Negócios

Película no telhado promete substituir ar-condicionado

O Brasil está passando por um dos verões mais quentes da história, e muita gente gostaria de andar com um ar-condicionado acoplado ao corpo nestes dias.

Em casa, muita gente ainda não conta com o aparelho e sofre com o calor, principalmente para dormir ou nos cômodos em que não há ar-condicionado.

Para a alegria de muitos, surgiu uma alternativa acessível e ainda por cima sustentável. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), Ronggui Yang e Xiabo Yin, que criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica.

A película filtra os raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra, fazendo com que a casa fique refrigerada. O material utilizado é um polimetilpentano, um plástico transparente encontrado no comércio e com adição de pedrinhas de vidro. Revestido com prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

Quando a película é colocada sobre um telhado, o lado prateado fica do lado de baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento do ambiente. Além do mais, o calor interno também é liberado para a atmosfera.

O poder de refrigeração da película chega aos 93 watts por metro quadrado.

À noite, de acordo com os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.

 

Share Button