Tecnologia

qual é a melhor tela?

Escrito por Paulo Carmino

Talvez esteja na hora de trocar a sua TV

Com a chegada de novas tecnologias em telas de Smart TVs, comprar um modelo se tornou mais interessante, mas também um pouco mais complicado. Afinal, qual seria a tecnologia com mais atrativos: LCD, LED, OLED, Pontos Quânticos ou QLED? E o que de fato todas elas influenciam nos televisores?

Para tentar te ajudar a tomar uma decisão e entender as vantagens e desvantagens de cada uma, o Showmetech criou este guia básico de telas em Smart TVs.

Confira, ponto a ponto, o que há de interessante em cada um desses displays:

Display LCD

TV LCD Philips Cinema

TV LCD Philips Cinema de 58 polegadas – leia nosso review aqui

A sigla LCD significa liquid crystal display, uma maneira na língua inglesa de indicar a presença de cristais líquidos na composição das telas.

Para construir o display, estes cristais são prensados por duas chapas e colocados depois de algumas camadas de materiais.  Geralmente, são posicionados depois um filtro polarizador e uma proteção de vidro. A última de todas as camadas do televisor consiste em um painel de iluminação, porque somente a partir da incidência da luz sobre todos esses estratos que se formam as imagens.

Já a iluminação traseira, também chamada de RPTV (Real Projection Television), é feita com lâmpadas fluorescentes, as CCFL (Cold Cathod Fluorescent Lamp). Elas são mais espessas, se comparadas às fontes de LED, e levam mercúrio na composição. Logo, não são lá muito sustentáveis.

Mas o que tudo isso implica na qualidade da imagem? Os cristais líquidos tornam a imagem mais opaca em relação às demais Smart TVs. Por isso, acabam sendo uma opção viável apenas para quem tem cômodos bem iluminados.

As lâmpadas CCFL, por sua vez, não têm muita estabilidade, o que afeta o brilho do aparelho e, consequentemente, a fidelidade de cores. Além disso, o fato da imagem ser translúcida pode prejudicar a experiência do espectador no momento de troca de cenas de um filme, por exemplo.

Em termos de cust

Sobre o Autor

Paulo Carmino