Entrando na onda da verificação de perfis em redes sociais, o LinkedIn anunciou nesta quarta-feira (1º) o selo de verificação para usuários da plataforma no Brasil. O selo, diferentemente de outras plataformas sociais, é fornecido de forma gratuita.
O recurso já havia sido anunciado para usuários nos Estados Unidos, Canadá e México (sendo possível solicitar o selo por meio da apresentação de uma identidade válida emitida pelo governo e um número de telefone local) e, agora, chega também para brasileiros.
Apesar disso, vale dizer que o acesso ainda está limitado a alguns usuários, mas você pode entrar para a lista de espera, caso ainda não seja parte do seleto grupo.
“Faz parte da missão do LinkedIn construir uma plataforma confiável, que seja fonte de conhecimento e trocas seguras, conectando profissionais do mundo todo, transformando suas carreiras e garantindo que possam buscar novas oportunidades com confiança”, afirma Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina, em comunicado.
“Nessa semana, temos o prazer de anunciar o lançamento do selo de verificação do LinkedIn no Brasil. Esse novo recurso adiciona uma camada extra de confiança e autenticidade à sua experiência na plataforma, garantindo que as pessoas e empresas com as quais você se conecta possam realmente te ajudar a construir sua carreira e expandir seus negócios.”
A fala do executivo segue uma demanda crescente no mercado para verificação de usuários, visto que o número de golpes e ataques de phishing têm crescido exponencialmente em diversas plataformas. No próprio LinkedIn, por exemplo, o número de golpes do tipo cresceu mais de 200% no início de 2022. Outro golpe comum às plataformas de oferta de vagas – incluindo LinkedIn, WhatsApp e SMS – são as falsas ofertas de empregos., que costumam atrair vítimas com a promessa de emprego e acaba por roubar a identidade das vítimas.
Selo de verificação do LinkedIn Brasil
A verificação de selo para usuários no Brasil pode ser realizada atualmente de duas maneira: via e-mail corporativo e via passaporte. Vale dizer que o serviço está atualmente recebendo muitos pedidos de verificação. Assim, pode ser que a resposta para a solicitação demore um tempo para ser executada, como mostra essa notificação que recebemos assim que acessamos a página de Verificação de Identidade.
O LinkedIn avisa também que ambas as opções possuem algumas limitações. Para a solicitação via e-mail corporativo, por exemplo, o recurso está atualmente disponível apenas para usuários que trabalham em empresas selecionadas. O número da corporações deve aumentar em breve, mas ainda não há informações específicas sobre como essa evolução será feita.
Para saber se o recurso já está disponível para o seu perfil, basta acessar as configurações de verificação por meio da página: www.linkedin.com/verify. Caso ainda não esteja disponível, aparecerá uma notificação que permite ao usuário entrar para a lista de espera.
Créditos: TecMasters