Tecnologia

Pixar lança “Out” e o 1º protagonista gay.

O famoso estúdio de animação Pixar lançou o ambicioso — e necessário — projeto SparkShorts em janeiro de 2018. O programa consiste em descobrir novos talentos dentro do próprio estúdio, já que com mais de 1.500 profissionais que lá trabalham, nem sempre todos têm a oportunidade de contar suas histórias, e somente os mesmos nomes estavam recebendo a chance de realizar seus projetos.

No programa SparkShorts, os criadores dispõem de seis meses e um orçamento limitado para concluir o projeto. Além disso, têm liberdade criativa para explorar assuntos mais adultos e pessoais, que não necessariamente refletem os curtas mais leves da Pixar.

Assistimos todos os 7 curtas lançados até agora, que culminou com o lançamento de “Out” dia 22 de maio na Disney+ — serviço de streaming que deve estrear no Brasil em novembro de 2020.

Pixar / SparkShorts Fase 1

Os três primeiros curtas do projeto foram primeiramente exibidos em agosto de 2018 na SIGGRAPH, uma das maiores convenções sobre tecnologia e computação gráfica dos Estados Unidos. Posteriormente, em fevereiro de 2019, os três curtas foram exibidos no grandioso El Capitan Theatre, onde a Pixar realiza a maioria das premières de seus longas-metragens.

Interior do teatro El Capitan, onde a Pixar faz a estreia de seus filmes.

Os três primeiros curtas deste incrível projeto da Pixar foram: “Purl“, “Smash and Grab” e “Kitbull“. Após a luxuosa estreia, os três curtam estrearam no YouTube. Confira abaixo os curtas na íntegra.

Purl

O 1º curta do projeto Pixar / SparkShorts, Purl, foi escrito e dirigido por Kristen Lester. O curta conta a história de Purl, um novelo de lã rosa humanoide que começa a trabalhar em uma grande corporação. Purl logo tem que se adaptar ao ambiente machista para ser notada. A diretora Kristen Lester relata que a ideia surgiu de suas próprias experiências em estúdios de animação, às vezes sendo a única mulher em um ambiente dominado por homens.

Confira o curta abaixo.

O curta foi recebido com muito entusiasmo, não somente pela sua alegoria ao feminismo, mas também por conter elementos dos clássicos filmes oitentistas “Como Eliminar Seu Chefe” e “Uma Secretária de Futuro“.

Smash and Grab

O 2º curta do projeto Pixar / SparkShorts, Smash and Grab, foi escrito e dirigido por Brian Larsen. É a história de 2 robôs que trabalham em um árido planeta, realizando a mesma tediosa tarefa, até que decidem se rebelar.

Confira o curta completo abaixo.

Smash and Grab recebeu comparações com o vencedor do Oscar “Wall-E“, porém, acredito que o curta pode ser considerado como uma versão mais leve dos curtas do projeto “Love, Death and Robots” da Netflix. É um curta com uma estética que não estamos acostumados a ver por parte do estúdio.

Kitbull

Nós já falamos de Kitbull na nossa cobertura do Oscar 2020, já que o curta foi indicado ao Oscar de Melhor Animação Curta. O 3º curta do projeto Pixar / Sparkshorts foi dirigido pela cineasta Rosana Sullivan e conta a história do encontro entre um destemido gatinho e um Pitbull. Confira o curta na íntegra abaixo.

O curta recebeu excelentes críticas, por tratar do delicado assunto de crueldade contra animais.

Pixar / SparkShorts Fase 2

Com o lançamento da plataforma de streamingDisney+ em novembro de 2019 para diversos países (excluindo o Brasil), a Pixar — que é uma empresa subsidiária da Disney — decidiu lançar os próximos títulos diretamente na plataforma. São eles: “Float“, Loop” e “Wind“. Confira os posters abaixo.