Geek

Metro Exodus sai da Steam para virar exclusivo da Epic Store

Escrito por Paulo Carmino

Outro grande lançamento para PC está ignorando a Steam para ser lançado exclusivamente pela nova Epic Games Store. A editora Deep Silver anunciou hoje que Metro Exodus para o PC será lançado no dia 15 de fevereiro apenas na loja da Epic, embora ainda vá distribuir o jogo pela Steam para os consumidores que fizeram reserva.

A Epic Games Store foi lançada em dezembro e desde então está incomodando seriamente a líder do mercado, a Steam. A principal vantagem que tem atraído tantas produtoras à loja da Epic é a distribuição de royalties, que é muito mais generosa que na loja da Valve. Enquanto a Steam fica com 30% da receita dos jogos ou 20% quando eles ultrapassam US$ 50 milhões em vendas, a Epic leva apenas 12% em qualquer caso, deixando 88% para os criadores dos jogos. Além disso, a Epic tem Fortnite e muito dinheiro no banco para promover a nova loja.

“Os generosos termos de receita da Epic são uma virada de jogo que permitirá aos editores investir mais na criação de conteúdo, ou passar a economia para os jogadores”, disse o CEO da Deep Silver, Dr. Klemens Kundratitz. “Ao nos unirmos à Epic, poderemos investir mais no futuro de Metro e em nossa parceria com a empresa de desenvolvimento 4A Games, para o benefício de nossos fãs de Metro”.

No início deste mês, a Epic arrebatou outro shooter de prestígio da biblioteca da Steam quando anunciou um acordo com a Ubisoft para distribuir The Division 2. Também neste caso, as pré-encomendas em outras lojas ainda serão honradas, mas a partir do lançamento, The Division 2 para PC estará disponível apenas nas lojas da Epic e da Ubisoft.

A Valve se pronunciou a respeito da decisão da Deep Silver de não vender Metro Exodus mais pela Steam e disse que ela é “injusta”.

“Achamos que a decisão de remover o jogo é injusta para os clientes da Steam, especialmente depois de um longo período de pré-venda”, disse a Valve. “Pedimos desculpas aos clientes da Steam que esperavam que ele estivesse disponível para venda até a data de 15 de fevereiro, mas fomos informados recentemente da decisão e recebemos um tempo limitado para que todos saibam disso”.

Sobre o Autor

Paulo Carmino