Geek

Microsoft registra patente de controle com painel em braile

Escrito por Paulo Carmino

Uma nova patente registrada nos Estados Unidos revela que a Microsoft está mais uma vez pensando em como ampliar o acesso ao Xbox a jogadores com deficiências. O foco da vez seria naqueles com deficiência visual e a forma encontrada para incluí-los seria um controle com um painel em braile.

A patente mostra um controle sem fio Xbox Elite com um painel em braile preso na parte de trás. De acordo com a descrição da patente, o controle seria capaz de traduzir o diálogo de fala e jogo para braile, ajustando o texto conforme o diálogo for alterado, e também permitiria que os usuários se comunicassem com essa interface no bate-papo.

A maior parte das patentes registradas acaba não se tornando um produto viável, mas o controle em braile se encaixa bem na filosofia da Microsoft de acessibilidade e inclusão. A empresa foi uma das pioneiras a incluir avatares que representam usuários com deficiências, como amputados e cadeirantes, e já lançou um controle para pessoas com limitações de movimento, o Xbox Adaptive Controller.

Sobre o Autor

Paulo Carmino