Geek

Microsoft anuncia a Xbox Live para iOS e Android

Escrito por Paulo Carmino

A Microsoft confirmou parte dos rumores e anunciou que os serviços da Xbox Live serão disponibilizados para dispositivos iOS e Android. Uma versão para Nintendo Switch da rede, que vinha sendo sugerida em boatos recentes, não foi anunciada e a Microsoft diz que não tem nada a falar sobre essa possibilidade por enquanto.

A Xbox Live agora formalmente faz parte de uma família de serviços e tecnologias chamado Game Stack, que reune desde a rede de servidores Azure a uma nova ferramenta chamada PlayFab, que pretende facilitar a manutenção e entrega de jogos como serviços ao vivo. Um novo SDK da Xbox Live permitirá aos desenvolvedores do iOS e Android conectarem-se à rede que até então era restrita ao Xbox e PC.

O SDK permitirá acessar a maioria dos recursos vinculados a uma conta da Xbox Live, como conquistas, Gamerscore, estatísticas e listas de amigos. Vale a pena ressaltar que o suporte à Xbox Live já existe para iOS e Android, mas limitado aos jogos da Microsoft Studios. O novo SDK disponibiliza a Xbox Live para todos.

“Nos últimos 16 anos, a Xbox Live tornou-se uma das comunidades de jogos mais vibrantes e engajadas do mundo. É também uma rede segura e inclusiva que quebrou os limites na forma como os jogadores se conectam em todos os dispositivos”, comentou a Microsoft.

“Hoje, estamos entusiasmados com a Xbox Live fazendo parte do Microsoft Game Stack, fornecendo serviços de identidade e comunidade. No Game Stack, a Xbox Live expandirá seus recursos de plataforma cruzada, conforme apresentamos um novo SDK que traz essa comunidade para dispositivos iOS e Android”.

Questionada pelo site The Verge sobre planos para a Xbox live no Switch, Kareem Choudhry, da Microsoft, respondeu: “Nosso objetivo é realmente unir os 2 bilhões de jogadores do mundo e somos grandes fãs de nossa comunidade Xbox Live, mas hoje não temos nenhum anúncio específico em relação ao Switch”.

Sobre o Autor

Paulo Carmino