Geek

PS5 e novo Xbox terão câmera e foco nas transmissões de gameplay

Escrito por Paulo Carmino

As transmissões ao vivo de “gameplay” estão sendo encaradas como prioridades pela Sony e Microsoft no design do PlayStation 5 e do próximo Xbox, de acordo com alguém que já tem os kits de desenvolvimento dos consoles em suas mãos.

A fonte dos novos rumores é um desenvolvedor que fez contato com o site Gizmodo e teria enviado à publicação imagens do kit de desenvolvimento do PlayStation 5 que correspondem a um design registrado no INPI, do Brasil.

O site ressalta que as fotos enviadas por sua fonte são propositadamente em baixa definição, com intuito de evitar expor algum detalhe comprometedor, mas mostram um aparelho que condiz com o desenho registrado no INPI. O design do kit, cheio de entradas para ventilação e longe de algo “clean”, seria típico dos kits de desenvolvimento, que geralmente não recebem muita atenção dos departamentos de design e focam na funcionalidade.

Agora, a fonte revelou que o codinome do PS5 seria “Prospero” e algumas produtoras receberam os kits de desenvolvimento do console ainda em 2018. A versão atual, batizada com o codinome Prospero, teria chegado recentemente, no começo do verão do hemisfério norte.

Um detalhe mais interessante revelado pela fonte do site a partir dos kits de desenvolvimento do PS5 e Xbox Project Scarlett é a existência de câmeras para transmissões ao vivo nos dois consoles. A câmera incluída no Xbox Scarlett é, no momento, a mais avançada, e tem capacidade de filmar em 4K e uma latência de apenas 2 quadros entre a filmagem e a transmissão.

A câmera do Scarlett seria tão boa que a Microsoft estaria usando uma demonstração no estilo do Snapchat, que muda a cena em tempo real para combiná-la com a iluminação do jogo. Em comparação, a câmera do PS5 foi descrita como tendo uma tecnologia mais antiga.

Ao incluir câmeras em seus próximos consoles, a Sony e a Microsoft estariam de olho na enorme popularidade dos streamings de gameplay, que têm criado celebridades na internet e grande engajamento do público. Para a Microsoft em particular, o novo Xbox poderia ser um elo para fortalecer sua plataforma de streaming Mixer.

A tecnologia ray-tracing, que será uma das principais inovações da próxima geração no que diz respeito aos gráficos, foi outro ponto abordado pela fonte do Gizmodo. Ela diz que cada console tem sua própria abordagem para a tecnologia, o que é interessante visto que ambas as unidades usam o hardware da AMD.

Em outro comentário, a fonte diz que o PS5 e o novo Xbox darão “o maior salto computacional de qualquer console” até hoje.

O PlayStation 5 e o novo Xbox devem chegar ao mercado no final de 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino