Tecnologia

NASA quer construir casas na Lua usando uma impressora 3D até 2040

Os filmes de ficção científica passam uma sensação de que a humanidade pode viver no espaço, seja na Lua ou em algum planeta. Essa ideia parece algo que está muito à frente de nosso tempo. No entanto, a NASA parece não pensar assim.

A agência espacial tem planos para instalar casas impressas em 3D na Lua até 2040 – e, até essa data, elas já seriam ocupadas por astronautas e civis.

Em uma publicação do New York Times, que ouviu sete cientistas da NASA, a ambiciosa ideia faz parte do cronograma espacial da empresa, e que está em vias de se tornar realidade caso os valores de referência continuem a ser atingidos.

“Estamos num momento crucial e, de certa forma, parece um sonho. Parece que era inevitável que chegássemos aqui”, disse Niki Werkheiser, diretor de maturação tecnológica da NASA.

Conforme revelado, a NASA fez uma parceria com a Icon, uma empresa de construção que usa impressora 3D para criar casas. A ideia é enviar um equipamento do tipo para construir as residências usando concreto lunar a partir de lascas de rocha, fragmentos minerais e poeira.

A Icon é bastante conhecida nos Estados Unidos, já que está por trás da construção de estruturas de moradia para pessoas desfavorecidas no Texas, bem como casas resistentes a furacões no México. Estima-se que a impressora pode construir casas em 48 horas.

Ao que parece, o projeto inicial envolve residências na Lua, mas a ideia é estender o plano também para Marte – que deve ser ainda mais desafiador. Isso poque as condições de vácuo e os níveis de radiação são apenas dois dos problemas.

Para evitar qualquer questão, a NASA testa simulações de concreto lunar aqui na Terra. A ideia é aperfeiçoar o material de tal forma que aguente altas temperaturas.

No caso de utensílios domésticos, portas, azulejos e móveis, a NASA diz que trabalha em parceria com universidades e empresas privadas.

Preparação por parte da NASA

Imagem: Elena11/Shutterstock.com

A agência espacial também vai precisar construir plataformas de pouso na superfície lunar para que os foguetes possam transportar a impressora 3D até o local. Essas estruturas vão ajudar a impedir que poeira seja levantada durante o pouso.

“Temos todas as pessoas certas reunidas no momento certo com um objetivo comum, e é por isso que eu acho que chegaremos lá”, disse Werkheiser.

No entanto, ele afirma que é muito cedo para considerar quanto custaria morar em uma casa na lua. Isso também seria algo a ser conversado, já que, segundo o Tratado do Espaço Exterior, datado de 1967, ninguém pode ser dono da Lua e, consequentemente, cobrar por ela.

Via: TechSpot


Créditos: TecMasters