Tecnologia

Nada de Photoshop! Conheça 7 editores de fotos online gratuitos para PC

Escrito por Paulo Carmino

Quer editar as suas fotos sem ter que instalar nada no computador? Confira alguns editores de fotos online que prometem turbinar suas fotografias

Não importa o quão bom você é como fotógrafo ou o quão caro e eficiente são os seus equipamentos: quase sempre é necessário fazer alguns retoques em suas imagens, seja um simples recorte, correção de horizonte, de distorções e de cor, ajuste de brilho ou até mesmo uma inversão de contraste. O pós-processamento, popularmente conhecido como a “edição de imagem”, é uma das etapas responsáveis por dar “vida” às suas fotos, por deixá-las impactante.

No mercado, existem diversos softwares que podem te auxiliar nessa tarefa de pós-processar as suas fotografias. O Lightroom e o Photoshop, por exemplo, são os editores de fotos mais conhecidos e utilizados, já que trazem uma série de recursos avançados. Contudo, ter que pagar mensalmente pelos serviços da Adobe pode ser um empecilho para alguns amantes de fotografia ou usuários que querem apenas fazer retoques básicos em suas fotos.

Com isso em mente, selecionamos sete editores de fotos online e gratuitos que prometem agradar desde usuários iniciantes até os mais exigentes. Todas as alternativas listadas abaixo, embora não tenham todos os recursos presentes no famoso Photoshop, são totalmente gratuitas e funcionam na nuvem, podendo ser acessadas pelo computador, smartphone ou tablet.

Confira os 7 melhores editores de fotos online

Pixlr

Simples e fácil de usar, o Pixlr oferece aos usuários praticamente todas as ferramentas básicas do Adobe Photoshop, além de filtros artísticos e opções de otimização automáticas. Basta abrir o seu navegador de internet, acessar o site do editor e, pronto, você terá acesso a todas as ferramentas do software sem precisar realizar cadastro ou algo semelhante. Talvez esta seja a característica que mais chama atenção no Pixlr: qualquer usuário com conhecimento básico em edição consegue dominá-lo em poucos minutos.

Pixlr é uma alternativa interessante ao Photoshop – Foto: Reprodução/Thiago Rocha

Seu design lembra o editor da Adobe, o que pode ser um ponto positivo para muitos usuários. O serviço também se destaca por ter suporte a camadas (layers), máscaras e a arquivos de formato RAW, facilitando a vida dos fotógrafos que preferem trabalhar com um arquivo “cru”, que não tenha passado por um algoritmo de compressão. O Pixlr também está disponível para Android e iPhone (iOS).

Ideal para: Iniciantes; processamento de imagem rápido e simples.

Fotor

O Fotor fornece uma interface interessante para edição de fotos online, sendo ideal para iniciantes. Com ele, você pode melhorar uma imagem com um clique, aplicando filtros e correções de ruídos, por exemplo, ou escolher qualquer uma das tarefas de edição específicas, como cortar, editar curvas, alterar a temperatura, saturação, matiz, ajustar nitidez e muito mais. O software também fornece um conjunto de efeitos inteligentes, bem como uma ferramenta para criar colagens de maneira simples e rápida.

Fotor é uma aposta interessante para iniciantes
Fotor é uma aposta interessante para iniciantes – Foto: Reprodução/Thiago Rocha

Assim como Pixlr, ele consegue lidar com arquivos RAW sem muitos problemas e também permite criar projetos de cartões de visita, imagens para redes sociais, cartazes, banners, documentos e convites.

Ideal para: Amadores e iniciantes; influenciadores digitais e marketing digital.

Adobe Photoshop Express

Uma versão mais simples e leve do que a de desktop, o Adobe Photoshop Express dispensa a instalação de qualquer programa em sua máquina, tornando-o interessante para quem tem um computador fraco e quer utilizar as ferramentas básicas da versão completa do software. Sua interface é dividida em dois módulos: “Editar” e “Decorar”. O primeiro permite realizar edições básicas, ajustes e efeitos, como recortar, remover olhos vermelhos, ajustar saturação, balanço de branco, entre outras coisas.

Adobe Photoshop Express está entre os melhores editores de fotos
Adobe Photoshop Express está entre os melhores editores de fotos – Foto: Reprodução/Thiago Rocha

O módulo “Decorar”, por sua vez, oferece ferramentas para adicionar textos, bolhas, stickies, fantasias, quadros e outras coisas em suas imagens. Um ponto negativo da versão online do editor de fotos da Adobe é que ele suporta apenas imagens no padrão de compressão JPEG (JPG, JPEG e JPE) e com um tamanho máximo de 16 MB. Essa limitação impede, por exemplo, que o usuário realize edições em imagens com o fundo transparente (PNG) ou que preservem todos os dados de captura (RAW).

Ideal para: Usuários casuais; edições básicas e rápidas.

Canva

Com foco na criação de peças de design e edição de imagem, o Canva oferece uma interface intuitiva e elegante. Seu destaque, além do layout descomplicado, fica por conta da possibilidade de criar diversos tipos de conteúdo, desde uma simples imagem para redes sociais até a criação de uma identidade visual (logo) para empresas, pôsteres, apresentações em slides e convites, tudo com o auxílio de um guia que promete te ajudar a obter resultados incríveis.

Canva oferece mais de um milhão de fotografias, vetores, gráficos e fontes
Canva oferece mais de um milhão de fotografias, vetores, gráficos e fontes – Foto: Divulgação/Canva

Assim como os editores citados acima, o editor de fotos online do Canva também oferece ferramentas básicas para realizar ajustes em suas fotos preferidas. São mais de 14 opções de filtros para você aplicar efeitos ou corrigir imperfeições que escaparam durante os cliques, mas, caso os filtros não sejam suficientes para você, o software também oferece funcionalidades de ajuste de brilho, contraste e saturação, o que pode te ajudar a melhorar o aspecto das áreas iluminadas, dos contornos, das áreas escuras e claras.

Outro ponto que chama atenção no Canva é o serviço de Cloud. Com um simples registro, o usuário tem acesso a 1 GB de armazenamento na nuvem para enviar os seus projetos. Além de estar disponível de forma online, o editor disponibiliza aplicativos para iPhone (iOS) e Android.

Ideal para: Amadores e iniciantes no mundo do design gráfico; edições rápidas.

BeFunky

O Befunky é simples, intuitivo e um dos melhores editores online em relação ao desempenho desta lista. Ele apresenta uma variedade de elementos para melhorar a qualidade de suas imagens, bem como um recurso de colagem eficaz e simples. Como o editor Canva, o Befunky também contém elementos de design que permitem criar lindos convites, folhetos, pôsteres, slides para apresentações em PowerPoint e cartões com apenas alguns passos simples.

Se o seu objetivo for editar fotos e imagens para postagens em redes sociais, o Befunky pode ser uma boa opção para você. Embora tenha uma boa quantidade de recursos limitada na versão gratuita, ele promete ser uma alternativa interessante para criar colagens e design gráfico simples.

Ideal para: Criação de conteúdo para redes sociais.

iPiccy

Um dos editores online mais populares para retoques básicos, o iPiccy é outra alternativa interessante para quem nunca teve contato com um editor de fotos. Sua promessa é possibilitar a criação de imagens e edição de fotografias atraentes em pouco tempo. Para isso, o software apresenta uma interface muito fácil de usar, dispensando funções e recursos complicados e apostando em ferramentas de um único clique.

iPiccy é um dos editores online mais populares para retoques básicos
iPiccy é um dos editores online mais populares para retoques básicos – Foto: Reprodução/Thiago Rocha

O editor também oferece acesso a recursos mais avançados, como ajustes de curva, ferramentas de clonagem, borrachas de fundo, correção de cores e outras opções. Ele entrega mais ferramentas do que o suficiente para satisfazer a maioria dos usuários iniciantes no mundo da edição de fotos.

Contudo, o iPiccy tem opções limitadas para salvar seus arquivos (apenas JPG e PNG) e limita o compartilhamento apenas para o Facebook. Porém, a capacidade de fazer upload de vários arquivos simultaneamente e a interface simples, compensam a limitação e proporciona uma produtividade alta.

Ideal para: Iniciantes e amadores que procuram por recursos robustos.

Photopea

O último editor da lista aposta em um design semelhante, se não idêntico, ao do Photoshop. Isso pode ser um ponto positivo para quem já está familiarizado com o software da Adobe, entretanto pode deixar evidente que a marca não se preocupou em criar uma identidade visual própria ou até mais fácil para quem nunca teve contato com editores de fotos.

Photopea tem design idêntico ao Photoshop
Photopea tem design idêntico ao Photoshop – Foto: Reprodução/Thiago

Todavia, o Photopea destaca-se pela quantidade de ferramentas disponíveis de forma gratuita e também pelo fato de conseguir trabalhar com o formato proprietário da Adobe, o PSD, além dos conhecidos JPG, PNG, RAW, XCF. Um sistema de layers preciso, ferramenta de laço, de ajuste de curva, varinha mágica e uma função que permite deletar objetos de imagens de modo mais fácil também integra este editor online.

Ideal para: Usuários que procuram por um editor mais completo.

Qual é o melhor editor de fotos para você?

Há uma infinidade de opções disponíveis na internet voltadas aos usuários iniciantes e aos mais avançados. O ideal é que você teste todas as alternativas listadas acima e opte pela opção que melhor consegue suprir suas necessidades sem muitos problemas e sem consumir muito do seu tempo, aumentando, assim, a sua produtividade. É importante ressaltar que os editores listados não oferecem todos os recursos do Adobe Photoshop e do Lightroom, por exemplo, mas são alternativas interessantes e que devem fornecer as ferramentas necessárias para a maioria dos usuários.

Sobre o Autor

Paulo Carmino