Tecnologia

Periféricos e notebooks de altíssima qualidade no segmento gamer da ASUS

Notebooks gamers de alta performance e periféricos com acabamento premium foram os maiores destaques da ROG na CES 2021

Ao invés de optarem por uma conferência tradicional, com um apresentador sobre o palco, a ASUS ROG na CES 2021 criou um vídeo de apresentações especial. Nele, o espectador é convidado a se sentir na pele do protagonista “X”, que integra um ambiente novo do jogo disponibilizado pela fabricante de produtos gamer.

O jogo em questão, ROG CITADEL XV (disponível de graça na Steam) tem atmosfera futurista e transmite muito bem o clima de inovação da ROG em sua lista extensa de anúncios. Por mais que o nome do protagonista (de uma letra só) e os ambientes sci-fi lembrem um famoso game do ano passado, a bola da vez com a ROG é o anúncio do que esperar em 2021. A seguir, te contamos os principais destaques.

Teclado ROG Claymore II

A ROG na CES trouxe uma atualização sem igual ao portfólio de periféricos gamers (Reprodução)

Em versão repaginada do lançamento de 2016, o teclado ROG Claymore II tem conexão sem fio e se destaca por seu numpad removível, que pode ser acoplado tanto no lado esquerdo, como no direito. No topo desta seção, são 4 teclas customizáveis e pode-se ainda atribuir macros às teclas numéricas.

Na precisão de toques, há ponto de atuação de apenas 1.5 milímetros, o que é consideravelmente mais rápido que teclados meânicos tradicionais (graças ao ROG RX Optical Mechanical Switches). As teclas são compostas pela linha de blue switches da ROG, mais consistente, se comparado aos comuns.

Lembrando que o ROG Claymore II pode ser utilizado via USB-C ou dongle 2.5 GHz. Devido à capacidade de 4000 mAh da bateria, você dispõe de 40 horas de jogo com uma única carga. Com o fast charge integrado, são 30 minutos carregando para 18 horas de uso. Em resumo, em todos os aspectos (táteis e de precisão mínima) estão presentes no poderoso teclado sem fio apresentado pela ROG na CES.

Mouse ROG Gladius III

ROG na CES Mouse ROG Gladius III
Detalhes mínimos são um ponto de destaque no mouse apresnetado pela ROG na CES (Reprodução)

O mouse sem fio ROG Gladius III conta com modo triplo de conexão, por cabo USB, Bluetooth ou RF de 2.4 GHz, trazendo zero latência para os seus jogos. Ele possui peso de somente 89g, mais leve que a geração anterior, e um sensor de 19,000 dpi para movimentos precisos.

Na lateral, há um acabamento RGB discreto (iluminado com cores personalizáveis) e, por dentro, temos a tecnologia Push-Fit Socket II, como explica a ASUS: “para variar a resistência dos cliques e aumentar o tempo de vida do mouse“. São 3 pinos mecânicos e 5 pinos ópticos (micro switch) para se adequar às suas preferências. Ademais, vale mencionar que são duas versões, sendo uma com e uma sem fio.

Monitor ROG Swift PG32UQ

ROG na CES Monitor ROG Swift PG32UQ
Monitor de 4K é praticamente visto como intermediário junto às altíssimas novidades da ROG na CES (Reprodução)

Ao longo da linha da ROG na CES, há garantia de taxa de atualização variável, modo de baixa latência, resolução 4K rodando a 120Hz e o já popular HDMI 2.1. O ROG Swift PG32UQ por sua vez traz painel IPS com taxa de atualização 144Hz em uma tela de tela de 32 polegadas. Seu tempo de resposta de 1ms é perfeito para jogos competitivos de e-sports.

Além disso, ele tem suporte ao G-Sync e a exclusiva função Variable Overdrive, para evitar efeito ghosting. Em termos de aperfeiçoar o visual, o ROG Swift PG32UQ traz ainda a tecnologia ELMB Sync para eliminar borrões. Por contar com DisplayHDR 600, vemos um sinônimo de qualidade e contraste altíssimos. Falando de conectividade, na parte de trás temos entradas para Display Port 1.4 e dupla de HDMI 2.1. Além dele, há também os modelois TUF Gaming 4K (28 polegadas) e o ROG Strix (43 polegadas), ambos com HDMI 2.1

Notebooks

A linha de notebooks da ROG na CES traz gráficos a partir da série NVIDIA RTX 30 e também o CPU AMD Ryzen 5000. Com um novo design de ventoinhas, o fluxo de ar é mais eficiente e com menos ruídos (além do inteligente sistema de auto-limpeza). Os laptops contam com sistema de som Dolby Atmos de som surround virtual, redução de ruídos para fala e para áudio.

Os displays seguem cinco linhas principais: de 14 polegadas FHD à 144Hz, 14 polegadas WQHD à 120 Hz, WQHD à 165 Hz, o 4K de 120Hz e o novíssimo FHD de 360Hz, o primeiro do mercado, com tempo de resposta de 3 milissegundos. O primeiro a ter as novas tecnologias é o ROG Strix Scar 17, notebook que está “mais atlético do que nunca“, focado aos fãs de jogos de e-sports.

ROG na CES: Periféricos e notebooks de altíssima qualidade no segmento gamer da ASUS
Carcaça cheia de estilo e design de microfuros: somente com a linha de notebooks da ROG na CES (Reprodução)

Responsivo, ele traz um teclado mecânico óptico de 0.2 ms de resposta, sendo equipado com uma RTX 3080 com Dynamic Boost, que traz potência gráfica de 130W, e o processador Ryzen 9 5900HX. Curiosamente, parte da carcaça pode ser trocada (eles chamam de armor caps), e no interior vemos o pouco comum design de deck transparente.

A família Strix G vem em três opções diferentes: electro punk, eclipse gray e original black. Há bateria de 90Wh, que possibilita até 11 hora de reprodução de vídeos, e todos são carregados com o adaptador USB-C para até 100W de potência.

ROG na CES: Periféricos e notebooks de altíssima qualidade no segmento gamer da ASUS
Zephyrus Duo 15, com tela dupla, alinha estilo à eficiência (Reprodução)

O Zephyrus Duo 15 é uma edição especial com uma segunda tela, logo abaixo da principal, que fica inclinada ao abri-lo e resulta em melhor fluxo de ar. No interior temos gráficos da GeForce RTX 3080 e um processador Ryzen 9 5900HX. Sua tela é 4K à 120Hz (com Adobe 100% RGB) para visual cinemático e jogatina otimizada, ou uma opção FHD de 300Hz com tempo de resposta de só 3 ms.

Também anunciado pela ROG na CES, o Zephyrus G15, traz todo o poder de RTX 3080 e um Ryzen 9 5900HS. Na carcaça, são mais de 8 mil pontos perfurados, para otimizar a ventilação e deixar o design mais chamativo. O touchpad é de vidro, ele tem pintura fosca nas teclas (e em toda a parte interior) e um microfone 3D integrado, multidirecional. De quebra, são 3 duplas de alto-falantes, com o chamado “Dual Force-Canceling Woofers”, para baixo gravíssimo. A bateria é de 90Wh e resulta em cerca de 13 horas de reprodução de vídeos. A tela é de resolução 1440p e frequência de 165Hz.

ROG na CES: Periféricos e notebooks de altíssima qualidade no segmento gamer da ASUS
Dupla de microfones e seis alto-falantes. Especificações técnicas de destaque com a ROG na CES! (Reprodução)

Opcionalmente, uma versão mais compacta relevada pela ROG na CES foi o ROG Zephyrus G14, que tem uma RTX 3060, CPU Ryzen 9 5900HS e display de 14 polegadas que vai até 1440p à 120Hz. Na tampa, há a curiosa adição de uma animação de LED logo abaixo da perfuração tradicional similar ao G15.

Uma opção ainda menor é o ROG Flow X13, que pesa 1.3kg e tem apenas 15mm de espessura. Dentro dele, uma GTX 1650 e uma CPU Ryzen 9 5980HS proporcionam jogatina suprema. A tela de 13 polegadas tem opções de 4K ou FHD (proporção 16:10) e também é touch, com alto ângulo de rotação e revestimento de Gorilla Glass. Por isso, o notebook atua ainda como tablet, para os interessados no mundo de criação e design. A bateria, por sua vez, dura até 10 horas em reprodução de vídeo.

ROG na CES: Periféricos e notebooks de altíssima qualidade no segmento gamer da ASUS
O ROG Flow X13 pode virar um tablet de maneira prática, resultando em um “2-em-1 gamer” de alto padrão pela ROG na CES (Reprodução)

De prontidão, uma solução aos que querem mais potência com maior mobilidade ficarão satisfeitos com o XG Mobile, uma opção que integra uma GeForce RTX 3080 ao computador, também com um adaptador de 280W. A GPU pode chegar a até 1810MHz (150W) com o software ROG Boost, entregando clock necessário para sua jogatina. Junto do Flow X13, o design combina e a performance também.

Curtiu as prinipais novidades da ASUS ROG na CES 2021? Acompanhe o Showmetech para nossa cobertura exclusiva da CES 2021. Conte para a gente nos comentários!