Geek

Nome do novo Xbox vai refletir o propósito do console, diz Microsoft

Escrito por Paulo Carmino

O próximo Xbox, atualmente conhecido pelo codinome Project Scarlett, terá um nome final que seguirá a mesma lógica usada ao batizar o Xbox 360 e Xbox One. Segundo o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, o nome do console irá refletir seu propósito de alguma forma.

Para a Sony, que largou com uma geração de vantagem na guerra dos consoles, a nomenclatura é mais fácil e seu novo console se chama simplesmente PlayStation 5. Mas desde o segundo Xbox, a Microsoft decidiu que não poderia lançar um Xbox 2 para competir com o PlayStation 3 pois isso daria uma falsa impressão de atraso ao público. Na ocasião, o 3 apareceu em 360 e a justificativa oficial da Microsoft foi que isso representa a experiência de entretenimento ao redor do console.

“Nossa convenção de nomes tem sido em torno do que pensamos que os recursos são”, disse Spencer ao site Stevivor.

“O Xbox 360 era a experiência de entretenimento ao redor da caixa e a caixa estar no centro dessa experiência de entretenimento. O Xbox One, se você se lembra da nossa marca desde o início, estava ‘sempre ligado, tudo em um’. Esses nomes foram realmente construídos com base no propósito da caixa”, acrescentou Spencer.

Por causa dessa abordagem para nomear consoles, o executivo diz que a empresa não precisa usar números e continuará com essa ideia no próximo Xbox.

Qual seria um bom nome para o novo Xbox? Apenas “Xbox”, como um reboot? Xbox Two? Xbox Infinite? Quem sabe Xbox 720?

Sobre o Autor

Paulo Carmino