Tecnologia

Os 10 melhores apps de Realidade Aumentada

Escrito por Paulo Carmino

Confira nossa lista com os melhores apps de realidade aumentada para Android e iOS e entenda como essa tecnologia é importante!

A tecnologia de realidade aumentada (AR) é uma das provas de que já vivemos no futuro que sonhávamos há poucas décadas. Se você tem um celular Android ou iPhone (iOS), certamente já baixou experimentou algum app da categoria para impressionar os amigos.

Participou da febre do lançamento de Pokémon Go? Então ao menos um aplicativo de AR já instalou no celular. Mas o jogo dos monstros de bolso não é o único app de Android e iOS que utiliza da tecnologia como diferencial.

Quer entender na prática como os aplicativos de realidade aumentada funcionam? Então confira a lista abaixo com 10 das melhores opções para instalar no seu smartphone ou tablet!

Harry Potter: Wizards Unite

Depois de muitos anos de hegemonia dos Pokémon, outra franquia de peso também ingressou no universo dos jogos em realidade aumentada. Lançado em 2019, Harry Potter: Wizards Unite traz a magia da série para as ruas no mundo real.

O objetivo é usar magias para recolher itens mágicos que passaram a se comportar de maneira errática, para que o mundo da magia não seja exposto aos trouxas. Você fará isso como um legítimo bruxo da franquia: executando os movimentos da varinha na tela do celular.

Harry Potter: Wizards Unite está disponível gratuitamente para Android e iOS. Depois de baixá-lo, não deixe de conferir nosso guia com truques e dicas para mandar bem no jogo!

O mundo bruxo em realidade aumentada!

Civilisations AR

Se você tem interesse em história ou geografia, esse aplicativo da BBC é uma das opções mais indicadas entre os apps de realidade aumentada dessa lista. O Civilisations AR foi desenvolvido em parceria com museus ao redor do mundo para levar a experiência para a sua casa.

Nele, você poderá ver itens históricos como o capacete dos soldados da Grécia Antiga e sarcófagos egípcios como se fossem objetos de decoração da sua casa. Seu único defeito é estar disponível apenas em inglês.

O Civilisations AR da BBC está disponível de graça na Google Play Store.

O Civilisations AR foi desenvolvido em parceria com museus ao redor do mundo para levar a experiência para a sua casa
O Civilisations AR foi desenvolvido em parceria com museus ao redor do mundo para levar a experiência para a sua casa

DoodleLens

Um dos melhores apps de realidade aumentada para testar os limites da tecnologia. O DoodleLens transforma qualquer desenho em um adesivo AR, como no vídeo abaixo.

Para isso, basta fazer três coisas: desenhe em um pedaço de papel, abra o aplicativo e tire uma foto do desenho. A partir daí, o DoodleLens irá transformar seu desenho automaticamente, como se fosse mágica.

O aplicativo custa R$ 7,49 no Android e $2,49 para usuários de iPhone (iOS).

Star Chart

Prefere olhar para as estrelas e imaginar o futuro ao invés de vislumbrar relíquias do passado? Então o Star Chart pode ser a opção certa para você.

Com esse app AR, você pode localizar estrelas, planetas e todo tipo de corpo celestial já registrado. Vale notar que o registro não é nada humilde: cerca de 120.000 corpos celestiais estão cadastrados no banco de dados do aplicativo.

O melhor de tudo é que o Star Chart pode ser baixado de graça tanto no Android quanto no iPhone.

Mondly

Se aprender online nunca foi sua praia, o Mondly pode te surpreender. Feito para ensinar idiomas, o serviço aposta forte em usar a tecnologia para agradar seus alunos.

A novidade deles é a professora virtual, que usa a realidade aumentada para se projetar em sua tela, te passando as lições do dia. Apesar de não trazer novidades em relação às aulas propriamente ditas, digamos que essa funcionalidade traz algo de diferente para os serviços de ensino online.

O Mondly é um serviço de assinatura para quem quer aprender novos idiomas, mas o aplicativo está entre os melhores apps de realidade aumentada e pode ser baixado gratuitamente no Android e iOS.

melhores-apps-de-realidade-aumentada-mondly
O Mondly te ensina inglês em realidade aumentada

Just a Line

O Just a Line é um dos aplicativos mais criativos na tecnologia de realidade aumentada. Sua característica mais impressionante é a capacidade de sincronizar os apps em dois celulares, seja ele Android ou iPhone.

Você pode usar a tela de toque do seu smartphone para escrever mensagens ou fazer brincadeiras como o bom e velho jogo-da-velha. O que você desenhar na sua tela aparecerá na do outro celular pareado.

Por isso, não use o Just a Line sozinho! Baixe-o no seu Android ou iPhone e convide alguém para baixar e usar o app com você!

AR Smash Tanks!

Jogos como Pokémon Go e o próprio Harry Potter: Wizards Unite dependem que você saia de casa para conseguir progredir. O que acontece se sair não estiver nos planos?

Você pode jogar o AR Smash Tanks! Nele, você assume o comando de um tanque em miniatura, que aparecerá em cima de uma superfície plana por meio da tela do seu celular.

O objetivo é simples: destruir os adversários, que podem ser tanto operados pela máquina ou por quem tiver o jogo instalado perto de você
O objetivo é simples: destruir os adversários, que podem ser tanto operados pela máquina ou por quem tiver o jogo instalado perto de você

O objetivo é simples: destruir os adversários, que podem ser tanto operados pela máquina ou por quem tiver o jogo instalado perto de você.

AR Smash Tanks! pode ser comprado por R$ 4,99 no Google Play Store ou $0.99 na App Store.

WallaMe

Está dominando os melhores apps de realidade aumentada, mas gostaria de fazer parte de uma comunidade “exclusiva”? O WallaMe é um app perfeito para quem gosta de deixar mensagens secretas.

O aplicativo permite deixar uma mensagem em qualquer parede ou muro que passar. Quando outros usuários do app abrirem o WallaMe e apontarem a câmera para a mesma superfície, elas poderão ver a mensagem que deixou.

Pense no app como se permitisse fazer parte de algum jogo de espiões ou sociedade secreta com seus amigos. O WallaMe é grátis para usuários do Android e do iOS.

melhores-apps-de-realidade-aumentada-wallame
O WallaMe te permite deixar mensagens secretas que só quem tem o app poderá ver

Snapchat

Existem dois fatores que fizeram o Snapchat explodir. O primeiro foi a possibilidade de mandar mensagens que se autodestroem. Algum tempo depois, os seus stickers na tecnologia AR.

Sabe aquela máscara de cachorro ou o sticker que te transforma em bebê que gosta de postarem seus Stories? Ela só é possível por meio da realidade aumentada!

Por isso que não poderíamos deixar o Snapchat de fora dessa lista, mesmo que ele seja melhor categorizado como um aplicativo de mídias sociais.

O Snapchat iniciou a onda dos stories
O Snapchat iniciou a onda dos stories

Como quase todos os aplicativos do gênero, pode baixar e se cadastrar gratuitamente tanto no Android quanto no iPhone.

Lego AR Playgrounds

Podemos dizer que o Lego AR Playgrounds é uma combinação perfeita entre o brinquedo e a tecnologia. Esse aplicativo permite brincar de Lego de maneira virtual. Primeiro, aponte a câmera para uma superfície lisa.

Depois, você terá acesso às diversas peças do clássico brinquedo de montar. Basta posicioná-los na mesa e ir encaixando as pecinhas virtuais. Você também pode gravar todo o processo de montagem e salvar uma captura de tela das suas criações!

Você aponta para uma mesa vazia e pronto, dezenas de peças de Lego surgirão
Você aponta para uma mesa vazia e pronto, dezenas de peças de Lego surgirão

Por fim, a melhor novidade: não precisa catar as centenas de peças que ficariam espalhadas pelo chão na versão original!

O Lego AR Playgrounds é grátis para iOS.

Agora que terminamos de indicar alguns aplicativos para aproveitar ao máximo a tecnologia AR, que tal você nos indicar alguns. Conta para a gente: quais são os melhores apps de realidade aumentada que já baixou em seu Android ou iPhone?

Sobre o Autor

Paulo Carmino