Tecnologia

Notebook Dell G5 (1660Ti) é o dispositivo perfeito para e-Sports

A Dell, conhecida por seus computadores de escritório e com foco na produtividade, tem investido pesado na sua linha Gamer. Desde 2016 os produtos da Dell Alienware são lançados oficialmente no Brasil, e o Notebook Dell G5 mostra a competência da empresa nesse segmento. Nós testamos a versão do notebook equipado com a placa gráfica GeForce 1660Ti Max-Q, e o resultado foi bem positivo, colocando o Dell G5 como uma das melhores opções no mercado para jogadores profissionais de e-Sports.

Construção e design

O notebook Dell G5 possui um design arrojado e bonito. Na cor preta, ele pesa aproximadamente 2,84 kg e traz detalhes foscos na parte superior. Ao abri-lo, a tela de 15,6 polegadas é incrivelmente bonita, e a qualidade da tela é de fato um dos pontos altos do dispositivo. Na parte externa temos um acabamento fosco que parece metal, mas é feito de plástico resistente.

O notebook vem equipado com um teclado de padrão americano, retroiluminado por RGB ,e com resistências a respingos. Há um teclado numérico, o touchpad padrão fica logo abaixo da barra de espaço e funciona muito bem. Além de jogar, escrevi bastante, e a ergonomia do Dell G5 é um dos destaques.

Conexões distribuídas entre a lateral e a traseira do aparelho criam visual mais harmônico

Nas laterais ele tem espaços para ventilação, conexões e alto falantes, que se misturam a linhas de design bonitas, dando uma aparência premium para o notebook. Falando sobre conexões, são 3 portas USB 3.1, sendo uma porta de segunda geração com DisplayPort, uma porta HDMI 2.0b, uma entrada P2 para áudio, e uma entrada para cartão SD. As portas ficam distribuídas entre a parte traseira e as laterais, e dão um visual coeso para o dispositivo. Internamente ainda há 2 slots M.2, para SSD e Intel Optane.

O sistema de ventilação do Dell G5 não é dos mais silenciosos e na hora em que era exigido máximo desempenho, ele conseguia disputar com o barulho do desktop que estava no mesmo cômodo. Felizmente parece que o barulho é sinônimo de eficiência e não senti o dispositivo esquentar mais do que deveria.

Tela

Dell G5
Notebook é equipado com a GeForce 1660Ti, garantindo alto desempenho para jogos

O Dell G5 tem uma tela LED Full HD (1920×1080 pixels) de 15,6 polegadas com taxa de atualização de até 144Hz, garantindo uma excelente qualidade de imagem, principalmente para jogos. O painel ainda conta com luminância de 300 Nits, o que garante um brilho de alta qualidade, principalmente combinado com a tela anti reflexiva, garantindo visibilidade total mesmo em ambientes com muita luz. 

A taxa de 144Hz combinada com o tempo de resposta de 9ms garante um excelente desempenho para os jogadores mais hardcore. Jogos como Overwatch, Gears5 e CS:GO se saíram muito bem mesmo em taxas de quadro mais altas, sem aquele efeito fantasma de movimentação. O Dell G5 é excelente para partidas competitivas.

Hardware/Desempenho

Dell G5
A Geforce GTX 1660Ti permite que o jogador utilize as mais altas configurações em seus jogos

O Dell G5 que testamos é equipado com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660Ti Max-Q, processador Intel Core i7 9750H de 9ª geração, 16GB de memória RAM DDR4 e 256GB de SSD no formato M.2. Com essas configurações, o notebook consegue rodar os jogos mais recentes sem engasgos e travamentos, em configurações gráficas no Alto.

Jogos que exigem mais do processador do que apenas da placa gráfica, como Final Fantasy XV, Dragon Ball Z: Kakarot, e Monster Hunter World, rodaram nas configurações mais altas, mantendo a taxa de frames sempre acima dos 60FPS. Gears5 foi o título que exigiu mais da 1660Ti, travando a 30FPS com gráficos no Ultra, ou rodando a 60FPS com as opções no modo Alto.

Se você curte e-sports, Overwatch, League of Legends, CS:GO e Rainbow Six Siege rodaram muito bem, alcançando taxas acima dos 100FPS mesmo em configurações gráficas mais altas, colocando o Dell G5 como uma excelente opção para jogadores profissionais.

Como há uma versão do Dell G5 com a RTX 2060, se você quiser rodar os jogos com as melhores opções gráficas e o mais alto desempenho, pode ser interessante investir um pouco mais na versão com uma placa gráfica melhor.

Teclado/Trackpad

Notebook Dell G5 e seu teclado RGB

O teclado do Dell G5 não é mecânico, como se espera de um notebook gamer lançado recentemente. Porém, sua ergonomia é um ponto altíssimo. Suas teclas são bem espaçadas, e não traz aquele clássico problema de digitar mais de uma tecla ao mesmo tempo, ou pressionar uma tecla errada por causa do mal posicionamento.  Digitar nele por bastante tempo é bem confortável, e há um bom espaço de apoio para as mãos.

O tempo de resposta é bem alto, e não vai te atrapalhar na hora de realizar os tradicionais Quick Time Events em jogos. O trackpad é bem preciso, e não realiza aqueles cliques fantasmas quando encostamos o punho sem querer. O teclado numérico pode ser um diferencial para alguns consumidores, com um bom espaço ao lado do teclado tradicional.

O teclado também traz retroiluminação RGB, que pode ser personalizada no painel de controle da Alienware.

Som, Câmera e Microfone

Uma das coisas que me surpreendeu positivamente no Dell G5 foi sua qualidade sonora. Costumamos ver vários notebooks saindo de fábrica com assinaturas de áudio de grandes empresas como Dolby, AKG, e afins, apresentando a qualidade sonora como diferencial. O Dell G5 não traz nada disso em sua caixa ou mesmo em suas propagandas, mas a qualidade de áudio é incrível!

Ele possui dois alto falantes estéreo que ficam na parte frontal do dispositivo. Ambos são bem altos, limpos, e trazem um grave de qualidade. Joguei boa parte da campanha de “Gears5” usando os alto-falantes e a imersão que me trouxeram foi ótima. Claro, nada se compara com jogar usando headsets com vários canais, mas normalmente não vemos uma qualidade de áudio tão boa em notebooks.

A webcam é simples, fotografa em HD, e grava em até 1280 x 720 (HD) a 30 fps. Se você quiser fazer streaming, dá para usar tendo uma boa iluminação ambiente.

O microfone também é simples, trazendo redução de ruídos, e dispensa o uso de um microfone externo mesmo para chamadas de áudio e vídeo.

Conclusão

O Dell G5 1660 Ti é uma excelente opção de notebook gamer no mercado nacional. Traz um design bonito, aliado com boas especificações e uma tela de 144Hz, com boa quantidade de brilho e um contraste de qualidade. Se você procura um dispositivo para e-Sports, essa é uma das melhores opções, e mesmo para jogos menos casuais ele pode te atender bem, principalmente por causa de seu processador. Entretanto, se quiser uma experiência perfeita em jogos mais pesados, talvez seja melhor escolher a versão mais cara, equipada com a RTX 2060.

Se você é criador de conteúdo, ou quer um notebook parrudo para trabalho, vale o investimento de R$ 7.319,00.

Especificações técnicas (Dell G5 1660 Ti)

Dell G5 15″ (1660 Ti)
Teclado Teclado numérico padrão US internacional WASD – com iluminação RGB (4 zonas), resistente a respingos.
Polegadas da Tela 15.6″
Sistema Operacional Windows 10
Softwares Inclusos Alienware Command Center, Dell Digital Delivery, Dell Mobile Connect, Dell Recovery Environment, DropBox, Microsoft® Office 2016 trial
Voltagem Bivolt
Conexões 3 portas USB 3.1, sendo uma porta de segunda geração com DisplayPort, uma porta HDMI 2.0b, uma entrada para conector de áudio
Leitor de Cartão Leitor de cartão SD (SD, SDHC, SDXC)
Rede 802.11ac + Bluetooth 4.1, banda dupla (2.4 GHz/5 GHz)
Voltagem Bivolt
Cores Branco ou Preto
Dimensões do produto – cm (AxLxP) 48,3×33,9×7,9cm
Peso liq. aproximado do produto (Kg) 4,2kg
Referência do Modelo G5-5590-A30B
Sistema Operacional Windows 10
Capacidade do HD 1T
Tela Tela Full HD IPS de 15,6″ (1920 x 1080), 144hz, 300 nits, antirreflexo, retroiluminado
Memória RAM 16GB
SSD 256GB
Modelo G5-5590-A30B
Processador Intel Core i7
Modelo do Processador 9ª Geração Intel® Core™ i7-9750HQ Hexa Core
Cachê 12MB
Chipset Intel
HD 1TB
Placa de Som Nahimic audio
Placa de Vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1660 Ti 6GB GDDR6
Placa de Rede RJ-45 Gibabit Ethernet port