Negócios

Os 3 motivos maiores motivos para você não começar um negócio – Por Bruno Perin

Desta vez resolvi pegar a via contrária. Há um bom tempo escrevendo sobre sacadas, dicas, sugestões e tudo mais para estimular as pessoas a seguir uma jornada Empreendedora de Alto Impacto, com ideias diferenciadas, hoje resolvi apresentar os motivos do caminho oposto.

Comecei a pensar, “ok, quem então não deveria pensar em começar um negócio”, porque, sinceramente, com o passar de tantos anos ajudando no fomento das Startups, sempre acreditei que a grande maioria das pessoas pode empreender, e que existe efetivamente um jeito para todos aqueles que querem.

Porém, hoje parei e pensei um pouco sobre por quais razões uma pessoa não deveria considerar iniciar um negócio neste momento.

NÃO GOSTA DE AVENTURAS

Eis um fato, vai ter risco. Não importa o quanto você estude os melhores livros, as instituições, faça cursos maravilhosos de Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups), gestão de negócios e o que mais for, não tem jeito de fazer um planejamento perfeito, consequentemente será arriscado.

Por mais que você acredite que seu emprego é totalmente seguro, ele não é, mas no empreendedorismo uma certeza existe, o risco é maior. Se você tem uma aversão, passa mal, suas entranhas gritam para fora quando algo de inesperado pode acontecer… sim, pode não ser a sua jornada essa de novos negócios.

GOSTA DE HORÁRIOS MUITO REGRADOS

Em uma empresa que você trabalha ou cargo público o horário de entrada e saída é um divisor de águas da rotina. Você gosta de ser organizado e saber como seu dia vai ser, e muito raramente terá que ficar a mais no trabalho por alguma emergência. Já no empreendedorismo o inverso é a regra.

Você quase nunca terá um horário bem definido, muitas coisas acontecem e você precisará resolver em horários que não gostaria. Claro que estamos falando das pessoas que estão lutando para o negócio dar certo, pois aquelas que seguem um horário determinado de trabalho apenas comercial estão fadadas à falência. Não adianta, empreendedoras e empreendedores ralam mais e no início tem seus horários muito loucos… Isso parece uma tormenta para você, o filme de terror que lhe tira o sono? Bom, o Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) pode não ser sua praia.

TEM PÂNICO DE PROBLEMAS

Problemas estão por toda a parte, não importa qual seja o seu trabalho, você certamente os têm. A questão é que em um trabalho específico, com chefe, equipe e tudo mais, você tende a conhecer as possibilidades de erros e sabe lidar com a maioria delas.

Já no empreendedorismo os problemas são expandidos a territórios desconhecidos, eles acontecem em diversas áreas, com fornecedores, clientes e surgem em mais quantidade. Claro, que você está fazendo algo que gosta, criando um negócio seu e às vezes os problemas não a afetam tanto, mas ainda assim eles vêm em grande quantidade. Desta forma se você tem quase uma fobia por problemas é melhor ficar um pouco longe do empreendedorismo.

Perceba que aqui a ideia era apresentar para você 3 motivos claros que podem lhe fazer não escolher ir para o Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups), no entanto, mesmo os três juntos às vezes não são páreos para uma vontade muito grande de resolver um problema.

Porém, nem todo mundo nasceu para ser empreendedora e empreendedor, o que faz parte, e é essa a graça, diferentes maneiras, diferentes gostos, diferentes sonhos, diferentes habilidades… Se você se identificou com alguns dos parâmetros, considere que pode não ser o seu momento, porém não se esconda caso surgir um sonho muito forte, pode valer a pena enfrentar um destes desafios.

Quando você escolhe empreender para alcançar o seu propósito é como se criasse uma estrada para buscar seu sonho ao invés de seguir por uma trilha já conhecida.

Este vídeo lhe ajudará a pensar sobre o fato de ter ou não uma boa ideia:

brunoBruno Perin
Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil.

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