Tecnologia

Mario Party Superstars é uma excelente ode ao passado

Já ouviu aquela expressão do futebol que diz que mexer em time que está ganhando é burrice? Esse é exatamente o caso de Mario Party Superstars. Antes de qualquer coisa, é preciso frisar que esse é o primeiro jogo da Nintendo a ter legendas em português brasileiro para o Nintendo Switch. Para essa versão, os desenvolvedores pegaram tudo o que era bom dos títulos anteriores da franquia e colocaram em um pacote com mais de 100 minijogos.

O que é Mario Party Superstars?

Imagem de um dos 100 jogos de mario party imagem: reprodução internet
Existem diversos tipos de jogos, e todos eles são extremamente bem feitos. Imagem: reprodução internet

O grande barato de Mario Party Superstars é jogar com os amigos. Até quatro pessoas podem participar simultaneamente com um único Nintendo Switch, basta ter controles extras para cada um dos amigos. Então só é preciso selecionar qual o tabuleiro a ser jogado, rolar o dado e se digladiar pelas estrelas e moedas. No total, há 5 tabuleiros disponíveis, todos provenientes dos três primeiros jogos da franquia e possuindo níveis de dificuldades diferentes.

Cada uma das fases possui características únicas. A Espaçolândia, por exemplo, traz carros e um tiro de arma de plasma podem ser ativados e atrapalhar os jogadores. Eventualmente, portões que precisam de chaves para serem abertos podem surgir, bem como os Whomp (um personagem pedra que geralmente esmaga os personagens) que pedem moedas para liberar a passagem. Particularmente, meu favorito foi o Medolândia, já que ele é razoavelmente grande e possui muitas rotas alternativas, sendo o mais desafiador para mim.

Antes de começar a partida, é possível controlar a sua duração, com opções que variam entre as 10 rodadas e 30 minutos até 30 rodadas e 90 minutos de duração. Ou seja, você quem tem total controle sobre isso.

Durante o jogo, todos os personagens tem o direito de ter o seu próprio turno, onde podem ou não usar itens e rolar um dado. O número obtido pode variar entre o 1 e 10, e a casa onde o personagem parar pode dar um bônus ou uma penalidade. Nas casas comuns, pode-se ganhar entre 3 e 6 moedas (dependendo do estado do jogo), comprar itens na loja, enfrentar a Casa do Bowser, comprar uma estrela e mais uma série de outras coisas, tudo de forma aleatória.

Um dos minigames de mario party imagem: reprodução internet
Os gráficos de Mario Party Superstars impressionam bastante. (Imagem: reprodução da internet)

Ao final de cada turno, começam os minigames, e é aqui que Mario Party Superstars brilha imensamente. Há 100 deles disponíveis, divididos nas seguintes categorias: Todos contra todos, 3 contra 1, 2 contra 2, duelos, com recorde, coletar moedas, esportes e quebra-cabeça. A seleção do tipo e de qual evento acontecerá é feita de forma aleatória. Nenhum deles exige controles por movimentos, somente o uso de botões e do analógico (o que, pra mim, foi ótimo).

Terminadas as rodadas, quem tiver coletado a maior quantidade de estrelas e moedas é declarado o grande vencedor. Obviamente que podemos sabotar o amigo no meio do caminho, seja roubando suas moedas ou eliminando as estrelas possuídas. É realmente uma grande diversão competir com outras pessoas.

Contudo, quando jogamos sozinho, não sinto que o jogo continua tão divertido quanto em grupo. Apesar de a máquina criar problemas durante a partida, não é a mesma coisa, e o grande barato de Mario Party Superstars é estar com os amigos. É possível jogar também via internet, mas nem sempre a conexão é das melhores, então é mais fácil juntar a galera na sala de casa.

Os minijogos e os dados

É possível também ignorar completamente o tabuleiro e jogar somente os minigames presentes em Mario Party Superstars. Aqui é quase como uma sessão de treinamento, e todos eles podem ser escolhidos e jogados quantas vezes quiserem. Uma coisa que me chamou bastante a atenção neles foi a qualidade gráfica desprendida.

Apesar de o trailer estar em português de Portugal, o jogo está em português do Brasil.

Todas as telas que possuem água, lava e outras variantes ficaram magníficas. Sem falar nos efeitos de iluminação, sombras e outros, que realmente impressionam para os padrões da série e do console. É mais uma prova de que a Nintendo já dominou com maestria a forma de criar jogos para o Nintendo Switch.

Sempre que jogamos no tabuleiro ou jogamos partidas soltas dos minigames, adquirimos moedas. Elas podem ser utilizadas na Loja do Toad para comprar uma série de itens, como figurinhas que podem ser mostradas para os amigos no tabuleiro, temas de cartões, páginas da enciclopédia e músicas. Novos itens são disponibilizados para vendas conforme subimos de nível, o que acontece quando participamos nos minigames ou no tabuleiro.

Essas informações podem ser checadas na Casa dos Dados. Aqui também podemos ver quais as conquistas presentes no jogo. Há um total de 50 delas disponíveis para serem ganhas, e outras 10 jogando online. Seria ainda melhor se o Nintendo Switch tivesse um sistema de conquistas para seus jogos, mas como não tem, os desenvolvedores tem que se virar com isso dentro de cada jogo.

E o vencedor é…!

Sem sombras de dúvidas, Mario Party Superstars é, com absoluta certeza, uma das melhores coletâneas de minigames já produzidas até hoje. Com gráficos belíssimos e controles bastante precisos, é possível se divertir por várias horas, principalmente com os amigos. Escolher entre os jogos já lançados da franquia foi um tremendo acerto. A opção de jogar em português do Brasil foi uma grata surpresa, apesar de alguns nomes terem ficado peculiares, para dizer o mínimo. Se estiver à procura de algo para se divertir com a família, dê uma chance a esse excelente lançamento da Nintendo.

Uma cópia de Mario Party Superstars foi concedida pela desenvolvedora.

Veja também

Para acompanhar a análise dos principais jogos, como a do mais recente jogo de tiro Battlefield 2042, fique de olho aqui no Showmetech.


Ailton.Bueno

Mario Party Superstars é uma excelente ode ao passado

Mario Party Superstars é uma excelente ode ao passado

95
100
0
1

Com cem minigames que podem entreter por diversas horas, Mario Party Superstars é um dos melhores jogos da franquia até hoje.

Com cem minigames que podem entreter por diversas horas, Mario Party Superstars é um dos melhores jogos da franquia até hoje.

  • Gráfico


    100/100


    Excelente

  • Jogabilidade


    95/100


    Excelente

  • Rejogabilidade


    90/100


    Incrível

Prós

  • Gráficos excelentes
  • Bons tabuleiros
  • Grande quantidade de minigames
  • Jogo em português

Contras

  • Pequena quantidade de personagens disponíveis