Geek

Primeiros detalhes sobre os processadores AMD Ryzen Threadripper surgem na internet

Um vazamento de documentos recente revela algumas informações sobre os futuros processadores AMD Ryzen Threadripper baseados na arquitetura Zen3.

Capturas de tela compartilhadas pelo site WCCFTech mostram a existência de três versões para a plataforma HEDT TRX40 e cinco para a variante workstation, além das dimensões de cada chip da AMD.

Os três primeiros, que devem receber o nome Ryzen Threadripper 5000, serão o 5990X, com 64 núcleos e 128 threads; o 5970X de 32 núcleos e 64 threads; e o Threadripper 5960X de 24 núcleos e 48 threads. O lançamento deve ocorrer em novembro deste ano.

Foto: WCCFTech
AMD
Foto: WCCFTech

Os processadores seguintes, os worskstation, se encaixam na categoria Threadripper Pro 5000 e tem como peça principal o modelo 5995WX, que vai oferecer 64 núcleos, 128 threads e suporte para memória DDR4.

O lançamento previsto é no primeiro trimestre de 2022. No entanto, os chips Pro são conhecidos por estarem disponíveis apenas em computadores vendidos montados. Isso quer dizer que as peças da AMD podem demorar um pouco mais para chegar ao varejo.

Embora as características do modelo sejam bastante semelhantes aos já existentes no mercado, o upgrade da arquitetura Zen2 para Zen3 significa um salto significativo em termos de desempenho.


Fonte: KaBuM