demissão voluntária em massa.

Logo da rede social koo sobre a logo do twitter
Rede social começou a ser amplamente baixada por brasileiros
(Foto: Reprodução/Internet)

Muitas pessoas que não gostariam de deixar de ter um espaço para falar sobre os mais diversos assuntos na internet não perderam tempo e começaram a criar perfis no Koo. O melhor de tudo: a rede social do passarinho amarelo é gratuita e tem uma interface bastante parecida com o Twitter.

Famosos como o streamer Casimiro e o influencer Felipe Neto, além de outras personalidades, criaram contas e, rapidamente, o Koo passou a ser bastante optado por pessoas de diversas partes do mundo. O nome da rede social também foi rapidamente para os trendings topics do Twitter, mesmo com a chance de tudo seguir funcionando como antes.

Mercados internacionais são foco no momento

Agora que se tornou viral, a ideia que nasceu na Índia deseja conquistar novos horizontes. É de grande conhecimento que todos os problemas causados por Elon Musk deram espaço para que o Koo fosse considerado uma boa alternativa, mas vale ressaltar também que esse fluxo novo de usuários requer uma boa administração para se consolidar.

Este é o momento perfeito para nos darmos a conhecer em mercados onde existe uma grande procura de alternativas e o EUA é um deles. As pessoas de lá não gostam da mudança de propriedade; eles não sabem o que esperar do Twitter

Aprameya Radhakrishna, 41, cofundador e executivo-chefe da Koo

O setor de administração da rede social Koo sabe que agora tem tudo para que a rede social consiga marcar seu nome na lista de aplicativos mais utilizados pelas pessoas, mas ainda há muito caminho para ser percorrido.

Eles têm um ponto de atrito acerca do pagamento do Twitter Blue. Isso está levando os usuários a buscar uma alternativa. Construímos um produto de classe mundial na Índia e queremos que as pessoas experimentem o Koo, que tem mais recursos e é gratuito.

Aprameya Radhakrishna, 41, cofundador e executivo-chefe da Koo

Pode-se dizer que a rede social Koo é um verdadeiro sucesso em seu país de origem. Além de ser amplamente aceita na Índia, a ideia teve apoio do governo local, como uma alternativa ao Twitter. Rapidamente, muitos indianos começaram a criar suas contas no Koo.

Como criar uma conta no Koo?

Disponível apenas em inglês e outros idiomas mais conhecidos em países do continente asiático, o processo de criação de conta na rede social é bem simples.

Passo 1: Após selecionar o idioma que irá usar na rede social, basta escolher uma forma de acesso para sua conta. Há a possibilidade de escolher o e-mail do Google ou de outra empresa e também receber um SMS em seu telefone. Neste caso, vamos escolher fazer login com o Google. Lembrando que o aplicativo gratuito pode ser adquirido para Android e iOS, mas uma versão web também está disponível.

Tela inicial da rede social koo
Suporte para português será lançado em breve (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Agora, basta escolher a conta e, em seguida, realizar a validação de identidade. Você pode colocar uma foto de perfil logo em seguida.

Passo 2: Para fazer a edição mais completa de sua conta, basta clicar no canto superior direito e depois em Edit. Uma tela bastante semelhante com a página de edição do Twitter será exibida. Você pode alterar tudo: desde o nome do usuário a até mesmo a localização.

Tela de edição da rede social koo
Interface lembra o Twitter (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: Agora que sua conta no Koo está configurada, basta pedir o nome de usuário de seus amigos e começar a seguir da mesma forma que já fazem no Instagram e Twitter.

Tela de edição da rede social koo
Postagens são exibidas no feed e no perfil (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmmetech)

O processo de postagem no Koo é bastante semelhante ao que acontece no Twitter e é possível escrever textos simples, postar fotos, criar enquetes e até mesmo falar com seus seguidores por meio de uma nota de voz. Vale a pena explorar para conhecer todos os recursos.

Ferramenta de migração está sendo desenvolvida

Já com o amplo conhecimento de que os novos usuários estão vindo do Twitter, o desenvolvedor Mayank Bidawatka, que também foi um dos criadores do Koo, anunciou que uma implementação que permite que todas as postagens de uma conta do Twitter sejam migradas para a rede social já está em desenvolvimento.

Pessoas que gostariam de levar todo o conteúdo já postado em sua rede social do passarinho azul poderiam levar isso para o Koo, de forma gratuita. Nos resta esperar se isso faria com que os mais de 220 milhões de usuários que atualmente estão na rede social de Elon Musk deixassem suas contas de lado para sempre.

Internet celebra sucesso do Koo

Brasileiros e internet são uma união que sempre deu certo para diversos momentos e com o sucesso da rede social, isso não seria diferente. Muitas pessoas já se perguntam como os termos usados na rede social do passarinho azul serão adaptados para o Koo e claro, também há muitos memes. Veja os melhores abaixo.

Você se cadastrou na rede social Koo? O que está achando? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

O Twitter vai acabar? Entenda a #RIPTwitter

Com informações: The National News l CNN Brasil