Geek

Microsoft revela o Xbox da nova geração: Xbox Series X

Escrito por Paulo Carmino

A Microsoft surpreendeu e revelou o nome e design do Xbox da nova geração, até então chamado Project Scarlett, durante o The Game Awards 2019 na noite desta quinta-feira. O novo console se chama Xbox Series X e tem um design que lembra um pequeno PC.

De acordo com Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, o Xbox Series X será totalmente compatível não apenas com o Xbox One mas com todas as gerações anteriores do Xbox. A Microsoft aproveitou a oportunidade para anunciar o primeiro jogo para o novo console, Senua’s Saga: Hellblade 2. O jogo do estúdio Ninja Theory, comprado pela Microsoft, será exclusivo do Series X.

O Xbox Series X será lançado no final de 2020 e virá equipado com um processador personalizado, na arquitetura RDNA Zen 2 e GPU de última geração da AMD, capaz de gerar gráficos com ray-tracing em tempo real e atingir resoluções até 8K. “Além disso, nossa tecnologia patenteada de taxa variável de sombreamento (VRS) permitirá que os desenvolvedores aproveitem ainda mais a GPU do Xbox Series X e nosso SSD de próxima geração praticamente elimina os tempos de carregamento e traz os jogadores para o mundo dos jogos mais rápido do que nunca”, comentou Spencer.

Embora pareça uma torre de PC, o Xbox Series X poderá ser acomodado na vertical ou horizontal, como o Xbox 360. O console virá com um novo controle que é muito parecido com o atual, mas que foi atualizado com algumas tecnologias novas. “Seu tamanho e forma foram refinados para acomodar uma gama ainda maior de pessoas, e também possui um novo botão Compartilhar para simplificar a captura de tela e clipes de jogos, bem como um d-pad avançado derivado do Xbox Wireless Controller Series 2. O novo Xbox Wireless Controller será compatível com os PCs Xbox One e Windows 10 e será incluído em todos os Xbox Series X”.

“Estamos minimizando a latência, aproveitando tecnologias como o modo de baixa latência automática (ALLM) e oferecendo aos desenvolvedores novas funcionalidades, como Dynamic Latency Input (DLI), para tornar o Xbox Series X o console mais responsivo de todos os tempos. O Xbox Series X também foi projetado para um futuro na nuvem, com recursos exclusivos integrados no hardware e no software para facilitar ao máximo trazer ótimos jogos para o console e para outros lugares. O Xbox Series X oferecerá um nível de fidelidade e imersão diferente de tudo o que foi alcançado nas gerações anteriores de console”, escreveu a Microsoft no anúncio oficial.

Veja o trailer do Xbox Series X e seu primeiro jogo, Hellblade 2.

Sobre o Autor

Paulo Carmino