Tecnologia

realme 8 5G é o smartphone com tecnologia 5G mais barato do mercado

Com boa otimização, novo aparelho da realme pode ser a opção ideal para quem procura qualidade e custo-benefício em um só investimento

Nesta terça-feira (24), a realme anunciou o lançamento de diversos produtos, aumentando o ecossistema disponível para aquisição no Brasil. Um dos itens está em destaque. Trata-se do realme 8 5G, o smartphone que encabeça a nova campanha da empresa.

Em uma leva consideravelmente grande de novos produtos no mercado nacional de smartphones, a realme tenta se destacar com uma singularidade: apresentar o aparelho 5G mais barato do mercado. O lançamento promete agradar com suas quatro câmeras (traseira tripla e frontal), display Full HD e mais.

Em primeira mão, o Showmetech pôde testar o novo smartphone com fabricação de origem chinesa e conta a seguir as principais impressões. Entre altos e baixo, podemos adiantar que a experiência final é satisfatória pelo que é proposto e, principalmente, pelo custo-benefício do produto.

Design

Por si só, a caixa do realme 8 5G é bem bonita. Nela, estão contidas alguns acessórios, como o carregador e uma capa de proteção (muito útil), além do belo aparelho. Pesando 185g, o smartphone é bem bonito e apresenta um design agradável. O modelo recebido pelo Showmetech foi na cor azul que, inclusive, rouba a atenção pelo detalhe metálico. No mercado, também será vendida a versão na cor preto. O único escrito no dispositivo é o nome da marca, na parte inferior de sua traseira, o que proporciona um visual limpo.

A abertura da câmera frontal está localizada no canto superior esquerdo, incorporada à tela, e não atrapalha a navegação do aparelho. A câmera traseira, no entanto, pode ser um pouco dramática, mas acaba combinando bem com o design traseiro. Ao lado direito, encontra-se o botão de inicialização e desligamento do celular, com impressão digital, e na esquerda o mecanismo de volume, além do local onde é inserido o chip. Assim como os smartphones da nova geração, este não pode ser aberto atrás.

Em conjunto, o design é bem interessante e agradável. Os elementos conseguem compor um visual marcante e não poluído. Além disso, não há nenhum botão que não seja intuitivo, então a adaptação é tranquila caso você utilize iOS atualmente.

Tela e performance

Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
Com base no Android 11, sistema realme UI 2.0 é integrado e prático de manusear. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O primeiro contato que temos com o realme 8 5G é com sua tela de 6,5” Full HD. Segundo a empresa, o display contém 600 nits e explora 16,7 milhões de cores. Utilizando o sistema operacional realme UI 2.0, baseado na tecnologia Android 11, a disposição dos widgets e aplicativo é fácil e simples de entender. O smartphone dá margem para personalização sempre que o usuário tiver tal interesse. Então, devido a isso, a integração é fluida e descomplicada.

O aparelho possui biometria com sensor de digital e reconhecimento facial. É possível colocar senha e bloqueá-lo da maneira que o usuário preferir. Todas funcionam adequadamente. Além disso, o lançamento conta com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, com possível expansão para até 1 TB. Até 5 GB da memória interna do aparelho pode ser compartilhada e ser usada como RAM adicional com a tecnologia DRE, somando 13 GB de RAM quando o limite não estiver sido atingido. Com uma variedade de elementos, aplicativo e funcionalidades, essa é uma bela otimização de memória que é possível ter.

Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
Jogos mobile como Wild Rift engrandecem suas cores na tela de 6,5” do lançamento da realme. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Para quem gosta de velocidade, esse é um smartphone com tecnologia 5G, a mais recente utilização da internet móvel. Segundo a realme, o novo celular passou por mais de 320 testes de qualidade para que fosse devidamente aprimorado. A taxa de atualização do aparelho é de 90 Hz e é suficiente para satisfazer as necessidades básicas.

Os aplicativos abrem rápido, o sistema suporta jogos de leve e grande peso. Como exemplo, utilizamos a versão mobile de League of Legends, o Wild Rift, um jogo multiplayer online com gráficos elevados para os parâmetros de celulares. Não experienciamos grandes travamentos quanto a isso. Dessa forma, é possível curtir tranquilamente o primor do catálogo da Play Store, do caos de Call of Duty Mobile às longas pistas de Asphalt 9.

Câmeras

Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
Com quatro câmeras traseiras e uma frontal, novo aparelho da realme oferece lentes para registrar várias possibilidades de fotos e vídeos. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

As câmeras são um dos principais destaques do novo aparelho da realme e um dos features mais queridos pelos consumidores. Afinal, espera-se que o investimento renda bons registros em foto e vídeo. As lentes do realme 8 5G apresentam alguns mecanismos singulares. No total, ele é constituído pelas seguintes partes:

Câmera traseira tripla:

  • Principal de 48MP Ultra HD com recurso Nightscape f/1.8
  • Câmera para Retratos B&W 2MP f/2.4

Câmera frontal:

  •  Câmera com aprimoramento de imagem com IA de 16MP – f/2.1

Se você procura uma boa câmera, certamente vai se contentar com as integrantes deste modelo da realme. Começando pelso features, alguns modos estão disponíveis. O primeiro deles é o modo básico de foto, que impressiona pela nitidez das imagens registradas. É possível tirar fotos em zoom de 1x, 2x e 5x. A maior distância não possui a melhor qualidade, mas apresenta ainda uma superior a outros modelos de smartphone.

  • Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
  • Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado

É possível usar ambas as câmeras traseiras e frontal com as funções de flash, HDR, ajustes (como marca d’água) e filtros personalizáveis. O melhoramento de IA é um recurso exclusivo das câmeras traseiras, enquanto a câmera frontal traz o temporizador particular.

Além do modo básico de foto, o usuário pode registrar nos modos: Retrato, Vídeo, Noite, 48M, Panorâmica, Ultra Macro e mais. Todos funcionam minimamente bem, mas o destaque fica para os registros simples de Foto, Vídeo e, principalmente, da câmera 48M. As imagens são bem vívidas e as cores são realçadas. O modo Ultra Macro é interessante, mas não potencializa os seus cliques. Já o modo Noite não é a melhor versão que você possa encontrar.

Todavia, a câmera frontal traz um elemento a mais para os interessados em filtros especiais. O aprimoramento de imagem citado pela realme funciona como uma ‘máscara’ que aperfeiçoa alguns detalhes do rosto do usuário, como nariz e olhos. Embora recomendemos que você explore sua beleza natural, essa é uma ferramenta funciona sucintamente e pode ser usada principalmente para reformular a textura de pele, quase como se tivesse sido maquiada.

Som

O som é um dos elementos bem importantes na composição de um aparelho. A conectividade da era moderna permite que os usuários usem fones de ouvido com suas qualidades particulares para amplificar a experiência sonora— como, no caso da realme, o lançamento deste celular alinhado ao do realme Buds Air 2 Neo —, mas é importante que o alto-falante cumpra seu papel igualmente bem.

Como visto em aparelhos passados, o áudio não é exatamente o forte da realme. O recente realme 8 Pro é um dos exemplos em que isso acontece. No realme 8 5G, ele herda esse mesmo problema. Apesar de o áudio não ser ruim de fato, a sensação é de uma escuta abafada, não completamente limpa. Essa questão compreende de um simples vídeo no YouTube aos jogos.

Bateria

Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
Itens que acompanham o realme 8 5G. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Outro ponto positivo do realme 8 5G é a duração e a potência de sua bateria. Com 5000 mAh, o aparelho acumula 529 horas em SDTBY, 153 horas de música, 21 horas de vídeo e 31 horas de chamada, com carregador de 18W, conforme dados da empresa. Em um dia comum de uso, o celular aguenta horas de fato. Mas o realmente detalhe interessante é a agilidade de seu carregamento. Embora a realme não defina exatamente como um carregador turbo, ele tem o desempenho com tal.

A questão em volta da bateria é no formato de entrada do carregador na tomada. Como bem sabemos, o formato da tomada padrão no Brasil é aquela com abertura para três pinos, conhecida também como Tipo N. Por sua vez, a entrada do carregador é de dois pinos achatados, provavelmente devido à fabricação ser estrangeira, e não em solo nacional. No País, tal modelo era comum nos anos 2000, mas foi substituída gradativamente por um tamanho mais universal.

Lembrando a importância de produtos virem completos para serem inseridos na rotina de cada usuário, isso pode ser um problema para o consumidor brasileiro, tendo em vista que talvez ele precise comprar à parte um adaptador para usá-lo. De qualquer forma, este é o único apontamento quanto à bateria.

Preço e disponibilidade

Com o lançamento de novos produtos no Brasil, a realme está com uma parceria inédita com a Lojas Americanas para oferecer ótimos preços. Para aqueles que acessarem o marketplace do dia 24 a 28 de agosto, o realme 8 5G estará saindo no valor de R$ 1.699. Com isso, a companhia lança oficialmente uma bela tecnologia, sobretudo o smartphone 5G mais barato atualmente.

Conclusão

Dados os detalhes, o realme 8 5G é a opção ideal para aqueles que buscam vários elementos interessantes em um preço fiel. Sabemos que em um país com altas taxas como este, promoções e custo-benefícios são extremamente relevantes para a população, especialmente aos fãs de tecnologia. Nesse sentido, a realme entra como forte concorrência no Brasil em mais um acerto de seu ecossistema.

Especificações Técnicas

Review: realme 8 5g é o smartphone com tecnologia 5g mais barato do mercado
realme 8 5G chega como a opção mais rentável do mercado nacional. (Imagem: realme/Divulgação)

realme 8 5G

Marca realme
Modelo realme 8 5G
Chipset Qualcomm Snapdragon 720G
Memória RAM 8 GB
Memória interna 128 GB expansível a 1 TB
Tela 6,5?
FHD+
Taxa de atualização da tela 90 Hz
Conectividade 5G
Bluetooth 5.0
Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz
Sistema Operacional realme UI 2.0, baseado no Android 11
Câmera traseira tripla Principal de 48 MP Ultra HD
Nightscape f/1.8
Retratos B&W 2MP f/2.4
Macro 4cm f/2.4
Câmera frontal 16 MP, com aprimoramento de imagem
Capacidade de bateria 5000 mAh
Sensores Impressão digital
Luminosidade
Proximidade
Indução magnética
Acelerômetro
Sensor giroscópio
Peso 185 g
Espessura 8,5 mm
Preço R$ 1.699, na Lojas Americanas, por tempo determinado

Veja também

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech, como o nosso recente review do realme Buds Air 2 Neo, a nova versão dos fones de ouvido da empresa.

REVIEW: realme 8 5G é o smartphone com tecnologia 5G mais barato do mercado
  • Design – 9/10

  • Tela e performance – 9/10

  • Câmeras – 9/10

  • Som – 7/10

  • Bateria – 9/10

  • Custo-benefício – 9.5/10

8.8/10

Summary

Com boa otimização, novo aparelho da realme pode ser a opção ideal para quem procura qualidade e custo-benefício em um só investimento

Pros

Belo e intuitivo design

Interação de tela fluida, com Display com imagens vívidas e nítidas

Ótimo desempenho durante tarefas

Câmeras versáteis e de boa qualidade

Bateria durável e carregamento ligeiro

Excelente custo-benefício

Cons

Dois modos de câmera não tão proveitosos (Ultra Macro e Noite)

Áudio do produto não é ótimo

Formato de entrada do carregador pode entrar em conflito com tomadas brasileiras (um gasto a mais)