Tecnologia

Os 25 melhores filmes sobre espaço de todos os tempos

Escrito por Paulo Carmino

Nossa lista de melhores filmes sobre espaço de todos os tempo engloba grandes clássicos do cinema e verdadeiros sucessos em bilheteria e crítica; veja a lista

Além de fronteira final, o espaço é um lugar onde ninguém pode ouvi-lo gritar e certamente um cenário sem limites que esmaga o ego de qualquer ser humano. Se uma história se desenrola no passado, no presente ou no futuro – em nossa própria galáxia ou em uma muito distante – o espaço é um ótimo cenário para o cinema. Por esse motivo, elaboramos uma lista que elege os 25 melhores filmes sobre espaço de toda a história do cinema.

O espaço e o cinema

Talvez um dos maiores atrativos do espaço como a temática mais forte do gênero da ficção-científica seja a sua escala, que o torna uma vitrine natural de efeitos especiais. E o mais importante, o vazio desumano do espaço força os personagens a enfrentar seus medos e dúvidas pessoais, ao mesmo tempo em que inspira questões existenciais e epistemológicas que nos fascinam a todos. Não é de admirar que Hollywood nunca pare de fazer filmes espaciais.

O espaço esconde muitos mistérios que o cinema não hesitou em explorar

Além disso, não é fácil fazer um filme com esse tipo de abordagem. Por mais que os efeitos especiais e a tecnologia auxiliem os roteiristas e diretores a transformar suas histórias em realidade é preciso habilidade para transmitir a mensagem correta ao público. Um filme recheado de visuais pode ser tão vazio em significado quanto é a vastidão do espaço.

Mas como selecionar os melhores títulos entre tantas obras? Os filmes escolhidos para essa lista levam em conta diversos fatores como bilheteria, impacto cultural, entre outros fatores. Não é uma tarefa de organização simples mas esperamos ter feito um bom trabalho na seleção de filmes que você vai conferir a seguir.

Perdido em Marte (2015)

Já se imaginou perdido no planeta vermelho?
Já se imaginou perdido no planeta vermelho?

Você já assistiu o filme “O Náufrago”, em que Tom Hanks fica preso em uma ilha deserta após a queda de seu avião? Se sim, saiba que o enredo de “Perdido em Marte” segue a mesma ideia, só que com nosso protagonista preso no planeta vermelho. O personagem de Matt Damon precisa utilizar todos seus conhecimentos em astro-física e botânica para sobreviver em uma estação especial na superfície de Marte enquanto espera pelo resgate.

Contato (1997)

"Contato" responde à pergunta: e se pudéssemos nos comunicar com outros seres pelo universo?
“Contato” responde à pergunta: e se pudéssemos nos comunicar com outros seres pelo universo?

Essa adaptação do livro homônimo de Carl Sagan trouxe uma história fantástica sobre comunicação com raças inteligentes no espaço para as telas do cinema. Além de uma dose certa de ciência para que leigos pudessem compreender como a comunicação funciona no espaço e nas distâncias estelares, o filme tem ares de mistério, atuações ótimas de Jodie Foster e Mathew McGonaugh e efeitos visuais incríveis. O melhor de tudo é o questionamento que o final do filme deixa em seus espectadores. Estamos realmente sozinhos no universo?

Gattaca (1997)

"Gattaca" nos mostra como seria uma sociedade em que cada humano é "fabricado"
“Gattaca” nos mostra como seria uma sociedade em que cada humano é “fabricado”

A engenharia genética é um ramo das ciências biológicas que estuda a manipulação do DNA, os blocos que constituem o mapa genético de cada ser vivo do planeta. Mas e se essa tecnologia fosse utilizada para criar humanos mais “perfeitos”? Essa é a ideia por trás de “Gattaca”. Tomando inspiração em clássicos da literatura como “Admirável Mundo Novo”, o filme mostra como seria uma sociedade em que cada humano pode ser “fabricado” e que somente os melhores de nossa raça recebem privilégios, como ir para o espaço, por exemplo.

Tropas Estelares (1997)

Preparado para enfrentar alienígenas monstruosos pelo espaço?
Preparado para enfrentar alienígenas monstruosos pelo espaço?

Imagine um futuro em que o sonho de todo o jovem é entrar para o serviço militar. Parece um vida interessante, não é mesmo? O problema é quando os recém-formados soldados precisam encarar insetos especiais gigantes como sua primeira missão. Apesar de a crítica não gostar da obra, “Tropas Estelares” já se tornou um filme do gênero cult, adorado por uma legião de fãs. Se você procura um filme no espaço que você pode assistir e se divertir, sem ter que levar a sério, essa batalha contra besouros e outras criaturas gigantes é sua melhor escolha.

Wall-E (2008)

A história do robô Wall-E emocionou muitas pessoas
A história do robô Wall-E emocionou muitas pessoas

Tão importante quanto o carisma do pequeno robô Wall-E seja a mensagem que essa obra-prima da Pixar passa sobre o perigoso futuro que reserva a humanidade se continuarmos no nosso ritmo de consumismo e descaso com o meio-ambiente. “Wall-E” possui poucas falas compreensíveis ao longo do filme, mas é incrível como fica fácil se apegar emocionalmente a esse robô que apenas quer apenas limpar tudo a sua volta e proteger sua companheira espacial, uma robô muito mais avançada chamada Eva.

Prometheus (2012)

"Prometheus" mostra que descobrir a origem da vida talvez não seja tão bom assim
“Prometheus” mostra que descobrir a origem da vida talvez não seja tão bom assim

Apesar de o filme gerar certa polêmica entre os fãs da franquia Alien por se tratar da primeira história da série, “Prometheus” levanta algumas questões filosóficas interessantes. Além de contar a origem da raça dos xenomorfos que causaram pesadelos a muitos espectadores décadas atrás, “Prometheus” explora as origens da humanidade. Talvez o filme não impressione tanto como outros dessa lista, mas ele certamente irá te deixar com algumas pulgas atrás da orelha depois de os créditos passarem pela tela.

Independence Day (1996)

Nem a Casa Branca escapa da destruição em "Independence Day"
Nem a Casa Branca escapa da destruição em “Independence Day”

Talvez esse seja o filme definitivo sobre invasão alienígena dos anos 1990. “Independence Day” tem tudo que um fã do gênero da ficção-científica poderia esperar de um filme de ação com seres extraterrestres: mistério, batalhas, lutas pela sobrevivência, a boa e velha luta do bem contra o mal, etc. O filme revolucionou os efeitos especiais para a época por conta das cenas de destruição em escala interplanetária que os alienígenas promovem nas principais metrópoles do globo. Além de assustadoras, as sequências em que as cidades são destruídas são impressionantes ainda hoje.

Planeta dos Macacos (1968)

E se os humanos não fosse mais a espécie dominante do planeta?
E se os humanos não fosse mais a espécie dominante do planeta?

Esqueça as continuações, os remakes ou reboots. Nenhuma outra adaptação para o cinema desse clássico de 1968 consegue superar o original. “Planeta dos Macacos” traz uma história inovadora ao inverter os papéis e colocar os macacos e outros símios como espécie dominante e os humanos sendo tratados como animais em um zoológico. A “cereja do bolo” dessa obra da ficção-científica fica por conta do surpreendente final que traz uma mensagem importante sobre o futuro da humanidade e deixa você com um gosto amargo na boca depois de os créditos rolarem.

Gravidade (2013)

Você já se imaginou à deriva pelo espaço?
Você já se imaginou à deriva pelo espaço?

Quase todos nós já sonhamos ir para o espaço, não é mesmo? O problema é que a realidade é bem menos confortável do que poderíamos imaginar. “Gravidade” mostra o que aconteceria se um astronauta ficasse à deriva pela órbita da Terra. A personagem de Sandra Bullock precisa utilizar com sabedoria seu suprimento limitado de oxigênio e tentar se acalmar enquanto busca uma forma de retornar a um local seguro para, quem sabe, conseguir retornar ao planeta. Um filme para deixar seus nervos à flor da pele enquanto a astronauta não toca em solo firme.

Planeta do Tesouro (2002)

Que tal embarcar por uma aventura especial em busca de um tesouro?
Que tal embarcar por uma aventura especial em busca de um tesouro?

Esse é um dos filmes mais subestimados e poucos conhecidos já feitos pelos estúdios Disney. Rendendo pouco na bilheteria e no lançamento em vídeo, “Planeta do Tesouro” é uma joia rara das antigas animações feitas à mão combinada com efeitos visuais computadorizados. O filme é uma adaptação da clássica história “A Ilha do Tesouro”, mas com um toque certo de ficção-científica, ação e um elenco de personagens cativantes que constroem uma história excitante e emocionante de heróis e vilões em busca de um tesouro do tamanho de um planeta!

Star Trek (2009)

O Capitão Kirk e seu companheiro Spock estão de volta
O Capitão Kirk e seu companheiro Spock estão de volta

Com uma base de fãs tão grande quanto a de Star Wars, “Star Trek” (mais conhecido como “Jornada nas estrelas” pelos brasileiros) aguardava um diretor que pudesse trazer para os tempos atuais toda a aventura especial cheia de surpresas e emoção que a série e filmes originais foram capazes de proporcionais. Foi assim que em 2009 J. J. Abrhams trouxe para as telas do cinema a história da nave Enterprise e sua tripulação que explorava os mistérios do universo com um show de ação e visuais de tirar o fôlego.

Lunar (2009)

O que você faria se sua missão na Lua não fosse aquilo que você sempre pensou que seria?
O que você faria se sua missão na Lua não fosse aquilo que você sempre pensou que seria?

Imagine que você é o único habitante de uma estação lunar e que precisa fazer a mesma rotina todo o dia porque, afinal de contas, é sua missão. À primeira vista a trama de “Lunar” pode parecer simplista e cheia de clichês até mesmo no robô que acompanha o protagonista para todos os lugares e é seu único companheiro (ao mesmo estilo de HAL 9000 de “2001”, só que sem a parte psicopata). O trunfo do filme fica no brilhante “plot twist” que ele guarda no final da trama e que deixa você com vários detalhes para ficar pensando.

O Quinto Elemento (1997)

"O Quinto Elemento" tem de tudo: alienígenas, batalhas e exploração especial
“O Quinto Elemento” tem de tudo: alienígenas, batalhas e exploração especial

Se você assistir “O Quinto Elemento” nos dias de hoje pode achar que o filme seja muito bobo ou cheio de clichês. Porém, esse é justamente o trunfo por detrás dessa obra: nunca se levar à sério demais. Contanto com efeitos visuais de ponta para a época, o filme é uma aventura espacial nos melhores moldes dos clássicos do gênero: uma mocinha alienígena, um pilantra anti-herói, uma força maléfica implacável e tudo isso empacotado com uma boa dose de ação e comédia para criar a velha e boa história do bem contra o mal.

O Vingador do Futuro (1990)

Arnold vai embarcar em uma aventura para libertar Marte da opressão
Arnold vai embarcar em uma aventura para libertar Marte da opressão

Junte Arnold Schawrznegger, uma história recheada de ação e efeitos visuais de última geração para a época dos anos 1990. O que você tem? Simplesmente um dos melhores filmes de ação no espaço (em Marte, para ser mais exato) que consegue misturar elementos de ficção-científica nessa mistura maluca de uma forma espetacular. O filme pode exagerar em vários momentos na “liberdade científica” dele, mas mesmo assim não deixa de ser uma aventura recheada de adrenalina do início ao fim.

Armageddon (1998)

A Terra está sob a ameaça de um gigantesco asteróide e somente um time de perfuradores pode salvar o planeta
A Terra está sob a ameaça de um gigantesco asteróide e somente um time de perfuradores pode salvar o planeta

No final do segundo milênio, Hollywood sofria uma inundação de filmes de “Fim do Mundo”, fossem eles de ficção-científica como “Impacto Profundo” ou religiosos como “Fim dos Dias”. Dentre essa leva de produções, “Armageddon” se destaca por sua ação frenética, personagens cativantes e uma trama recheada de clichês que, quando não levados a sério, conseguem construir uma obra divertida e emocionante. Bruce Willis consegue criar o clima de adrenalina constante no filme que deixa o espectador na ponta de seu assento até o momento final em que a Terra é salva de uma ameaça espacial!

Heróis Fora de Órbita (1999)

Quem disse que fazer um show de ficção-científica era uma tarefa fácil?
Quem disse que fazer um show de ficção-científica era uma tarefa fácil?

Você acredita que se o elenco de “Jornadas nas Estrelas” fosse chamado para uma missão especial de verdade eles seriam capazes de enfrentar os desafios do espaço? É mais ou menos isso que acontece em “Heróis Fora de Órbita”. Os integrantes de uma série de sucesso de ficção-científica são confundidos por alienígenas como heróis de verdade e, a partir daí, uma sequência de ação e comédia une um elenco brilhante em um dos filmes com temática mais espacial mais engraçados dos últimos tempos.

Guardiões da Galáxia (2014)

Um grupo inusitado de heróis está pronto para salvar a galáxia
Um grupo inusitado de heróis está pronto para salvar a galáxia

Este filme reúne o melhor que o universo Marvel nos cinemas conseguiu criar em suas obras: um elenco de ótimos personagens, uma história interessante, ação e efeitos visuais de primeira linha e, o melhor de tudo, uma trilha sonora escolhida a dedo! Quem diria que iríamos nos afeiçoar tanto por um time de heróis tão improváveis quanto um que fosse composto de uma árvore falante e um guaximin louco por armas?

Avatar (2009)

Viaje até Pandora e descubra tudo que esse mundo fantástico tem a lhe oferecer
Viaje até Pandora e descubra tudo que esse mundo fantástico tem a lhe oferecer

Esse filme marcou o retorno do diretor James Cameron às telas do cinema. Mesmo que a trama da obra não seja inovadora, Cameron trouxe diversas novidades em termos de efeitos especiais. O filme utilizou dispositivos de captura de movimentos de alta qualidade para época, além de lentes e câmeras especiais para criar um efeito 3D que proporcionou uma experiência imersiva para todos os espectadores que puderam conferir esse blockbuster nos cinemas. Visuais estonteantes, ação do começo ao fim e uma bela lição sobre preservar a natureza e respeitar outras culturas são apenas alguns dos elementos que compõe essa história espacial.

Apolo 13 (1995)

Descubra como um fracasso tecnológico virou um dos maiores sucessos da NASA
Descubra como um fracasso tecnológico virou um dos maiores sucessos da NASA

Imagine um dos maiores desastres da história da viagem espacial mas que, graças a mente brilhantes da equipe da NASA e dos pilotos, resultou numa história com final feliz? “Apolo 13” conta de forma brilhante como uma das diversas missões americanas até a Lua sofreu um grave acidente e foi preciso muita coragem e agilidade para salvar a tripulação de astronautas. Imagine conseguir falar com calma “Houston, nós temos um problema” enquanto sua nave está com um sério defeito, na vastidão infinita do espaço.

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Uma odisseia cheia de visuais estonteantes, músicas belíssimas e uma história incrível lhe aguardam
Uma odisseia cheia de visuais estonteantes, músicas belíssimas e uma história incrível lhe aguardam

Talvez essa seja não apenas a obra-prima do diretor Stanley Kubrick mas também o melhor filme de ficção-científica da história do cinema. Baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke, “2001” mistura temas como vida extraterrestre, exploração espacial e inteligência artificial em uma aventura no espaço que leva o espectador da aurora da humanidade até os confins do universo. Destaque para o computador HAL 9000, um dos robôs mais geniais e psicopatas que já passaram pela tela do cinema.

Aliens (1986)

O perigo agora não é apenas um alienígena, mas vários que estão atrás de você
O perigo agora não é apenas um alienígena, mas vários que estão atrás de você

Aliens entrou para o disputado rol de “sequências que são tão boas ou até melhores que o original” – junto de filmes como “O Exterminador do Futuro 2” e “O Império Contra-Ataca”. Percebendo que James Cameron tinha um talento nato para o gênero da ficção-científica ao lançar o sucesso “O Exterminador do Futuro” em 1984, Ridley Scott decidiu que seria interessante ver como Cameron iria se sair ao continuar a história da tenente Ripley e os xenomorfos. O resultado é um dos melhores filmes de ação de todos os tempos que consegue intercalar emoção e terror de forma fantástica no vazio do espaço.

Alien (1979)

Cabe a tenente Ripley sobreviver e tentar destruir a criatura que matou toda a sua tripulação
Cabe a tenente Ripley sobreviver e tentar destruir a criatura que matou toda a sua tripulação

“No espaço, ninguém consegue ouvir seu grito.” Com uma premissa simples em que um grupo de astronautas responde a um chamado de resgate, logo essa missão se torna um pesadelo tenebroso no espaço. O “Alien” do título faz um jogo assustador de gato-e-rato com os outros 7 tripulantes da nave Nostromo enquanto são atacados pela criatura. Criando uma atmosfera claustrofóbica em que não há para onde escapar, o diretor Ridley Scott mostrou que era possível criar um filme de terror com uma temática espacial.

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

O filme é considerado por muitos fãs e críticos como o melhor título de toda a saga
O filme é considerado por muitos fãs e críticos como o melhor título de toda a saga

A segunda aventura da saga Star Wars a atingir a tela dos cinemas está para o filme original da mesma forma que “Aliens” está para “Alien”. Todas as características que fizeram um sucesso a jornada de Luke Skywalker e seus amigos contra o terrível Império Galático são levadas ao extremo nesse filme. “O Império Contra-Ataca” chegou para mostrar que a saga Star Wars era muito mais do que apenas um espetáculo de ficção-científica, mas sim uma história intergalática que iria marcar gerações para sempre.

Interestellar (2014)

Até onde a humanidade poderia chegar para buscar um novo lar?
Até onde a humanidade poderia chegar para buscar um novo lar?

Christopher Nolan é um diretor que sabe unir com maestria uma boa história com elementos de ficção-científica sob um elenco que é dirigido de forma quase impecável. “Interestellar” é considerado por muitos o “2001” dos tempos atuais. Seja pelos seus visuais impressionantes (e cientificamente muito precisos) ou pela sua história profunda e emocionante, o filme conta a jornada da humanidade em busca de um novo lar depois que a Terra se torna insustentável. Tudo isso com direito a um robô com design inovador, um buraco-negro gigante, viagens no tempo e muito mais.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

O primeiro Star Wars inaugurou uma nova era para o cinema com temática especial
O primeiro Star Wars inaugurou uma nova era para o cinema com temática especial

Não seria exagero dizer que o gênero da ficção-científica e a temática especial no cinema pode ser separada como “antes de Star Wars” e “depois de Star Wars“. A saga criada por George Lucas teve sua estreia em 1977 com um estouro de bilheteria e com uma história e visuais que iriam inspirar futuros cineastas até hoje. O mundo parou para acompanhar as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo e a Princesa Leia contra o terrível vilão Darth Vader em batalhas épicas e uma trama que, apesar de simples na superfície, escondia uma mitologia que iria perdurar até a atualidade.

Faltou algum filme nesta lista? Deixe nos comentários e ajude nossos leitores! E se você ainda não assistiu algum dos filmes citados nessa matéria, não perca tempo – são maravilhosos!

Sobre o Autor

Paulo Carmino