Tecnologia

Óculos de realidade aumentada da Samsung aparecem em vídeos vazados

Confira dois vídeos-conceito vazados sobre supostos óculos de realidade aumentada da Samsung

Apesar de os óculos de realidade aumentada não serem uma criação muito concreta por enquanto, ao menos no sentido mais futurista do conceito, algumas empresas já deixaram claro que estão desenvolvendo modelos bem ambiciosos, como a Apple, o Facebook e, agora, a Samsung. Em dois vídeos vazados na tarde de ontem, 21 de fevereiro, podemos ver como seriam (ou serão?) os óculos pesquisados pela Samsung — e rapaz, põe ambição nisso!

Os vídeos foram postados no Twitter por um usuário chamado WalkingCat, que já possui um certo histórico de vazamentos na conta e que também é um entusiasta de novidades no mundo da tecnologia. De qualquer modo, os modelos parecem um pouco diferentes entre si: o primeiro vídeo mostra o que a empresa supostamente chama de Samsung Glasses Lite, enquanto que o segundo mostra o Samsung AR Glasses. Não há mais informações sobre as similaridades entre os produtos, mas, ao que parece, são dois modelos distintos.

Os óculos de realidade aumentada da Samsung

Por questões práticas, vou separar a análise por vídeos, para que não fique tudo muito misturado e confuso. Lembrando que não há muitas informações adicionais sobre esse vazamento, então estamos tão no escuro quanto vocês.

Samsung Glasses Lite

O quão bom seria poder fazer isso no ônibus? Considerando as avenidas paulistanas, não tão bom quanto parece. (Imagem: vídeo vazado)

Um rapaz bastante simpático com um óculos de armação branca parece estar jogando algum game de corrida, usando, para tal, o celular para comandar o carro e os óculos para visualizar a tela. Isso sugere uma interface conectada ao smartphone – o que é mais factível ao vermos a cena seguinte, onde ele usa um smartwatch para acessar um vídeo sobre Top Gun no YouTube.

Integração ao sistema dex da samsung
O óculos de realidade aumentada da Samsung oferece uma boa integração, de acordo com o vídeo. (Imagem: vídeo vazado)

Além do lazer, o óculos também parece possibilitar a integração ao sistema DeX – este que transforma seu celular num mini-computador portátil, garantindo um teclado e um mouse, dado que as entradas sejam compatíveis -, excluindo a necessidade de conectar o software a um monitor externo e, assim, tornando qualquer superfície num computador em potencial. Não só isso, a cena seguinte mostra que será possível fazer chamadas de vídeo ao usá-lo, muito provavelmente por meio da conexão com o relógio inteligente.

Modo óculos escuro do vídeo conceito do novo óculos de realidade aumentada da samsung
Se você já usou óculos de grau que se adapta à luz, sabe que essa jogada de adaptar o óculos de realidade aumentada automaticamente não vai dar muito certo. (Imagem: vídeo vazado)

Por último, o Samsung Glasses Lite possui um modo de óculos escuros, um detalhe estiloso para aqueles que se importam com a aparência. O óculos de realidade aumentada ainda permite ao utilizador uma visão em primeira pessoa do drone DJI, ou seja, aquele com câmera.

Samsung AR Glasses

Óculos de realidade aumentada num modo de chamada de holograma
Infelizmente os tempos de poder ir ao banheiro despercebido enquanto seu chefe fala numa reunião estão terminados. (Imagem: vídeo vazado)

Ao contrário do seu colega, este óculos preto, usado por um jovem igualmente simpático, consegue ser ainda mais ambicioso ao apresentar modelos 3D ao vivo. E não estamos falando somente de maquetes de arquitetura feitas no autoCAD, mas de verdadeiras chamadas de vídeo com hologramas. Soa bastante avançado, né? Pois bem, dificilmente algo assim está em produção, sendo provável que estes sejam meros vídeos-conceito de tecnologias desejadas. Afinal, basta lembrar do HoloLens da Microsoft.

Também não há mais informações sobre o Samsung AR Glasses (óculos de realidade aumentada da Samsung, em tradução literal), sendo que é bastante provável que ambos sejam só vídeos-conceito, distantes de um possível produto final. Então não fique muito animado.

De todo modo, veja também o vídeo sobre os óculos de realidade virtual da Apple, o Apple Glass. E, caso queira ver os vídeos na íntegra, basta dar uma olhada aqui em baixo.

Samsung Glasses Lite | Samsung AR Glasses

Fontes: The Verge | WalkingCat | Sam Mobile