Tecnologia

o que muda entre eles?

Escrito por Paulo Carmino

O Nintendo Switch Lite foi anunciado como a versão mais compacta do Switch (2017). Confira o comparativo e o que mudou entre eles

Anunciado ontem pela Nintendo após muitos meses de especulação, o Nintendo Switch Lite tem algumas diferenças cruciais se comparado à versão padrão lançada em 2017. A principal novidade que chega no novo console da empresa é o foco no público que não pode, ou não quer adquirir o modelo tradicional, e aposta em jogabilidade portátil, preço baixo e jogos compatíveis com o formato. Nesse artigo, resolvemos comparar as duas versões, e ajudá-lo a decidir qual Switch é o ideal para você.

O Nintendo Switch Lite é uma versão exclusivamente portátil do Nintendo Switch, com tamanho reduzido, sem a possibilidade de destacar os joy-cons e com preço reduzido para 200 dólares. A nova versão do Switch chega no dia 20 de setembro no mercado internacional, e só deve chegar ao Brasil por meio de importação, já que a Nintendo não tem representação oficial no país.

Diferenças no design

Nintendo Switch padrão acima, e o Nintendo Switch lite abaixo.

Apesar de bem semelhante no formato, o Nintendo Switch Lite e o Switch (2017) têm diferenças grandes design. Diferente dos joy-cons destacáveis do Switch (2017), o que lhe permite mais mobilidade e possibilidade de jogar em outras telas, por exemplo, o Nintendo Switch Lite tem os controles fixos, o que reforça a exclusividade no mercado portátil. Graças a isso, o console teve seus botões de direção trocados por um D-Pad tradicional em formato de cruz.

O controle do Nintendo Switch Lite não tem HD Rumble, acelerômetro, e também não tem o sensor infravermelho. Na prática, os jogos que precisam de controles de movimento só poderão ser jogados com um par de Joy-Con tradicionais. A Nintendo confirmou que os controles tradicionais serão compatíveis com a nova versão, mas precisarão ser adquiridos separadamente.

O Switch Lite chegará em 3 versões de cores: turquesa, amarelo e cinza.

Peso, Altura, e Tela

Nintendo Switch Lite x Switch (2017)

Por ser um modelo Lite, o tamanho também diminuiu. O console mede 91.1 x 208 x 13,9 mm e pesa 275g, enquanto o modelo padrão é pouco mais de 100g mais pesado (398g), com um par de Joy-Con acoplado, e traz dimensões de 102 x 239 x 13,9 mm.

Essa diferença de peso e tamanho é um aceno da Nintendo para o publico infantil, assim como fez na época do Nintendo 2DS, além de ser excelente para aumentar o fator de portabilidade do aparelho, já que o Switch (2017) era grande demais para caber em bolsos.

O display também ficou mais compacto. Apesar da resolução HD (720p) em ambos os modelos, a tela caiu de 6,2 polegadas para 5,5 polegadas no Switch Lite.

Compatibilidade e desempenho

O Switch Lite promete rodar a maioria dos jogos do Switch padrão.
O Switch Lite promete rodar a maioria dos jogos do Switch padrão.

A Nintendo informou que o parelho será compatível com todos os jogos do Switch que tenham compatibilidade com o modo portátil. Ou seja, quase todos! O problema fica por conta de alguns jogos que necessitam da TV ou do modo Table Top, como 1-2 Switch e Super Mario Party. Esses jogos ficariam de fora do catálogo do Nintendo Switch Lite.

Entretanto, foi confirmado que o novo console ganhará edição especial do Zacian e Zamazenta, Pokémon lendários do novo Pokémon Sword and Shield. Além de Pokémon, The Legend of Zelda: Breath of the WildSuper Mario OdysseySuper Smash Bros. Ultimate e Mario Kart 8 Deluxe. Caso você não saiba se o jogo possui suporte ou não para o modo portátil, toda caixa de jogo virá com essa especificação na parte de trás.

Já na parte do desempenho, a grande novidade fica por conta da bateria, que recebeu um acréscimo para aguentar mais alguns minutos de jogatina. No caso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild por exemplo, o jogo teve um acréscimo de 1 hora de duração de bateria de acordo com o relatório da Nintendo. Esse tempo deve variar de jogo para jogo, mas o Zelda costuma ser um dos que mais consome bateria do console.

A Nintendo ainda não deu informações técnicas sobre o chipset e se houve alguma mudança no processador, então não sabemos se o acréscimo do tempo de bateria é devido à um aumento dos Mah ou se o há um consumo mais inteligente por parte dos componentes.

Temos que pegar!

Nintendo Switch especial Pokémon Sword & Shield
Nintendo Switch Lite versão especial Pokémon Sword & Shield com os lendários desenhados na traseira do portátil.

Uma versão especial baseada em Pokémon Sword & Shield também foi anunciada e mostra que a Nintendo não quer perder o mercado de portáteis, já que o Nintendo 3DS estava sem um sucessor até o momento. O Nintendo Switch Lite chega 2 meses antes do lançamento da nova geração de Pokémon, que é um público tradicionalmente portátil, e deve alavancar ainda mais as vendas da BIG N mundialmente.

Se você busca um console inteiramente portátil e com preço acessível, ou vai comprar o console para uma criança, o Nintendo Switch Lite é perfeito para você. Agora, se você quer ter a possibilidade de jogar seus jogos favoritos na TV, e aproveitar de todos os recursos e experiências que a Nintendo pode proporcionar como sensor de movimentos e o Nintendo Labo, a versão padrão é a escolha correta.

A versão tradicional do Switch, lançada em 2017, curta cerca de US$ 300. O Switch Lite, que tem lançamento marcado para 20 de setembro, chegará às lojas por US$ 200. E aí, qual versão do Switch lhe agradou mais? Vai apostar na jogabilidade portátil ou prefere um jogo mais casual na TV? Deixe nos comentários.

Especificações Técnicas

Produto Nintendo Switch Lite Nintendo Switch (2017)
Preço $200 $300
Dimensões 91.1 x 208 x 13.9 mm 102 x 239 x 13.9 mm
Peso 275 g 398 g
Tamanho da tela 5.5 polegadas 6.2 polegadas
Resolução 1280p x 720p 1280p x 720p (Portátil)
1080p x 1920p (Dock)
Chipset Tegra X1* Tegra X1
CPU quad-core Cortex-A57 +
quad-core Cortex-A53 @ 1.02 GHz*
quad-core Cortex-A57 +
quad-core Cortex-A53 @ 1.02 GHz*
RAM 4 GB* 4 GB
Armazenamento Interno 32 GB 32 GB
Armazenamento Externo microSD microSD
Jogos Apenas títulos compatíveis com o modo portátil Todos os jogos
WiFi 802.11ac 802.11ac
Rede Ethernet Não há Necessário comprar um adaptador separadamente
Saída de vídeo Não há O Dock usa HDMI para se conectar a TV
Duração da bateria (max) 7 horas 6.5 horas
Controles Controles fixos, direcional em formato de cruz Joy-Cons com D-Pad em forma de botões,sensor infravermelho e vibração HD

*A Nintendo ainda não divulgou informações sobre mudanças no chipset e na memória, então esses dados ainda não foram confirmados.

Sobre o Autor

Paulo Carmino