Tecnologia

Microsoft encerra venda de licenças neste mês

Apesar de o Windows 11 já estar no mercado há algum tempo, o Windows 10 continua sendo bastante utilizado, como mostra até mesmo esses dados levantados pela Steam. Por sua vez, uma notícia pode pegar de surpresa alguns usuários que ainda possuem interesse em adquirir uma licença do sistema.

Na página oficial do Windows 10 no site da Microsoft um aviso surgiu indicando que a venda de novas licenças será encerrada no dia 31 de janeiro de 2023. O aviso serve tanto para a versão Home, destinada ao uso pessoal, quanto para a versão Pro, destinada ao uso do sistema em empresas.

Imagem: reprodução/Microsoft

Outro fato que chama a atenção é que de acordo com o site StatCounter, especializado em monitorar dados de uso de softwares, no mundo, o Windows 10 possui ainda 67,95% dos usuários contra apenas 16,97% do Windows 11. Outros sistemas mais antigos e já sem suporte, como o Windows 7, possuem 11,2%.

Windows 10 terá suporte até 2025

Mesmo com o anúncio do encerramento da venda de novas licenças, algo na mensagem ainda pode tranquilizar quem utiliza o sistema operacional. De acordo com a Microsoft, atualizações de segurança para proteger o PC contra vírus, spywares e outras ameaças continuarão sendo distribuídas até o dia 14 de outubro de 2025.

O fim das vendas das licenças do Windows 10, vale lembrar, não significa que os usuários precisarão deixar de utilizar o sistema. Como informado acima, pelo menos até 2025, o sistema receberá o devido suporte e outras empresas também devem continuar atualizando seus programas para o uso no mesmo.

De todo jeito, caso já queira se preparar para o futuro, não deixe de conferir esta matéria do TecMasters que lista algumas distribuições Linux ideais para substituir o Windows.

Via: Tom’s Hardware


Créditos: TecMasters