Recentemente, a Samsung introduziu a nova versão da sua interface personalizada, a One UI 6.1.1, juntamente com os lançamentos dos aparelhos Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6. Entre as variadas melhorias, destaque para a nova camada de segurança que impede o sideloading de aplicativos automaticamente.
– Publicidade –
Recurso de Bloqueio Automático Reforçado
Com a atualização One UI 6.1.1, a Samsung aprimorou significativamente o recurso de Bloqueio Automático para oferecer maior privacidade e segurança aos usuários. Agora, por padrão, o sistema bloqueia a instalação de aplicativos via sideloading, ou seja, o download manual de arquivos APK de fontes diferentes da Google Play Store ou do próprio fabricante do smartphone.
Essa funcionalidade é especialmente benéfica para os usuários menos familiarizados com tecnologia, que podem não estar cientes dos riscos associados ao download de aplicativos de fontes não confiáveis.
Leia também: One UI 7.0 terá ícones mais coloridos, segundo vazamento
Embora o sistema Android já ofereça um nível de proteção contra o sideloading, o novo Bloqueio Automático da Samsung adiciona uma camada extra de segurança, dificultando ainda mais a instalação desses aplicativos por usuários inexperientes.
Histórico do Bloqueio Automático
O Bloqueio Automático foi originalmente introduzido na One UI 6.0 no ano passado como uma opção que podia ser ativada ou desativada. Mas, nos dispositivos que já vêm com a One UI 6.1.1 de fábrica, essa medida de segurança vem habilitada por padrão.
Transferência de Dados Facilitada
Uma vantagem interessante para quem está migrando de um dispositivo Galaxy antigo para um novo é que, ao transferir seus dados usando o Smart Switch, a configuração padrão do Bloqueio Automático é mantida. Isso significa que você pode não notar essa nova restrição em seu novo Galaxy Z Flip 6 ou Galaxy Z Fold 6.
Impacto na Experiência do Usuário
No entanto, para aqueles que estão mudando de um smartphone de outra marca para um dos novos modelos da Samsung, a desativação inicial do sideloading pode causar alguma frustração. A nova configuração padrão pode ser um obstáculo para usuários que dependem da instalação de aplicativos de fontes externas.
Por isso, é recomendável que novos usuários se familiarizem com as configurações de segurança de seu aparelho e, se necessário, façam os ajustes que considerem apropriados para sua experiência de uso.
Com essas melhorias, a Samsung reforça seu compromisso com a segurança digital, protegendo seus usuários contra ameaças potenciais e garantindo uma experiência de uso mais segura e confiável.
– Publicidade –
Créditos TecStudio