Tecnologia

Os 15 melhores jogos roguelike já produzidos

Os jogos Roguelike vêm ganhando o coração de uma nova geração de jogadores nos últimos tempos. Pensando nisso, fizemos uma lista com 15 jogos roguelike que vão te ajudar a conhecer mais as principais produções dessa categoria. Com certeza, o seu futuro roguelike favorito está listado aqui, mas antes, vamos entender quais são as principais características desse tipo de jogo?

Geralmente, jogos roguelike contam com a exploração de ambientes e com a coleta de riquezas ao longo do caminho que podem ser usadas para ajudar na jornada e evoluir personagens. Além disso, uma característica muito forte desse tipo de jogo é possuir cenários que se constroem aleatoriamente à medida que o jogador avança nas fases (os chamados procedurais), o que torna o progresso imprevisível. Entretanto, a característica que torna os games roguelike muito viciantes é a morte permanente, ou seja, quando o personagem morre precisa retornar ao início do jogo e cumprir toda a trajetória mais uma vez sem as habilidades adquiridas no progresso anterior.

Agora que você já sabe identificar um jogo roguelike, confira a nossa lista:

1 -The Binding of Isaac

Screenshot ilustrativo de the binding of isaac.
The Binding of Isaac faz foi lançado há muitos anos e continua sendo relevante. Imagem: (Edmund McMillen)

Nota no Metacritic: 84

The Binding of Isaac é um roguelike clássico lançado em 2011 que se mantém como um dos jogos mais interessantes da categoria. Ele conta com cenários assustadores e referências bíblicas para suas histórias. Esse jogo com certeza vai te fazer querer morrer e reviver quantas vezes forem necessárias para alcançar seus objetivos.

The Binding of Isaac está disponível para Microsoft Windows, Mac OS e Linux.

2 – Slay the Spire

Slay the Spire tem um enorme arsenal de cartas.

Nota no Metacritic: 89

Slay the Spire é um dos melhores roguelike da lista e se baseia na criação de decks de cartas e demanda do jogador muita estratégia. Embora ele não apresente uma variação de itens e inimigos tão grande quanto em outros jogos, há quatro classes de cartas principais e ainda te permite criar centenas de conjuntos poderosos para enfrentar seus oponentes.

Slay the Spire está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Cloud Gaming, Android, iOS, macOS, Mac OS e Mac OS Classic, Linux e Microsoft Windows.

3 – Hades

Hades apresentou o universo dos jogos roguelike para muitos jogadores.

Nota no Metacritic: 93

Hades é um jogo de 2020 responsável por aumentar significativamente o interesse do público por games roguelike. Nele, um semideus filho de Hades tenta salvar sua mãe e fugir do tártaro, adquirindo novas habilidades ao longo do jogo e voltando do zero quando morrer, como todo bom roguelike que se preze.

Hades está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One, Xbox Serie X,  Xbox Series S e Xbox Cloud Gaming, MacOS e macOS e Microsoft Windows.

4 – Enther the Gungeon

Nota no Metacritic: 84

Em Enter the Gungeon, o jogador precisa escolher um dos personagens disponíveis para entrar em um labirinto e enfrentar os inimigos com muitas sequências de tiros que podem ser imprevisíveis e te pegar desprevenido e sem uma habilidade para ajudar a sair ileso.

Enter the Gungeon está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, MacOS, Microsoft Windows, Linux, Google Stadia e Amazon Luna

5 – Spelunky e Spelunky 2

Spelunky 2 é um jogo agrada antigos e novos jogadores de roguelike.

Nota no Metacritic Spelunky: 90  | Spelunky 2: 91

No Spelunky lançado em 2008, o jogador controla um explorador de cavernas em busca de tesouros e, ocasionalmente, salva donzelas em perigo em um cenário bastante interativo e com visual retrô. Esse não é um jogo fácil, pois exige muita habilidade e vai te fazer morrer muitas vezes. Em 2020, foi lançado o Spelunky 2, que traz uma história muito parecida com o primeiro jogo, mas agora com experiência HD, obstáculos diferentes e novos desafios em um jogo maior.

Spelunky está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4 e PlayStation 3, Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation Vita e Mac OS. Já Spelunky 2 está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, Xbox Series X e Series S e Microsoft Windows.

6 – FTL: Faster Than Light

Screenchot ilustrativo de ftl: faster than light
Jogando FTL você se torna o capitão de uma espaçonave. (Imagem: Subset Games)

 Nota no Metacritic: 84

FTL é um roguelike tenso no qual você controla uma nave espacial enquanto explora a galáxia em um futuro distante e luta contra rebeldes precisando tomar decisões de vida ou morte que exigem muita estratégia e inteligência. FTL traz opções de customizações e conquistas, mas com certeza não é um jogo fácil.

FTL está disponível para iOS, macOS, Mac OS, Mac OS Classic, Microsoft Windows e Linux.

7 – Rogue Legacy 2

A progressão de Rogue Legacy é um dos pontos fortes do jogo.

Nota no Metacritic: 88

Rogue Legacy 2 foi lançado em 2022 e possui um visual muito bonito, com temática medieval, e cenários bastante variados. São 15 classes diferentes de personagens a serem escolhidos para enfrentar 6 chefes espalhados pelo mapa que, por sua vez, dão acesso ao chefe final. Com uma gameplay bastante divertida e desafiadora, esse é um roguelike que vai interessar tanto veteranos no estilo quando novatos que querem conhecê-lo melhor.

Rogue Legacy 2 está disponível para Xbox One, Xbox Series X e Series S e Microsoft Windows.

8 – Into the Brech

Into the Breach é um jogo desafiador.

Nota no Metacritic: 90

Em Into the Breach, o jogador luta em robôs gigantes contra Kaijus, criaturas enormes em um tempo passado. Ele é jogado em turnos e seus objetivos vão sendo determinados a cada missão. O cenário do jogo é simples e sua jogabilidade estimula o jogador a criar estratégias cada vez melhores para vencer os inimigos e completar os desafios.

Into the Breach está disponível para Nintendo Switch, Android, iOS, macOS, Microsoft Windows, Linux, Google Stadia, Mac OS e Mac OS Classic.

9 – Loop hero

Para jogar Loop Hero é preciso muita tática.

Nota no Metacritic: 82

Em Loop Hero, o personagem principal busca recuperar suas memórias apagadas para, assim, salvar o mundo. O jogo acontece em expedições nas quais o herói caminha por uma estrada circular e, durante o percurso, é possível alterar equipamentos ou o mapa utilizando cartas. No final de cada missão, é preciso enfrentar um chefe. Os elementos do jogo trazem muitas possibilidades de interação e descobri-las torna a jornada muito interessante.

Loop Hero está disponível para Nintendo Switch, Linux, Mac OS e macOS e Microsoft Windows.

10 – Risk of Rain 2

O tempo é fundamental em Risk of Rain 2.

Nota no Metacritic: 85

Risk of Rain 2 traz uma aventura em um planeta desconhecido onde o jogador vai enfrentar lagartos e besouros para encontrar o teletransporte que dá acesso ao chefe de cada mapa. Um ponto muito interessante é que o tempo é um elemento crucial para o jogo, pois quanto mais ele passa, mais difícil se torna e o jogador precisa decidir entre gastar tempo procurando itens e enfrentar uma chuva de projéteis, por exemplo, ou fugir mais rápido possível pelo teletransporte.

Risk of Rain 2 está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia e Microsoft Windows.

11 – Inscryption

Inscryption é dos mesmos criadores de Pony Island.

Nota no Metacritic: 85

Inscryption é um jogo que mistura o gênero roguelike com o uso de cartas. Cada evento que acontece ao longo do tabuleiro fortalece o seu deck. Ao longo do jogo, é preciso não só enfrentar batalhas usando essas cartas, mas também inimigos e puzzles que te permitem avançar em uma história bastante intrigante que vai conquistar quem gosta de se aprofundar em teorias e mensagens ocultas.

Inscryption está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, macOS, Mac OS,  Linux e Microsoft Windows.

12 – Vampire Survivors

Screenshot ilustrativo de vampire survivors.
Vampire Survivors pode lembrar Castlevania. (Imagem: Poncle)

Com um bom toque de terror, em Vampire Survivors é preciso sobreviver a uma noite enfrentando criaturas como esqueletos, múmias e morcegos utilizando as armas disponíveis de maneira estratégica, já que o personagem ataca “automaticamente” com as ferramentas escolhidas.

Vampire Survivors está disponível para Android, macOS, Mac OS,  Linux e Microsoft Windows.

13 – Darkest Dungeon

Darkest Dungeon é uma experiência de jogo tensa e assustadora.

Nota no Metacritic: 84

Também trazendo um ar assutador, em Darkest Dungeon o jogador precisa retornar para as terras amaldiçoadas de sua família e limpá-las de todo mal antes de resgatar os tesouros existentes. Tudo isso, utilizando aventureiros que precisam ser treinados na arte dos combates feitos em turnos.

Darkest Dungeon está disponível para Linux, Microsoft Windows, Nintendo Switch, macOS, PlayStation 4, iOS, Xbox One, PlayStation Vita, Mac OS e Mac OS Classic.

14 – Monster Train

Screenshot ilustrativo de monster train
Monster Train é um jogo de formação de deck (imagem: Good Shepherd Entertainment)

Nota no Metacritic: 86

Em Monster Train, o jogador tem como objetivo evitar que os inimigos destruam as carruagens e o cristal que está no último andar do comboio. Como em outros jogos roguelike, é preciso organizar com muita estratégia suas cartas, pois os embates se dão através delas. Tais batalhas geralmente são bastante complexas e obrigam o jogador a tentar várias e várias vezes até vencê-los.

Monster Train está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Cloud Gaming e Microsoft Windows.

15 – Returnal

Returnal combina combate, exploração e uma narrativa interessante.

Nota no Metacritic: 86

Returnal é um jogo de tiro em terceira pessoa que apresenta uma aventura extraterreste através do ponto de vista da astronauta Selene. O interessante dele é que a personagem se encontra em um loop temporal que envolve também o jogador enquanto conta com cenários imprevisíveis.

Returnal é exclusivo para PlayStation 5.

Fontes: Polygon, IGN, Happy, Gamespot.

Gostou desse conteúdo? Então achamos que você vai se gostar de conhecer todos os jogos que chegaram em agosto de 2022.