Autos

Nova Picape da Volkswagen? Confirmada para o Brasil…

Modelo deve chegar ao mercado para concorrer com Fiat Toro e Renault Duster Oroch

por Gabriel Aguiar, de Tabaté (SP)


Pela primeira vez, a Volkswagen confirmou estar desenvolvendo uma nova picape para o Brasil. Quem revelou a informação foi o próprio CEO da montadora, David Powels. Feita sobre a plataforma MQB, o modelo deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2018 para concorrer com Fiat Toro e Renault Duster Oroch, como já havíamos antecipado. Assim como a Fiat, que não aposentou a Strada, a montadora alemã também deve manter a Saveiro em linha.

Nós até tentamos, mas os executivos da Volkswagen não confirmaram nenhuma outra informação, como motorização, data de chegada ou faixa de preço. O que nós já sabemos é que, em relação ao estilo, a picape que está sendo criada no Brasil traz muitos elementos dos conceitos T-Roc e T-Cross Breeze. Sobre motor, as versões mais em conta possivelmente irão adotar o novo motor 1.0 TSI, que virá combinado a um câmbio manual de cinco velocidades. Já as configurações mais caras devem apostar no conhecido 1.4 TSI de 150 cv aplicado no Golf e família.

Polo e Virtus

Outra informação revelada pelo presidente da Volkswagen é a produção de dois novos modelos na primeira fábrica da montadora no Brasil, que fica em São Bernardo do Campo. “A fábrica Anchieta (São Bernardo do Campo) deixará de produzir o Gol para dar lugar a dois novos carros da plataforma MQB: o Polo, neste ano, e o Virtus, que será feito no primeiro semestre de 2018″. Powels confirmou que o Polo já está em produção e que será lançado entre novembro e dezembro.

Para que isso aconteça, depois de completar 8 milhões de unidades produzidas, o Gol passa a ser feito exclusivamente em Taubaté (SP). Já a picape Saveiro continua em São Bernardo do Campo. “O ano de 2017 marca uma virada. Estamos lançando uma nova Volkswagen, não só com novos produtos, mas uma nova marca”.

Três novos SUVs

A marca também prepara novos SUVs para desembarcarem no Brasil. O primeiro será o Tiguan Allspace, de sete lugares, que chegará importado do México no ano que vem. Além dele, teremos um modelo menor feito sobre a plataforma do Polo em 2018 e uma terceira opção, que, segundo Powels, ainda está em estudo.

E o Fox?

Se Gol, up! e Polo farão parte da gama de modelos da Volkswagen, a pergunta que fica é: e o Fox? O presidente da montadora afirma que o hatch continuará a ser vendido, mas que terá menos versões. O esperado é que, assim como aconteceu com o subcompacto, o Fox perca as configurações de entrada. “O Fox continuará sendo produzido como uma opção mais robusta”. O foco ficará em CrossFox e nas versões de apelo semelhante.

 

Fonte: AutoEsporte

Créditos : Autos24h