Tecnologia

Microsoft explora mercado de games com Xbox Live para Android e iOS

Escrito por Paulo Carmino

A informação de novas ferramentas do Xbox Live para dispositivos móveis foi confirmada oficialmente hoje pela empresa com o produto GameStack

Novas ferramentas do Xbox Live para Android e iOS já constavam na lista de anúncios preliminares na GDC 2019 (Game Developers Conference) e a confirmação veio agora com anúncio da Microsoft e novidades para desenvolvedores. Veja outros anúncios da GDC.

Oportunidades e mercado do Xbox Live

À medida que os dispositivos móveis se tornam mais viáveis, como plataformas de jogos, a presença de serviços da Microsoft em plataformas como Android e iOS está se tornando cada vez mais crucial.

Combinando este novo SDK e serviços de streaming como o Project xCloud, a Microsoft tem a chance de explorar um enorme mercado novo, ao mesmo tempo em que traz desenvolvedores tradicionais de jogos para o PC e console para o passeio.

O que muda?

A informação foi confirmada oficialmente hoje pela empresa com o produto GameStack.

Com ele qualquer jogo destinado para estes sistemas operacionais poderá utilizar os recursos e a rede online da Xbox Live, como o PlayFab, o Simplygon e o Havok, além dos novos recursos lançados, que permitem a criação de vitrines de conteúdos geradas pelos próprios usuários.

Com a migração do kit Xbox Live do PC e Xbox One para Android e iOS com o kit de desenvolvimento SDK, os desenvolvedores podem cruzar as plataformas, o que permite compartilhar conquistas, listas de amigos, clubes, atividades, além de outras configurações familiares.  

Desenvolvedores podem cruzar as plataformas

Será possível selecionar determinadas partes do game e incluir nos seus projetos. Já para os usuários do Xbox One, PC ou Xbox 360, é possível utilizar o mesmo login e com isso ter acesso às configurações de privacidade, segurança e contas de crianças.

Em entrevista ao The Verge, Kareem Choudhry, chefe da Divisão de Games da companhia disse:

“Acreditamos fortemente na comunidade e na Xbox Live realmente sendo o coração de nossa comunidade de jogos. Se você puder ver o que fizemos, especialmente com Minecraft, nos últimos anos levamos a Xbox Live para tantas plataformas quanto possível nas quais Minecraft está. Realmente unimos essas comunidades com uma experiência singular para todos esses jogadores”.

Xbox live minecraft
Xbox Live quer chegar a todas as plataformas

Ainda durante a apresentação, a Microsoft celebrou o crescimento da sua plataforma em nuvem, que agora tem o dobro de tamanho da sua principal concorrente: a Amazon. A empresa disse que continuará a expandir ainda mais.

A Microsoft quer usar seus serviços do Azure, como o PlayFab, Xbox Live e, em breve, o Project xCloud, para ajudar os desenvolvedores a alcançar os jogadores onde quer que eles estejam, em qualquer dispositivo que desejarem usar. Por enquanto, a empresa não revelou seus parceiros nesse sentido.

Já sobre as novidades relacionadas ao Nintendo Switch, a empresa informou não ter nada para revelar no momento.

A Microsoft já tem alguns jogos com suporte para Xbox Live em dispositivos móveis, mais notavelmente via Minecraft, que requer um login do Xbox Live no Android, iOS e Nintendo Switch. Até agora, a Microsoft reservou o suporte Xbox Live nessas plataformas para seus próprios jogos, mas agora, a Microsoft tem como objetivo levar o jogo multiplataforma do Xbox Live para ainda mais títulos

Fontes: Imore e The Verge

Sobre o Autor

Paulo Carmino