Tecnologia

Os serviços de streaming que bem que podiam estar disponíveis no Brasil

Escrito por Paulo Carmino

Sim, o Netflix é incrível, mas não seria maravilhoso se todos essaes serviços de streaming também estivessem disponíveis no Brasil?

Os serviços de streaming somam uma parcela considerável do entretenimento mundial. No Brasil, não poderia ser diferente: somente a Netflix já ultrapassou a audiência de canais da rede aberta como Record e SBT. Os números podem ser ainda mais astronômicos quando os serviços de streaming de vídeo da Apple e Disney finalmente debutarem em solo brasileiro.

Agora observamos o segundo movimento dessa indústria: o surgimento de plataformas de nicho, que buscam suprir a necessidade de certos tipos de público. É o que acontece com o Crunchyroll, por exemplo, um dos serviços de streaming voltado aos animes. Mas ele é um dos poucos casos nichados disponíveis no Brasil. Assim como ele, existem muitos outros serviços de streaming, para todos os tipos de gosto que bem que podiam estar disponíveis por aqui.

Serviço de streaming é exclusivo para o público que curte animes

E é nesse misto de angústia, revolta e inveja que decidimos selecionar os serviços de streaming que, segundo a nossa singela opinião, bem que poderiam dar uma chance e desembarcar de vez em nossos smartphones, laptops e televisores.

Uma breve história dos serviços de streaming

Tão intrínsecos no nosso imaginário atualmente que parecemos nos esquecer que os serviços de streaming são recentes. A tecnologia, por sua vez, não o é. Pelo contrário, ela já está por aí desde a década de 90, mas, dada a qualidade das conexões na web, era difícil estabelecer e manter um carregamento instantâneo.

Hoje, isso não é mais um problema. Mesmo os dados móveis dão conta do recado suficientemente bem, o que garante entretenimento de fácil acesso. Com a chegada do Wi-Fi 6 e o 5G, as coisas vão ficar ainda mais fáceis.

O que resta a fazer é aproveitar e, de quebra, reclamar para que outras empresas passem a enxergar o Brasil como um público a ser considerado e desembarquem seus serviços de streaming por aqui. Estas são as nossas escolhas:

DC Universe

Serviços de streaming nichados são populares
O catálogo perfeito caso você seja um DCnauta, ou se você é fã de quadrinhos

Nada mais justo que começar com este serviço que tem tudo para fazer a cabeça do geek. Independente se você é um Marvete ou DCnauta, a DC Universe é um must para todo fã de quadrinhos. Isso porque a Warner decidiu, por que não, capitalizar com todo o seu vasto catálogo, incluindo os braços DC Comics, DC Entertainment e WarnerMedia em um só lugar.

Tem todos os filmes clássicos, de Burton a Nolan, além das animações imperdíveis como Liga da Justiça e Batman Animated. Vale lembrar que além disso tudo, há um vasto catálogo de quadrinhos disponíveis, ideal para uma leitura ou quem sabe uma releitura, não é mesmo?

Existem alguns títulos do catálogos disponíveis na Netflix, a exemplo de Teen Titans Go!, mas, sejamos sinceros, não há nada melhor do que ter em sua disposição todo uma seção de uma das empresas que revolucionaram o mundo das HQs.

Criterion Channel

Serviços de Streaming são populares
Criterion Channel é um dos serviços de streaming dos amantes do cinema e dos astros de cinema também

Este aqui é um dos serviços de streaming para todos os amantes do cinema. E o que ele entrega é uma vasto catálogo na tentativa de documentar a toda uma indústria de entretenimento. Há títulos clássicos, cults e alternativos, então todos os fãs serão contemplados e, ainda, permitir a melhor das experiências imersivas.

A iniciativa surgiu de uma parceria com a FilmStruck e, para se ter ideia da responsa, quando este encerrou suas atividades por um período de tempo, causou uma verdadeiro rebuliço em Hollywood. Pessoas como Martin Scorcese, Leonardo DiCaprio, Steven Spielberg e Guillermo del Toro fizeram literalmente uma petição pedindo para que a WarnerMedia considerasse sua decisão e trazer o serviço de volta.

O resultado? Não somente seu retorno em definitivo como também um item de desejo em nossa lista.

Kocowa TV

Kocowa é um dos mais pedidos pra virem ao Brasil
Com o boom do Kpop no mundo, a demanda por conteúdo asiática também cresceu

Não há dúvidas que, com o sucesso de Kpop mundo afora, a demanda por conteúdo asiático cresceu junto com ele – basta dar uma olhada no catálogo do Netflix e ver a quantidade de doramas (as chamadas novelas coreanas, japonesas ou chinesas) que estão sendo incluídas todos os dias. E, mesmo assim, o fluxo de captação de um dos maiores serviços de streaming não consegue dar conta da demanda do seu público.

Para se ter ideia, um dos serviços de streaming disponíveis no Brasil voltado para este nicho, o Drama Fever, fechou as portas em definitivo, deixando muitos fãs sem uma oportunidade de consumir conteúdo sem partir para a pirataria. O resultado? Uma petição online para que o Kocowa, um dos serviços de streaming com o catálogo mais completo do segmento considere sua colocação no mercado brasileiro.

Por enquanto a empresa, que possui parceria com três canais coreanos, a SBS, KBS e MBC, não mostrou resposta a tal comoção, mas, se depender do público, sua vinda é aguardada com muitas expectativas. 

Revry

Reepresentatividade Importa
O Revry é um dos primeiros serviços de streaming com catálogo totalmente voltado ao público queer

Nós já comentamos deste serviço por aqui, mas relembrar é viver e batemos o pé: o Revry é aquele tipo de plataforma obrigatória no mundo todo. Por quê? Por trazer representatividade e o mais completo catálogo voltado para o grupo LGBTQ+ do mundo.

São filmes, séries, documentários e reality shows que buscam promover representatividade para um público que por muito tempo foi negligenciado. E não pense que é só de séries americanas que vive este streaming. Há conteúdo de todos os cantos do mundo, tentando dar conta de todas as perspectivas. Há muitas vivências sendo retratadas aqui. E, o melhor de tudo, aliado a um processo de aceitação, cura e de comunidade.

Melhor do que isso somente se ele também estivesse disponível aqui no Brasil. Vem Revry! Nós precisamos de você!

Hulu

O catálogo do Hulu é um dos mais completos do mercado
Hulu é, com certeza, uma das plataformas de streaming mais populares

A pergunta que fica é: por que o Hulu ainda não está disponível no Brasil? Casa de tantas séries originais de sucesso tanto de público quanto de crítica, como The Handmaid’s Tale, fica difícil entender o que leva um dos serviços de streaming com mais estatuetas em premiações não se jogar de cabeça no fiel e apaixonado público brasileiro.

O que é uma pena, já que o Hulu, por sua vez, serve-se de uma fatia interessante do mercado dado as suas parcerias com empresas como Disney, da 21th Century Fox, da Comcast/NBC Universal e da AT&T/WarnerMedia.

Outro ponto a seu favor é que muito do conteúdo que não contempla a faixa etária de 18 anos da Disney ganha espaço no Hulu, que sai ganhando de todos os lados. O que nos resta é ficar nos questionando: por quê? Ou melhor: quando a Hulu vem para o Brasil de vez? 

O que achou da nossa lista? Quais serviços de streaming? Conta para gente nos comentários.

Sobre o Autor

Paulo Carmino