Negócios

O que faz um geólogo: entenda melhor a profissão e sua rotina

Se você acha que o geólogo apenas estuda fósseis, precisa deste artigo. Muito além de finalizar uma licenciatura e ministrar aulas ou então trabalhar em caçadas emocionantes por indícios ancestrais, outros exemplos de atuação do geólogo estão na área privada, em grandes corporações e na pesquisa científica.

Além de elaborar toda sorte de pré-projeto científico e diversas formas de trabalho de pesquisa de geografia, ele também é fundamental para que você possa colocar combustível no seu carro ou passe por um túnel em segurança. Entenda melhor o porquê.

O que estuda a geologia

Fonte: Unsplash

A geologia é sim o estudo da terra, mas não se limita à sua composição, pelo contrário. Uma das primeiras coisas a se fazer ao pensar nesse curso, é conseguir acompanhar as ideias diversas que estão relacionadas à área e vamos te dar algumas dicas preciosas para isso. 

Pense na geologia como a maior e mais abrangente ciência natural. Isso porque ela estuda absolutamente tudo o que está relacionado ao que compõe e estrutura o mundo onde vivemos, além de todos os processos relacionados ao interior e exterior do globo, em seu processo evolutivo e atual. Deu para notar que o que não falta é subdivisão das atividades que um profissional pode atuar.

Atividades de um geólogo

São muitas as atividades relacionadas à geologia, com atuação na indústria, educação, agricultura e muitas outras frentes que parecem não estarem relacionadas, mas usam a geologia como base em algum processo. Conheça melhor alguns campos de atuação do geólogo.

Geologia ambiental

Essa linha de atuação foca na busca de soluções para os grandes desafios, novos e antigos, relacionados ao meio ambiente. Ou seja, o foco está na busca de novos olhares e saberes a fim de resolver problemas ambientais e proteger a sustentabilidade do ser humano no planeta, com equilíbrio e saúde.

Projeto de pesquisa em geografia

O profissional em geologia também está apto a escrever qualquer tipo de artigo de geografia, sobre temas atuais e clássicos. Afinal, não apenas aprendeu o método para apresentar seu TCC de geografia, como também tem profundo conhecimento acerca do assunto. Dessa forma, é requisitado para fazer parte de equipes de pesquisa, nas mais diversas áreas.

Geologia humana

Ela busca entender a relação entre o homem e o meio, com um olhar mais crítico. Entre as frentes que a geologia humana aborda, está a geografia do trabalho, que se trata de uma das divisões da geologia humana. Ela está relacionada à transformação do meio através da atividade física ou mental da humanidade, em prol do uso da natureza para gerar lucro ou meios de subsistência.

Paleontologia

Focada no estudo de tempos passados do planeta, a paleontologia é desafiadora e muito interessante, chamando assim a atenção de muitos geólogos. Estudar a fundo as pistas, vestígios e montar o quebra-cabeças da humanidade é uma das atuações do paleontologista, sendo fundamental para o conhecimento acerca da Terra.

Minerais e petróleo

Dois campos de atuação interessantes e que muitas vezes se relacionam, são o estudo dos minerais e do petróleo. O primeiro estuda os compostos minerais e sua relação com o meio, inclusive como marcadores indicativos de petróleo. O segundo, ajuda a localizar e explorar com segurança, áreas de gás natural e fontes de petróleo.

Engenharia estrutural

Para construir túneis, atuar na mineração com segurança ou até mesmo abrir novas estradas, o geólogo é fundamental. Ele vai cuidar de toda a área de identificação das condições e as melhores técnicas para lidar com o tipo de material encontrado na região a ser modificada.

Vale a pena estudar geologia?

Fonte: Unsplash

Se você é apaixonado por ciência, dados precisos e exploração, certamente é uma área a se considerar. Entender como as coisas são formadas e a relação entre elementos distintos também faz parte do escopo, então se você acha que um quebra cabeças-como esse é interessante, então invista na profissão.