Usando tecnologia blockchain para proteção, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível para ser emitida em 23 estados mais o Distrito Federal.
A principal diferença em relação ao modelo anterior é que a nova carteira de identidade usa o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para identificação do indivíduo no Brasil. Com isso, o documento promete mais segurança para os brasileiros.
E a ideia parece ter dado certo, já que, atualmente, estima-se de mais de três milhões de cidadãos tenham solicitado e recebido o novo documento.
É possível também solicitar a versão digital por meio do aplicativo GOV.BR. No entanto, antes, é necessário ter a versão física em mãos.
Vale citar que, para tirar a 1ª via do documento, não é necessário pagar nada e a solicitação pode ser feita diretamente nos institutos de identificação de cada estado apresentando a certidão de nascimento ou casamento (em versão física ou digital).
Validade da nova Carteira de Identidade Nacional no Brasil
Na questão de validade, crianças até 11 anos terão o documento válido por 5 anos. No caso de pessoas entre 12 e 59 anos, a validade se estende por 10 anos. Por fim, idosos com mais de 60 anos podem manter o documento por tempo indeterminado.
Via: Época
Créditos: TecMasters