Geek

Microsoft diz que Sony teve a ideia de parceria improvável em tecnologia de IA e nuvem

Escrito por Paulo Carmino

A improvável parceria que uniu a Microsoft e a Sony para explorar a tecnologia de jogos em nuvem e inteligência artificial da rede Azure foi uma ideia que partiu da empresa japonesa, segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Em maio, a Sony anunciou que estava se unindo à rival Microsoft para colaborar com tecnologias de jogos em nuvem e inteligência artificial baseadas na rede Azure. A notícia surpreendeu até mesmo funcionários da Sony na divisão PlayStation, que não participaram das negociações e chegaram a temer por mudanças nos planos para o PlayStation 5.

Em entrevista à revista Fortune, Nadella revelou que a parceria foi toda ideia da Sony e ele acredita que a criadora do PlayStation simplesmente queria o melhor parceiro em infraestrutura e soluções baseadas em nuvem.

Aparentemente, a Sony não teria como evitar a união com um rival, visto que a infra-estrutura de nuvem é um negócio complexo e hoje dominado por empresas como a Amazon, Google e Microsoft. Todas elas têm interesse e iniciativas em games, o que as tornam rivais em potencial do PlayStation.

“É um começo para nós”, disse Nadella. “Primeiro, tudo é impulsionado pela Sony. Eles analisaram quais são todos os seus parceiros em quem podem confiar. Na verdade, apesar de termos competido, também já fizemos parcerias”.

Segundo o CEO da Microsoft, o sucesso da parceria com a Sony será importante para ambos, uma vez que a Microsoft também tem planos para jogos na nuvem e IA.

“Basicamente e fundamentalmente, o fato de termos um modelo de negócios nas áreas em que eles estão se associando a nós depende do sucesso deles”, apontou Nadella. “Então, faremos o melhor trabalho para eles, seja na nuvem ou em IA ou o que for, para garantir que a Sony possa ter sucesso com suas próprias criações”.

Sobre o Autor

Paulo Carmino