O serviço de transação instantânea PIX, criado pelo Banco Central do Brasil (BC), recebe na próxima semana BRAVO Beacon of Innovation Award pela inovação que a tecnologia representa. A cerimônia de premiação acontece na sexta-feira, dia 20 de outubro, em Miami, e será recebida em mãos pelo presidente do BC Roberto Campos Neto.
O BRAVO Business Awards é uma iniciativa do Council of the Americas (COA), uma organização que representa os mais diversos segmentos de atuação (bancos e finanças, serviços de consultoria, consumo de produtos, minas e energia, setor manufatureiro, mídia, tecnologia e transporte) e trabalha em prol do livre comércio entre as Américas.
Neste ano, a premiação celebra “os 28 anos de excelência e liderança nos setores público e privado da América Latina, ao mesmo tempo que reúne visionários e pioneiros empresariais de todos os setores e regiões geográficas”, descreve a própria instituição.
O grupo de homenageados de 2023, ainda de acordo com o COA, foi composto por profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de conhecimento e cujas criações serviram para “garantir um futuro mais próspero para a região”.
Além do prêmio de inovação garantido ao trabalho do BC, o grupo de homenageados deste ano é composto por outros três profissionais:
- BRAVO Hemispheric Leader of the Year: General Laura J. Richardson, comandante quatro estrelas do U.S. Southern Command (SOUTHCOM). A general é condecorada com quatro estrelas, o que representa a categoria mais alta na hierarquia militar do país, e é responsável pelo comando de um dos 11 grupos que compõem o Departamento de Defesa dos EUA e cujas atribuições incluem: fornecimento de planejamento de contingência, operações e cooperação em segurança para as áreas da América Central, América do Sul e Caribe (exceto comunidades, territórios e possessões dos EUA), além de garantir a defesa do Canal do Panamá.
- BRAVO Sustainability CEO of the Year: Francisco Ruiz-Tagle, CEO da gigante chilena de papel e celulosa CMPC.
- BRAVO Visionary Business Leader of the Year: Luis Miguel Castillo, chairman do Grupo Mariposa, multinacional guatemalteca de comidas e bebidas, com forte atuação LATAM.
Dentre os motivos que levaram o PIX a ser escolhido para receber o prêmio, o COA aponta que “desde o lançamento, há menos de três anos, o PIX tem tido um tremendo sucesso, sendo agora usado por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos, promovendo inclusão financeira no Brasil sem precedentes”.
Ainda segundo a entidade, o PIX foi responsável por uma transformação no ecossistema de serviços financeiros brasileiro, “liderando os pagamentos no setor de varejo e reduzindo o desafios associados aos pagamentos e transferência de dinheiro”.
A linha do tempo do PIX
O PIX é uma plataforma de pagamentos instantâneos criado pelo BC em 2019, com início das operações de forma limitada (período de testes restrito) iniciada em 3 de novembro e, posteriormente, com operação total concluída em 16 novembro de 2020.
Desde então, a tecnologia ganhou não apenas aprimoramentos e novas funcionalidades, como também passou a chamar atenção de grandes instituições internacionais, por conta da disrupção promovida no mercado nacional.
O PIX, hoje, assume uma posição de exemplo mundial, tendo recorrentemente servido de modelo para bancos centrais da região da América Latina e de outras partes do mundo, que tentam replicar iniciativas similares em seus respectivos mercados — como os Estados Unidos, com a plataforma FedNow.
Leia também:[Retrospectiva 2021] 10 principais acontecimentos do PIX
Além da premiação estadunidense, o PIX também recebeu recentemente um reconhecimento dentro da própria administração pública brasileira. Durante o 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão, o serviço de pagamento instantâneo do BC foi vencedor da premiação geral — o que levou o Banco Central a ser considerado o ‘órgão mais inovador do Brasil em 2023’ —, além de o próprio PIX ter ficado em 1º lugar na categoria Ministério e Órgãos Federais.
Na próxima quinta-feira, dia 18 de outubro, a plataforma irá receber mais um prêmio, desta vez em São Paulo. Durante o Prêmio Bandnews de “Marcas Mais Admiradas do Brasil”, o PIX ficou em primeiro lugar na categoria “Pagamentos”. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também participará da cerimônia para receber o prêmio.
Aceitas PIX?
O meme, encabeçado pelo jornalista e influenciador esportivo Casimiro (ou Cazé, como é carinhosamente chamado pelo público), representa não apenas a personalidade debochada do streamer, mas resume bem uma das frases mais ditas pelos brasileiros nos últimos meses quando o assunto é transferências e pagamentos rápidos.
Não à toa: a popularidade e praticidade que o PIX representou para muitos brasileiros se evidencia nos números alcançados dentro de três anos de operação.
No primeiro ano de operação, a adesão ao serviço já foi bastante ampla. De acordo com levantamento realizado no final de 2021 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae, o PIX se consolidou como o segundo pagamento mais utilizados por consumidores brasileiros à época do estudo, respondendo por 70% da preferência dos consumidores brasileiros. Dentre as demais modalidades de pagamento mais usadas, o PIX perdeu apenas para dinheiro vivo, que ainda representava 71% das transações.
Em dezembro de 2021, as estatísticas de transações divulgadas pelo Banco Central apontavam para um total de 1.442.212 transações liquidadas utilizando a tecnologia, considerando ambas as quantidades registradas mensalmente no SPI (sigla para Sistema de Pagamentos Instantâneos) e fora do SPI (que abrange transações liquidadas nos livros dos bancos participantes e que abarca também as ordens de pagamento efetuadas e devoluções no período).
Se consideradas apenas as transações de ordens de pagamento e devoluções no período, ou seja, as transações que foram efetivamente realizadas, o número permanece alto: 1.224.401.
No ano seguinte, em 2022, outra edição do mesmo levantamento (da CNDL, SPC Brasil e Sebrae) registrou a coroação da plataforma do BC: o PIX passa a ser preferência de 67% dos consumidores brasileiros, registrando o equivalente a um crescimento de 27 pontos percentuais comparado a 2021. Dinheiro ficou em último lugar no ranking, com 22%, antecedido por cartão de débito (42%) e cartão de crédito (35%).
A preferência pelo PIX foi justificada pelos respondentes pelo motivo rapidez e praticidade (62% dos respondentes), seguido pelos fatores transferência instantânea (49%) e não pagamento de taxas e tarifas (32%).
A título de comparação, em dezembro de 2022 o Banco Central contabilizou 2.423.165 transações via PIX (quantidade SPI). Já em setembro de 2023, o número ultrapassou a casa do trilhão, tendo registrado 3.351.056 transações dentro do SPI.
Créditos: TecMasters