A Ford iniciou a venda do Mustang Mach-E na América do Sul, incluindo o Brasil. De acordo com a montadora, este é o primeiro carro 100% elétrico da marca a ser vendido na região e chega com preço a partir de R$ 486 mil e prazo de entrega de até 60 dias.
A versão que chega ao mercado sul-americano é o modelo topo de linha GT Performance AWD Extended Range, equipado sistema de tração integral eAWD composto por dois motores elétricos, um para cada eixo.
O carro também possui 487 cv e torque de 87,7kgfm (ou 860Nm) e, segundo a montadora, consegue ir de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h limitada eletronicamente.
Com 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura (contando com os retrovisores) e 1.613 mm de altura, o SUV chega com sete opções de cores, sem alteração de preço: Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias.
O Mach-E é equipado com bateria de 91 kWh, e conta com autonomia de 397 quilômetros (seguindo padrão estabelecido pelo Inmetro), ou 541 km (pelo método WLPT).
O modelo vem com carregador portátil de parede (Ford Mobile Wallbox) de 7 kW, que permite a recarga completa em 14 horas considerando conexão via tomada industrial com instalação elétrica dedicada (220V, 32A).
Dentre as opções de compra do Mach-E, há também a possibilidade de adquirir o carregador de parede de 11 kW (carregamento completo em 11 horas, com conexão 380V, 16A), e um carregador de emergência de baixa potência (2kW) para conexão em tomada residencial comum (220 V, 10A). Nessa última opção, a previsão de carregamento total é de 48 horas.
O crossover também prevê o carregamento em eletropontos públicos, por meio de plugue Tipo 2.
Especificamente para os pontos de recarga, a Ford selou uma parceria com a rede de eletropostos EZVolt, disponibilizando recargas gratuitas (em um período de 12 meses ou até 950 kW) para o carro, com abrangência nacional (800 pontos de recarga da rede, localizados em 15 estados).
Outras características do carro elétrico destacadas pela Ford incluem:
- Cabine equipada com teto solar
- Faróis full-LED
- Bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e memória para perfil do motorista
- Portas sem maçanetas, com abertura via sistema de trava eletrônica (habilitado por botão, código ou celular)
- Assistente de estacionamento automático, câmera 360° e câmera de ré, além de freio de estacionamento elétrico
- Transmissão automática com seletor de marchas rotativo (E-shifter)
- Três modos de condução: Engage (dia a dia), Whisper (para condução em condições climáticas adversas) e Unbridle — esta última focada em condução esportiva, mas que permite selecionar duas opções: a esporte padrão e a esporte “Unbridle Extended” que traz otimização da bateria
- Sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer
- Multimídia SYNC 4A com tela de 15,5” e painel de instrumentos de 10,2”
- Integração com aplicativo FordPass, por meio do qual o motorista pode, entre outros recursos, acessar a rede de eletropostos, bem como agendar o carregamento e acompanhar o andamento do processo; travar e destravar remotamente o carro; verificar localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria)
- Espaço de armazenamento de pouco mais de 540 litros, incluindo: 402 litros do porta-malas traseiro e outros 139,5 litros do compartimento dianteiro (frunk)
Ford Mustang Mach-E e outros investimentos em elétricos
A chegada do Mach-E na América do Sul é uma comemoração para a fabricante, conquista que foi salientada pelo diretor de marketing da Ford para a região, Marcel Bueno. “É um grande marco na eletrificação da nossa linha, um veículo esportivo com espaço para a família e, como dizemos, o único elétrico que é um Mustang.”
Até 2026, a Ford programou um investimento de cerca de US$50 bilhões globalmente para a produção de carros elétricos. Também nesse mesmo ano, a empresa estima que terá produzido 2 milhões de unidades de veículos do tipo mundialmente.
O Mach-E faz parte desse portfólio de elétricos da Ford e, apesar de ser recente para o mercado sul-americano, ele foi inicialmente lançado em 2021. Desde então, o veículo já foi anunciado para venda em cerca de 40 países.
O mercado de veículos elétricos no mundo
O interesse por veículos elétricos (também conhecidos pela sigla “EVs”, do inglês Electric Vehicles) tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estimativas da Statista divulgadas neste ano apontam para uma expansão no tamanho do mercado global desses veículos, com uma taxa anual composta de quase 4%.
Na prática, entre 2022 e 2028, o valor do mercado deve alcançar um total de US$770 bilhões — certamente algo promissor para as fabricantes.
Em 2022, o número de veículos elétricos vendido globalmente chegou a ser 14% superior ao número registrado em 2021, de acordo com o relatório “Global EV Outlook 2023: Catching up with climate ambitions”, divulgado no início do ano pela Agência Internacional de Energia (IEA), instituição ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ao todo, o número de veículos elétricos em circulação no mapa mundial chegou aos 26 milhões, considerando dois modelos de carros elétricos: os movidos a bateria (BEVs) e carros elétricos híbridos plug-in (PHEVs, que são os veículos equipados com cabo para carregamento externo das baterias). O montante é 5 vezes o número registrado em 2018, segundo a IEA.
Especificamente no Brasil, apesar de carros elétricos ainda serem voltados para um nicho de consumidor com um poder aquisitivo mais elevado, a demanda também tem crescido de maneira significativa. Ainda de acordo com a IEA, o volume de novos carros elétricos adquiridos por brasileiros em 2022 chegou a 18,5 mil unidades — sendo 10 mil PHEVs e 8,5 mil BEVs.
Créditos: TecMasters