Geek

Microsoft quer colocar a Xbox Live no Switch, iOS e Android

Escrito por Paulo Carmino

A Microsoft quer expandir o serviço Xbox Live para mais plataformas, entrando no iOS e Android, bem como no Nintendo Switch, se a Nintendo não criar empecilhos.

A empresa pretende apresentar seus planos para a Xbox Live durante a feira GDC 2019, em março, e eles incluem um novo SDK (software de desenvolvimento) que trará o serviço para o Android, iOS e Nintendo Switch, além do Xbox e de qualquer jogo da Microsoft Store em PCs com Windows.

O plano permitiria, teoricamente, que PC, Xbox One, Switch e jogos para celular compartilhassem um mesmo serviço para o multiplayer, com comunicação por voz, conquistas e matchmaking integrados. A ideia não é tão radical, já que a Microsoft hoje exige uma conta na Xbox Live para jogar Minecraft em qualquer plataforma, exceto no PlayStation. E grandes jogos multiplayer que têm dominado o mercado nos últimos anos, como Fortnite, tendem a integrar todas as plataformas permitindo não apenas disputas em um mesmo ambiente online como integração de contas, perfis e itens comprados.

A maior novidade é que a Microsoft agora está mais interessada em popularizar a Xbox Live que tornar seu serviço um diferencial do Xbox. Para a Nintendo, que sempre sofreu com a falta de uma plataforma online robusta, ter a Xbox Live poderia resolver seus problemas com os jogos multiplayer de uma vez por todas, embora isso provavelmente mudaria os planos para o recém-inaugurado serviço online do Switch.

Sobre o Autor

Paulo Carmino