Geek

Microsoft teria desistido de dois novos Xbox para focar em um único modelo

Escrito por Paulo Carmino

A Microsoft pode ter desistido do plano inicial de lançar dois modelos do Xbox da próxima geração para focar em apenas um console, de acordo com novos rumores.

Anteriormente, especulou-se e foi noticiado por algumas fontes próximas à Microsoft que a empresa estava trabalhando em dois consoles da próxima geração, com codinomes Anaconda e Lockheart, respectivamente um modelo mais caro e com tecnologia de ponta e outro mais simples e barato, feito para rodar jogos por streaming.

Agora, jornalistas dos sites Thurrott e Digital Foundry dizem ter ouvido de pessoas familiares com os assuntos da Microsoft que o Lockheart foi descartado e o Anaconda é o único console em desenvolvimento no Project Scarlett. Os dois sites comentam que uma pista sobre isso foi dada pelo próprio chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, que falava em consoles da nova geração em entrevistas passadas, mas agora menciona “console” no singular.

O Digital Foundry acrescenta que ouviu comentários sobre consoles com baixas especificações técnicas serem um “pain in the bum” (uma dor de cabeça em tradução livre, ou dor na bunda em tradução literal) para os desenvolvedores de jogos. Essas dificuldades já ocorrem com o PlayStation 4 e Xbox One, que têm hardwares bem parecidos, mas seria ainda mais problemática caso alguma marca introduzisse um modelo nitidamente inferior.

Outra razão para abortar o Lockheart seria o fato de não ser necessário mais que um dispositivo capaz de reproduzir vídeo para proporcionar jogos em streaming. Assim, não seria necessário vender um console de nova geração se a finalidade fosse mesmo o streaming.

O novo Xbox, oficialmente chamado Projeto Scarlett, será lançado no final de 2020.



Sobre o Autor

Paulo Carmino