Tecnologia

Novas tecnologias facilitam o sonho da casa própria

Escrito por Paulo Carmino

Com a democratização das novas tecnologias, o sonho da casa própria se tornou muito mais fácil. Entenda

Até o início dessa década, quando a tecnologia ainda não era acessível para todos, a seguinte imagem era bastante recorrente nos lares brasileiros: com o jornal do dia aberto na seção de classificados, alguém circulava ou até mesmo recortava os anúncios mais interessantes com o objetivo de encontrar um novo lar.

Uma vez escolhidas as possíveis opções, chegava o momento de entrar em contato com o proprietário ou com o corretor para continuar a conversa. Uma outra forma de encontrar o espaço ideal era escolher o bairro onde se pretendia morar e prestar atenção às placas de “vende-se” e “aluga-se” fixadas na porta dos edifícios. 

Uma das formas mais usadas na procura da casa própria era procurar no jornal

A chegada da internet começou a deixar tudo mais fácil

Com a popularização dos meios digitais, essa procura ficou mais dinâmica, já que o que separava possíveis investidores de proprietários eram somente algumas palavras-chave bem colocadas em um mecanismo de busca. Mesmo os classificados do jornal foram digitalizados e o tempo para se fechar negócio foi aos poucos diminuindo, mas essa forma de trabalhar o mercado imobiliário ainda não era a melhor possível. 

Com a chegada da tecnologia, todo o processo de procura foi facilitado
Com a democratização da tecnologia, todo o processo de procura foi facilitado

Sites especializados em mercado imobiliário

O lançamento da web 2.0, em meados dos anos 2000 e a sua popularização a partir da década, seguinte trouxe a possibilidade de geração de conteúdo por parte do público que antes era só espectador. Com isso, a forma de se fazer negócios em todas as áreas sofreu uma verdadeira revolução bastante absorvida pelo setor imobiliário.

Plataformas em todo o mundo começaram a surgir com a proposta de permitir a qualquer um anunciar imóveis, e com isso as ofertas aumentaram como nunca. Uma vez dentro dessas plataformas, bastava definir os parâmetros da sua busca, de bairros até o número de dormitórios, para encontrar a casa ou apartamento ideal para você e para a sua família. 

Atualmente, o Classificados no jornal foi passado para o smartphone
Atualmente, o Classificados no jornal foi passado para o smartphone

A tecnologia a favor da corretagem

Com o novo formato criado, era preciso que os profissionais da área se atualizassem. Desde a forma de se fazer publicidade com anúncios direcionados para públicos específicos em redes sociais e mecanismos de busca, até a construção de portfólios digitais com os imóveis oferecidos e a implantação de tours virtuais em suas abordagens, a tecnologia trouxe novas ferramentas para o arsenal do corretor.

Essa movimentação trouxe muitos benefícios para a relação com os compradores que passaram a encontrar muito mais rápido a casa ou imóvel dos seus sonhos e também com os proprietários que reduziram drasticamente o tempo entre o anúncio e a venda de suas casas e apartamentos.

As novas tecnologias aproximaram os compradores dos corretores
As novas tecnologias aproximaram os compradores dos corretores

A experiência do usuário em primeiro lugar

Tendência tecnológica nos últimos anos, a experiência do usuário (user experience ou simplesmente UX) é um conceito bastante utilizado pela nova geração que move o setor. Trata-se de uma filosofia onde as emoções e sensações causadas por uma relação comercial assumem grande importância durante a jornada do consumidor.

Dessa forma, comprar ou vender um imóvel vai muito além disso – trata-se de seu significado e é nisso que muitos sites de compra e venda de imóveis estão de olho para reforçar suas marcas. Uma plataforma intuitiva, um serviço de atendimento eficiente, conteúdos relevantes para quem quer comprar e a facilidade de desenvolver anúncios para quem busca vender são alguns dos pontos trabalhados pela UX. Tudo para tornar a experiência de negócios imobiliários mais agradável.

Presente em tudo que fazemos e expressamos, a tecnologia facilita e torna mais agradável e produtivo o dia a dia de profissionais não só do mercado imobiliário, mas também de muitas outras áreas. 

Sobre o Autor

Paulo Carmino