Geek

Patrocinado por Gran Turismo, Igor Fraga é campeão em categoria de acesso à F1

Escrito por Paulo Carmino

Representando o Brasil, o Japão e a série Gran Turismo, o brasileiro Igor Fraga conquistou o Grande Prêmio da Nova Zelândia e se tornou campeão da Toyota Racing Series, campeonato de monoposto mais importante fora das temporadas da FIA.

Fraga, de 21 anos, conquistou o título após vencer quatro corridas na temporada, incluindo a final no circuito Chris Amon, em Manfeild, Nova Zelândia. A Toyota Racing Series é disputada em cinco rodadas triplas, sendo que em cada etapa há uma corrida com grid invertido, quando os líderes largam da metade do grid.

O Grande Prêmio da Nova Zelândia é uma das duas corridas fora da Fórmula 1 autorizadas pela FIA a usar o nome Grande Prêmio. A outra é o Grande Prêmio de Macau da Fórmula 3.

A Toyota Racing Series dá pontos para a Superlicença e costuma ser uma rota para pilotos da Fórmula 1. Nos últimos anos consagrou campeões como Lando Norris (2016) e Lance Stroll (2015). Daniil Kvyat, atual piloto da Alpha-Tauri na F1, disputou o campeonato em 2011 e terminou em quinto lugar.

No Grande Prêmio da Nova Zelândia, a última corrida disputada na madrugada deste domingo, Fraga largou na pole, à frente de outro brasileiro, Caio Collet, e de seu principal rival no campeonato, o neo-zelandês Liam Lawson, piloto do Red Bull Junior Team, e segurou a posição até a bandeira quadriculada.

Fraga nasceu no Japão, onde disputou campeonatos de kart quando criança, e mudou-se para o Brasil aos 12 anos. Sem recursos financeiros para se manter nas competições do mundo real, o piloto decidiu focar sua carreira no automobilismo virtual, onde se tornou o primeiro campeão da Copa das Nações de Gran Turismo Sport e conquistou a simpatia de Kazunori Yamauchi, criador da série, que decidiu patrocinar sua carreira no automobilismo real desde 2019.

Com o carro estampando a marca Gran Turismo, o brasileiro disputou a F3 Regional Europeia de 2019, outra categoria de acesso à F1. Fraga correu pela RP Motorsport, uma equipe média da categoria, e terminou o campeonato em terceiro, ficando atrás apenas de dois dos três pilotos da Prema Powerteam, equipe júnior da Ferrari, que conta com maiores investimentos e costuma dominar a série.

Em 2020, Fraga vai correr na FIA Fórmula 3 pela Charouz Racing System, tendo como companheiro de equipe David Schumacher, sobrinho do heptacampeão. O brasileiro ainda pretende participar do campeonato de Gran Turismo Sport sancionado pela FIA, embora não tenha participado da primeira etapa presencial, que aconteceu também neste final de semana na Austrália.

Gran Turismo Sport está disponível para o PlayStation 4 e pode ser um dos primeiros jogos portados para o PlayStation 5.

Sobre o Autor

Paulo Carmino