Tecnologia

Niantic divulga protótipo de headset AR com Snapdragon AR2 Gen 1

A Niantic, desenvolvedora do aclamado Pokémon Go, revelou o protótipo daquilo que pode tornar-se o seu próximo grande passo no mercado de jogos de realidade aumentada. Trata-se de um óculos AR, demonstrado durante o Snapdragon Summit 2022. No trailer divulgado pela companhia, é possível ver alguns jogadores utilizando o dispositivo em ambientes externos, interagindo com objetos virtuais, incluindo elementos de jogo.

Algo que chama a atenção logo de cara é o design do dispositivo, que adota uma tela transparente relativamente fina e um corpo bem menos parrudo que alguns modelos disponíveis no mercado. Os componentes do hardware parecem estar alojados na parte traseira do óculos AR. No trailer divulgado, alguns jogadores ainda parecem estar interagindo através de controles de movimento portáteis, mas não há sinal de que alguém precise usar diretamente um smartphone para jogar.

O protótipo é alimentado pelo Snapdragon XR2 Gen 1 da Qualcomm e conta com duas câmeras bem aparentes nas hastes. O chipset é o primeiro da fabricante projetado exclusivamente para óculos de realidade aumentada. Há algum tempo, inclusive, a Qualcomm tenta tornar o chip pequeno e eficiente em termos de energia — e ela parece ter conseguido.

Niantic divulga protótipo de headset ar com snapdragon ar2 gen 1
Óculos AR da Niantic adota uma tela transparente relativamente fina e um corpo bem menos parrudo que alguns modelos disponíveis no mercado (Divulgação/Niantic)

De acordo com o divulgado durante o evento, o AR2 Gen 1 inclui melhorias no desempenho AI e é quase três vezes mais econômico do que o XR2 Gen 1. O chipset foi projetado para ser capaz de dividir sua carga de processamento entre alguns processadores diferentes dentro do próprio óculos, bem como um PC ou smartphone conectado via conexão wireless. Ainda segundo a Qualcomm, o processador suporta o novo padrão Wi-Fi 7 e a conexão entre o wearable e um segundo dispositivo pode chegar a menos de 2 ms.

Além da Niantic, a Qualcomm disse que Lenovo, LG, Nreal, OPPO, Pico, QONOQ, Rokid, Sharp, TCL, Tencent, Vuzix e Xiaomi estão em “vários estágios de desenvolvimento” com o AR2 Gen 1. Enquanto isso, a Microsoft colabora com a Qualcomm no AR2 Gen 1 há algum tempo, fornecendo sua nuvem (Azure) para ajudar a potencializar as experiências de AR.

Ar glasses niantic
Óculos AR da Niantic pode ser usado ao ar livre por jogadores (Reprodução/internet)

Já se passaram mais de seis anos desde que Pokémon Go conquistou o mundo, mas apesar de lançar muitas demonstrações de tecnologia chamativas, nenhum de seus outros títulos conseguiu ter o mesmo impacto. Esperançosamente, óculos AR mais elegantes podem ajudar a Niantic a recapturar um pouco dessa mágica se esses óculos realmente se tornarem dispositivos focados no consumidor.

Veja também:

Snapdragon Sound recebe novos recursos como áudio espacial com rastreamento dinâmico. Conheça!

Fonte: 9 to 5 Google.